Chapéu Seletor

Com Amor, Potterish

Com Amor, Simon chegou aos cinemas na última quinta-feira (5). Baseado no livro Simon vs. a agenda Homo sapiens (Editora Intrínseca), a comédia romântica traz às telas a história de Simon, um adolescente gay que, ao viver sua primeira grande paixão, tem que lidar com complicações para sair do armário ao ser chantageado por um colega de classe. O Potterish leu, assistiu e conversou com a autora Becky Albertalli, além de especular para quais casas de Hogwarts os personagens seriam selecionados. Leia a seguir!

Por Gabriela Benevides

Uma história importante

Enquanto adolescentes heterossexuais sempre puderam assistir às emoções do primeiro amor nas telonas, homossexuais não. Por mais simples que a narrativa seja, Com Amor, Simon é um marco. Esta é a primeira vez que um grande estúdio de Hollywood (20th Century Fox) produz um filme onde o gay é protagonista, e não um personagem secundário estereotipado. Diferente de outros filmes do gênero, em Com Amor, Simon a homossexualidade é tratada sem grandes dramas, tragédias ou um final infeliz. Afinal, todo mundo merece uma grande história de amor.

Capas de Com Amor, Simon

Para o lançamento do filme, a Editora Intrínseca republicou o livro com nova capa e título.

A história de Simon, assim como a de Harry Potter, é construída com base nos sentimentos de amor e empatia. A autora propõe, no decorrer desta e de suas outras histórias, a quebra dos padrões estabelecidos pela sociedade. Não bastasse a homossexualidade, a representatividade vai além: tanto no filme quanto no livro há personagens principais negros e gordos.

Hogwarts, mesmo sem representatividade LGBT, foi um refúgio para este grupo marginalizado. Em Hollywood, torçamos para que Simon dê início à produção de filmes que se tornem refúgios com representatividade direta. Simon e sua coragem já estão servindo de inspiração: ao redor do mundo, jovens estão utilizando o filme como um meio para assumir sua homossexualidade para familiares e amigos.

Simon e seu pai, em Com Amor Simon

Autora inspirada por Harry Potter

“Harry Potter tem um grande papel na minha jornada de escritora. Uma das coisas que eu mais amo na série é o quão reais os personagens são e o quanto eu me envolvo com as relações deles. É uma coisa que eu tento trazer para os meus livros”, diz Becky Albertalli. Tão fã de Harry Potter, a autora chegou a ministrar um curso sobre O Mundo Bruxo de J.K. Rowling quando estava na faculdade.

Becky Albertalli, autora de Com Amor, Simon

Fotografia: Decisive Moment Events.

Simon vs. a agenda Hogwartsapiens


Um Chapéu Seletor 100% aprovado pela criadora dos personagens!

Simon: Lufa-Lufa
Simon é encantador. Ele se importa muito com os amigos, embora às vezes os magoe por estar sofrendo demais com seus próprios problemas. Na maior parte do tempo, ele é fofo; sempre elogia a comida da irmã mais nova, mesmo quando suas experiências na cozinha dão muito errado. Mesmo sendo chantageado sobre o seu maior segredo, Simon defende o que acredita ser o certo e não deixa ninguém tratá-lo com crueldade. No filme, ele tem até um escudo da Lufa-Lufa no mural do quarto!

Simon Spier, de Com Amor, Simon

Blue: Corvinal
Blue é o primeiro amor de Simon. Eles se conhecem virtualmente (por email, especificamente) e nem sabem da verdadeira identidade um do outro, mas constroem um laço muito forte por dividirem as mesmas frustrações e medos relacionados à homosexualidade. Além de ser muito esperto, Blue tem talento com as palavras e uma gramática excelente. Ele também é intuitivo e consegue ler as emoções das pessoas com facilidade. Sem dúvidas, iria para Corvinal!

Blue, de Com Amor, Simon

Leah: Sonserina
Bem humorada e sarcástica, Leah é a melhor amiga de Simon desde que eram crianças. Ela, inclusive, foi quem apresentou a Simon seu ship favorito: Harry e Draco Malfoy. Leah é muito ambiciosa e resistente, mas também não é de ferro e está sempre antenada no Creeksecrets, um Tumblr em que os alunos da escola de Simon postam fofocas e memes.

Leah Burke, de Com Amor, Simon

Abby: Grifinória
Abby é a garota nova da escola. Extremamente leal, Simon confia em Abby mesmo eles tendo se conhecido há pouco tempo. Quando fica triste com alguma atitude de Simon, ela é corajosa o bastante para dizer que ele errou. Lembram do que Dumbledore disse? “É preciso mais coragem para enfrentar os amigos do que os próprios inimigos.”

Abby Suso, de Com Amor, Simon

Nick: Corvinal
Assim como Leah, Nick é amigo de infância de Simon. Em Hogwarts, ele seria um Empata-Chapéu, pois embora pudesse se dar bem na Grifinória por ser a estrela do time de futebol da escola, o Chapéu Seletor depois de muito avaliar o colocaria na Corvinal. Apesar de não aparecer no filme, Nick é muito inteligente com música. Ele nunca desgruda do violão e é sempre elogiado pelas habilidades musicais.

Nick Eisner, de Com Amor, Simon

Se você gostou de Simon…

Cena de Com Amor, Simon

A boa notícia é que a autora já tem outros dois livros. Os 27 crushes de Molly (Editora Intrínseca), lançado em 2017, traz a história de uma garota de 17 anos que já se apaixonou 26 vezes, mas, temendo a rejeição por ser gorda, sempre decide esconder seus sentimentos. Leah On the Offbeat, que chegará às livrarias (em inglês) no próximo dia 24, é uma sequência da história de Simon, narrada por sua melhor amiga Leah durante o último ano do ensino médio.

Capas dos outros livros de Becky.

Colaborou: Pedro Martins.

Leia também:

+ Um Chapéu Seletor em Desventuras em Série

+ Um Chapéu Seletor em Jessica Jones