Eventos no Brasil

São Paulo terá clube do livro sobre a série Harry Potter

Durante três meses, leitores de São Paulo discutirão o processo de formação de Harry Potter durante a série em um clube do livro gratuito. Os encontros, que acontecerão mensalmente, serão guiados pelas ideias expostas pelos participantes.

Cada encontro focará em um dos três primeiros livros da série Harry Potter, em ordem de publicação. O primeiro, que acontece em 11 de março, às 15h, na Livraria da Vila*, sugere a leitura do capítulo O Espelho de Ojesed, com objetivo de discutir o desejo de conhecer o passado como um processo constante na formação de Harry e da própria narrativa.

No segundo encontro, que acontece em 8 de abril, a leitura sugerida é o capítulo O Diário Secretíssimo, de Harry Potter e a Câmara Secreta, com objetivo de discutir novamente o tempo, identificando e analisando o impacto das semelhanças e das diferenças entre Harry e Voldemort.

No terceiro e último encontro, em 20 de maio, serão analisados temas como a amizade, o preconceito e a adolescência com base em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

“A ideia é promover um espaço encorajador de discussão a questões, temas e argumentos relacionados a Harry Potter de maneira coletiva”, explica Beatriz Masson, mestranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e fundadora do clube em conjunto com Luiz Felipe Baute, mestrando em Multimeios pela UNICAMP. “Já escrevemos outros projetos juntos, mas o clube do livro de Harry Potter é o único em que pensamos em aliar nossa formação ao nosso amor por Harry Potter e pela leitura.”

*A Livraria da Vila está localizada na Rua Fradique Coutinho, 915, em São Paulo.