Não categorizado

Universidade do EUA oferece curso de literatura em Harry Potter

Já se imaginou tendo aulas na faculdade sobre a importância literária de Harry Potter? Agora os estudantes da Universidade Troy terão essa oportunidade, com um novo curso que começará a partir da primavera de 2017.

Fundada em 1887, a Universidade Troy é localizada no estado de Alabama e atualmente conta com 18.440 alunos. Estes agora poderão se inscreverem no curso para analisarem os livros da saga Harry Potter, assim como é feito com outras obras clássicas famosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Noel Kaylor, professor de inglês na Universidade Troy, as vagas das classes se esgotaram quase imediatamente depois de que foi anunciada. A resposta dos alunos tem sido maravilhosa, contou ele para o Al.com.

“Nós iremos adentrar na qualidade literária de Rowling como uma escritora, os problemas filosóficos tratados nos livros, problemas educacionais e a magia” disse Noel no site da Troy. “Sempre houve cursos ensinados aqui e em outros lugares como o Senhor dos Anéis de Tolkien, e eu pensei ‘Então por que não Harry Potter?” conta. “Então eu lancei a ideia.”

Kirk Curnutt, professor e chefe do departamento inglês, acredita que estudar literatura contemporânea é importante para entender completamente a indústria e como leitores utilizam livros atualmente.

“Estudar os livros de Rowling realmente demonstra para nós quão crucial a literatura juvenil é para formar uma relação longa de leitores com livros, o investimento emocional que eles colocam em sagas e como o uso de mitos e magia na forma de livros dramatizam atitudes contemporâneas para imaginação e criatividade” explica Curnutt.

A turma irá discutir todos os setes livros, sendo que os alunos serão divididos em 7 grupos, de forma que cada equipe fica responsável por um livro da série. Mas mesmo que todos estudantes não sejam responsáveis por lerem todos os livros, Kaylor acredita que a maioria já terá lido os livros três ou quatro vezes antes de aparecerem para a aula.

Todas as 18 vagas para o curso já foram preenchidas e a turma irá se encontrar em segundas-feiras, quartas-feiras e sexta-feira, no horário de dez até dez e cinquenta da manhã. Infelizmente, como o curso é presencial, teremos que ficar esperando que ideias como essa cheguem ao Brasil.