Seção Granger

Seção Granger: “Sob a luz dos seus olhos”, de Chris Melo

Na primeira Seção Granger do mês de julho, a nossa newsposter Anna Constantino, formada em Biblioteconomia, traz a resenha crítica do livro “Sob a luz dos seus olhos”, escrito pela brasileira Chris Melo e lançado este ano pelo selo Fábrica231 da Editora Rocco.

“É uma leitura leve e rápida. Ao entrar no universo romântico proposto por Chris, prepare-se para rir, chorar e se entregar à história.”

Para ler o texto na íntegra, acesse a extensão do post.

Conheça o Spread the Light, projeto de arrecadação de fundos para instituições de caridade que reúne mais de vinte fã-sites e youtubers de “Harry Potter” do mundo todo. Doe e concorra a prêmios incríveis de “Harry Potter” e de outras séries.

“Sob a luz dos seus olhos”, de Chris Melo
Resenha crítica por Ana Luisa Constantino

“Sob a luz dos seus olhos” foi um dos melhores romances contemporâneos que li durante o primeiro semestre deste ano.

O livro conta a história de amor entre os jovens Elisa e Paul. Elisa consegue um estágio em uma editora de livros em Londres e acaba por encontrar sua alma gêmea na casa da família que a abrigou no início de sua viagem. Contudo, após ir contra tudo e todos para viver em Londres com Paul, ela descobre algo que a faz voltar para terras brasileiras e desistir do seu conto de fadas.

A história se inicia seis anos após a separação. Depois de um dia terrível, Elisa acaba presa em seu local de trabalho por conta da chuva que arrasa São Paulo. Ao abrir seu e-mail, encontra notícias de quem pensava ter perdido há tempos. Em meio aos seus devaneios, ela conta como tudo aconteceu, da sua mudança para Londres, o primeiro encontro com Paul – um promissor ator inglês – a sua “despedida”.

Ao contrário do que pensei durante o início da leitura, a razão da separação dos protagonistas não é o único ponto da narrativa. Após anos a separação, outra coisa acontece e faz que algumas lágrimas sejam derramadas pelos leitores, e isso torna a leitura mais verossímil e louvável.

“Sentir falta é notar a ausência de alguma coisa. Saudade é quando o peito aperta, quando falta o ar, é quando parece difícil continuar vivendo.”

Apesar de se tratar de um romance contemporâneo, Chris Melo aborda vários aspectos normalmente ignorados em romances. Paul, o “mocinho” da história, não é necessariamente o homem perfeito, assim como Elisa não é a “mocinha” ideal. Mas seguindo a linha das histórias para o público jovem adulto, os personagens possuem características que os humaniza de uma forma que o leitor possa simpatizar com cada um deles.

Uma das coisas mais fofas notada nessa narrativa não é apenas o cuidado com a construção dos cenários ou da personalidade de cada personagem, mas também com a trilha sonora. Ao invés de um título para cada capítulo, a autora inseriu nomes de músicas que ajudam o leitor a entrar no clima do livro.

“Sob a luz dos seus olhos” é uma leitura leve e rápida. Ao entrar no universo romântico proposto por Chris, prepare-se para rir, chorar e se entregar à história.

320 páginas, Editora Rocco (Fábrica231), publicado em 2016.

Ana Luisa Constantino é formada em Biblioteconomia pela UNESP e newsposter no Potterish.