As Relíquias da Morte ︎◆ J. K. Rowling

J.K. Rowling revela origem do símbolo das Relíquias da Morte

No documentário da BBC Harry Potter: A History of Magic, inspirado na exposição da Biblioteca Britânica, J.K. Rowling revelou a origem do símbolo das Relíquias da Morte. Ela acredita que seu subconsciente associou o símbolo a um outro maçônico, visto no filme O Homem que Queria Ser Rei, inspirado no livro de Rudyard Kipling.

“O símbolo maçônico é muito importante naquele filme. Foi literalmente 20 anos depois que eu olhei para o símbolo das Relíquias da Morte e percebi quão similares eles são.”

A autora conta que assistia ao filme enquanto desenhava a Professora Sprout. Naquele mesmo tempo, no entanto, sua mãe falecia. Por isso, Rowling acredita que essa relação com a noite em que assistiu ao filme influenciou tanto o símbolo quanto toda a história de Harry Potter.

“Então eu sinto que alcancei algo naquela noite, há 20 anos, porque a série de Potter é imensamente sobre perda, e – eu já disse isso antes – se minha mãe não tivesse morrido acho que as histórias seriam completamente diferentes do que são.”

Com uma hora de duração, Harry Potter: A History of Magic estreou na rede britânica BBC no último sábado, 28. A exposição homônima está em exibição na Biblioteca Britânica, em Londres, até 28 de fevereiro de 2018, quando seguirá para os Estados Unidos.