J. K. Rowling ︎◆ Os Contos de Beedle, o Bardo

Pottermore revela bastidores da criação da série “Pottermore Presents”

Para divulgar a coletânea de histórias “Pottermore Presents”, o site do Pottermore publicou uma matéria sobre os bastidores de criação dessa série de eBooks.

Em uma entrevista com Anna Rafferty, diretora de produção, criação e conteúdo do Pottermore, o site contou que cada um dos livros é a antologia tematizada e selecionada dos textos já publicados pelo Pottermore. Além disso, dois dos eBooks contarão com novas escritas de J.K. Rowling escritas originalmente para o Pottermore, porém nunca publicadas.

Cada um dos livros segue um conceito diferente. “Histórias de Hogwarts: Poder, Política e Poltergeists Petulantes”, por exemplo, revista os elementos sombrios do mundo bruxo, os problemas do Ministério e os terrores da prisão de Azkaban.

Anna Rafferty falou sobre o processo de curação:

“Foi um maravilhoso exercício de curação, nós lemos tudo através de nossos arquivos, selecionamos textos escritos por J.K. Rowling e o time editorial do Pottermore e costuramos todos juntos – desde os deliciosos pequenos fragmentos da mitologia do mundo bruxo, até as longas narrativas sobre personagens e fenômenos mágicos. E as categorias da coletânea temática começou a surgir em nossos pensamentos.”

“As coleções foram bem deliberadamente não segmentadas em polos binários de ‘bons e maus’ – o mundo bruxo, e os personagens dentro dele, são mais matizados que isso. Nós preferimos explorar os tons de cinza e coletar histórias em volta de políticas e poder, ou do heroísmo do dia a dia. Muita da alegria de trabalhar com o mundo bruxo de J.K. Rowling é sua riqueza – personagens heroicos tem secretas fraquezas, poder seduz até mesmo a mais bondosa das almas e alguns percalços mágicos, como a licantropia, parecem quase impossíveis de suportar.”

Nós queríamos coletar joias de textos que já existiam no Pottermore e alguns que ainda não haviam sido publicado, trazer a tona, conectá-los de uma maneira fácil para o leitor usufruir – e lê-los offline se eles quiserem! – e tornar as histórias disponíveis em novos lugares. Eu penso que essas coleções fazem isso lindamente.”

Além dos detalhes sobre os bastidores da criação da coleção, o Pottermore revelou uma imagem do primeiro capítulo de “Histórias de Hogwarts: Proezas, Percalços e Passatempos Perigosos”, que conta com a história estendida de Minerva McGonagall. (A tradução da história, como originalmente publicada no Pottermore, pode ser encontrada aqui.)

pottermore-presents-pagina

Assim como as capas, as ilustrações do livro foram concebidas pela empresa MinaLima, comandada pelo casal Eduardo Lima e Miraphora Mina, responsável pela arte gráfica dos filmes de “Harry Potter” e “Animais Fantásticos e Onde Habitam”.

Os eBooks serão publicados no dia 6 de setembro e já são encontrados na pré-venda em diversas línguas, incluindo em português!