Potterish

Ilustradora sofre racismo com representação de Hermione

Fã de Harry Potter, a ilustradora paquistanesa-canadense Anoosha Syed foi vítima de ataques racistas em suas redes sociais depois de postar uma ilustração na qual retrata a personagem Hermione com pele negra.

A artista, embora esperasse por certo descontentamento, espantou-se com a quantidade de comentários que a criticam duramente por não ter utilizado as capas dos livros ou dos filmes como referência para a ilustração.

Em entrevista ao portal Huffpost, ela conta que desenhou os personagens da forma como os imagina, sendo ela mesma parte de uma minoria e que gostaria de se ver mais representada nos livros que lê. No Twitter, a ilustradora respondeu aos ataques de forma mais direta: “A raça de Hermione e de Harry nunca é especificada nos livros. Vou desenhar o que eu quiser, obrigada.”

J.K. Rowling repostou o Tweet em apoio. Em 2015, com a escalação da atriz Noma Dumezweni para o papel de Hermione na peça Harry Potter and the Cursed Child, a autora já havia declarado ser a favor da personagem ser retratada com a pele negra.