Potterish

Psicólogos concluem que fãs de Harry Potter lidam melhor com o luto

Aqueles que leram ou assistiram a série Harry Potter percebem que a morte possui um papel fundamental na história. Ter que lidar com a perda de tantos personagens importantes e queridos pode ajudar aos fãs a encarar melhor o luto na vida real, segundo o que apontou as pesquisas de psicólogos da Universidade de Salisbury.

Lance Garmon e Meredith Patterson, responsáveis pela pesquisa, disseram que a abordagem deste tema de forma recorrente pode ter efeitos positivos. Como por exemplo, o mecanismo de enfrentamento para os que tiveram algum contato prévio com a morte. Para os fãs mais jovens, os livros podem ajudá-los a entender questões mais complexas.

O estudo envolveu mais de 400 jovens e considerou fatores como quantas vezes leram ou assistiram a Harry Potter e o que os motivou a procurar a série. O resultado mostrou que os fãs mais fervorosos tinham uma maior consciência da morte, uma vez que haviam refletido mais sobre o assunto.

Ao que parece, o sacrifício de alguns dos nossos personagens favoritos não foi em vão. Suas mortes serviram não só para construção do enredo, como também para nos fazer enxergar a morte de uma forma mais leve, assim como fez o caçula dos irmãos Peverell.

Fonte: Live Science (em inglês)