Sem categoria

J.K. fala sobre LUMOS na exibição antecipada de Animais Fantásticos

Traduzido por: Roger Uchoa
Revisado por: Ana Alves Rolim

J.K. Rowling, fundadora e presidente da Lumos, conversou com Eddie Redmayne antes de uma exibição antecipada de Animais Fantásticos e Onde Habitam em Nova York. Ela quer alertar mais pessoas sobre as oito milhões de crianças que estão vivendo em instituições, sendo que mais de 90% destas não são órfãs. São somente crianças pobres, deficientes ou de uma minoria étnica.

A instituição We Are Lumos troca as instituições por comunidades que providenciam acesso a saúde, educação e cuidado social de acordo com as necessidades individuais de cada.

J.K. aproveitou a sessão antecipada para falar sobre a falta de voz das crianças das instituições e a solução para o problema. Ela afirmou também que provavelmente o trabalho da Lumos é a coisa da qual ela mais se orgulha.

Não é sem motivos. Georgette Mulheir, a diretora executiva da Lumos, falou com a agência de notícias The Associated Press sobre a autora. Mulheir disse que a paixão desta e o suporte financeiro para Lumos fez com esta se tornasse uma organização estável e incomumente efetiva.

“Nós sabemos que as crianças que crescem em instituições sofrem atrasos no desenvolvimento, tendem a ter o desenvolvimento comprometido, normalmente têm traumas psicológicos… Simplesmente não é isso que a natureza planejou para crianças, serem criadas em bandos, sem receber amor e cuidado individualmente. O que está acontecendo no mundo desenvolvido é que ocorrem catástrofes, e famílias são imediatamente separadas” explica a autora.

Porém, este não é um problema sem solução. Quando Eddie pergunta o que é possível fazer, a autora não demora a responder:

“Então, 50% do que você pode fazer, se quiser, é angariar fundos para nós, e eu ficarei em dívida com você para sempre. A outra metade, como eu costumo dizer, o que você pode fazer é: se todos que estão aqui hoje saíssem e dissessem: “Eu entendo o problema, sei que a institucionalização é algo errado”, e, no futuro, quando eu doar, ou quando ouvir um amigo dizendo que quer doar no Natal… Pesquise um pouco e garanta que você ajudará famílias a ficarem juntas.”

Além disso, J.K. ainda afirma que a organização tem como ambição terem encerrado a institucionalização no mundo já em 2050.

Confira aqui o vídeo de J.K. conversando com Eddie Redmanye no palco:

J.K. Rowling in conversation with Eddie Redmayne #WeAreLumos

WATCH NOW: Lumos Founder and President J.K. Rowling in conversation with Eddie Redmayne before an advance screening of Fantastic Beasts in New York this weekend. Watch as she calls on you to help spread the word about the eight million children hidden from sight in orphanages around the world. #WeAreLumos

Posted by Lumos on Monday, November 14, 2016

Leia aqui também sobre o que inspirou J.K. a criar a organização.