Artigos do Pottermore

POTTERMORE: Como coordenar todas as cores do mundo mágico?

A série de publicações das traduções dos artigos do Pottermore continuam hoje com “Como coordenar todas as cores do mundo mágico?”, uma análise sobre o processo da implementação de cores no Pottermore, pois acertar o design de algo tão amado é um trabalho realmente meticuloso.

“Obviamente tivemos os livros e os filmes como referências incríveis e ricas”, conta Johanna, “mas não foi sempre tão fácil. Nós tomamos nossas decisões sobre as cores nos fazendo uma série de perguntas, essencialmente um fluxograma gigante.”

O processo começava com a definição de se havia ou não uma cor preexistente, seja nos livros ou nos filmes, e ,se não havia, iam para as próximas perguntas: “É um material? Tem caráter distinguível? Está em um grupo? Tem correlação com alguma Casa?”. Este processo levava a um espectro de cores que haviam criado.

Os Dursley, por exemplo, são de uma cor de pêssego muito agradável, pois, segundo tia Petúnia: “Cores como pêssego e salmão são distintamente não-mágicas e, portanto, muito prezadas”. Já Lorde Voldemort recebeu um verde escuro ameaçador, que significa coisas e pessoas nojentas.

Leia a tradução na íntegra no modo notícia completa e veja as imagem em alta resolução em nossa Galeria de Fotos!

Como coordenar todas as cores do mundo mágico?


Traduzido por: Luly Miranda em 29/09/2015.
Revisado por: Aline Michel em 08/10/2015.

Você já parou em frente a uma obra de arte, inclinou sua cabeça para um lado e imaginou: “Como o artista pensou nisso?”

Eu tive sorte de conseguir encurralar uma das designers-chefe deste mesmo site e fazê-la me contar exatamente como ela chegou à paleta de cores que envolve toda esta estrutura.

Johanna Drewe é a diretora de design de uma empresa chamada Studio Output. Ela é boa com cores e imagens e esse tipo de coisa. Johanna e sua equipe de design tiveram a incrivelmente complexa tarefa de coordenar as cores do Pottermore.com.

Agora, parece simples: escolher qual deve ser a cor de cada página. Existem só sete cores no arco-íris, então é só escolher uma, não é? Na verdade, não. Que cor você acha que a página do perfil de Garrick Olivaras deveria ter? Ou a dos basiliscos, King’s Cross ou da Penseira?

Dê uma boa olhada nessa roda de cores.

Pottermore Potterish

Não é tão simples, né?

Acertar o design de algo tão amado quanto o mundo mágico é um trabalho meticuloso. Você consegue imaginar, por um momento, o prazer e o terror de tal tarefa? É o tipo de coisa que merece um gráfico direto e simples…

Pottermore Potterish

“Obviamente tivemos os livros e os filmes como referências incríveis e ricas”, conta Johanna, “mas não foi sempre tão fácil. Nós tomamos nossas decisões sobre as cores nos fazendo uma série de perguntas, essencialmente um fluxograma gigante”.

“Nós percebemos bem cedo que alguns personagens tinham uma cor óbvia. Alguns tinham muitas cores que poderíamos atribuir a eles e alguns não tinham nada que os distinguisse, ou apareciam muito pouco nos livros e filmes para terem uma cor específica. Ao fazer perguntas em níveis, nós conseguíamos chegar numa cor que era mais relevante.”

“Por exemplo, a primeira pergunta era: ‘Foi descrito por J.K. Rowling, seja nos livros ou no Pottermore.com?’ Se a resposta fosse sim, então atribuíamos uma cor específica. Se a resposta fosse não, íamos para a próxima pergunta: ‘É um material? Tem caráter distinguível? Está em um grupo? Tem correlação com alguma Casa?’ Cada uma dessas respostas nos levava a um espectro de cores que havíamos criado.”

A prioridade, como sempre, era manter-se fiel à visão de J.K. Rowling.

Como você escolhe uma cor para Harry Potter?

Com alguma dificuldade, descobrimos. E muita cautela.

Pottermore Potterish

“Os personagens mais difíceis de escolher cores foram Harry, Rony e Hermione. A importância deles nos fez sentir que eles deveriam ter suas próprias cores específicas, mas, curiosamente, eles não são realmente descritos usando nenhuma cor específica nos livros. E, escolhendo apenas uma, você corre o risco de chatear algumas pessoas”, conta Johanna, identificando corretamente o desgosto que teríamos ao ver Rony acabando numa página marrom por nenhum motivo especial.

“Por exemplo, Harry quase sempre usa azul nos filmes, algo que eu não havia percebido até entrevistar um dos designers de figurino, Laurent Guinci, e o lendário designer de produção Stuart Craig, que desenvolveu os sets de todos os filmes do Harry Potter. Harry quase foi colocado na Sonserina, mas escolheu a Grifinória. A vida dele era sombria e traumática e ele tinha uma conexão profunda com Voldemort. Será que ele devia aparecer nas cores da Grifinória? Devia ser azul, já que ele usa a cor com tanta frequência? Devia ser verde, por causa de seus olhos ou de sua conexão com Voldemort?”

A decisão foi tomada: Harry acabou ganhando uma página adorável nas cores da Grifinória. Todos os alunos de Hogwarts combinam com as cores de suas casas. Você agora provavelmente não vai conseguir não perceber isso.

E quanto alguém como Dolores Umbridge?

Algumas escolhas foram um pouco mais óbvias que a do Harry, ainda bem. Você provavelmente consegue adivinhar como Umbrige ganhou a cor dela.

Pottermore Potterish

“Dolores Umbridge é descrita nos livros usando um ‘casaco rosa felpudo’ e é retratada nos filmes em uma constante paleta de rosas, cujo tom vai ganhando profundidade à medida que ela ganha poder”, diz Johanna. “Ela é reconhecida no rosa. Umbridge foi o primeiro personagem que nos fez parar para pensar como era importante a questão das cores no site todo”.

Agora, a próxima imagem pode fazer parecer que Dolores Umbridge tem seu próprio sistema solar, com ela no centro. Ela teria adorado isso. Mas, na verdade, é simplesmente uma constelação bonitinha de respostas daquele fluxograma que mostramos anteriormente.

Pottermore Potterish

J.K. Rowling escreveu Dolores de rosa, e isso derruba todos os outros fatores. J.K. Rowling disse que ela é rosa, então rosa ela permanecerá.

Criando para Dumbledore

Como alguém escolhe cores para Alvo Dumbledore? É amarelo por causa de seu doce favorito? Vermelho por causa de sua antiga Casa em Hogwarts? Cinza por causa de sua barba? A resposta veio direto da mente de J.K. Rowling, como tantas outras coisas mágicas.

Pottermore Potterish

“J.K. Rowling já escreveu antes sobre a relevância das cores verde e roxa, entre outras. Verde é atribuído à Magia Negra, então é por isso que nossas páginas dos Horcruxes, maldições e a Casa Sonserina são verdes. Roxo é atribuído à magia nobre e prestativa. Então a pergunta virou “É magia nobre ou ignóbil?”

É por isso que a página de Dumbledore é em um agradável tom de roxo. Sem contar como isso teria realçado seus olhos.

Por que os Dursleys são de uma cor de pêssego tão agradável?

Que bom que você perguntou. “Toda a família Dursley tem a paleta Bege Trouxa”, diz Johanna, adicionando que os adornos cor-de-pêssego vieram de quando J.K. Rowling escreveu “Cores como pêssego e salmão são distintamente não-mágicas e, portanto, muito prezadas por tia Petúnia”. Nada é por acaso neste esquema de cores, meus amigos. Nada.

“A paleta Bege Trouxa os separa do mundo mágico e, mantendo a cor consistente ao longo destes personagens, eles parecem bem uniformes, neutros e genéricos.”

Você tem nossa permissão oficial para casualmente descrever quaisquer inimizades que você tenha com o termo “Bege Trouxa”. Você vai descobrir que é bastante satisfatório. Não que eu tenha tentado nem nada…

De qualquer forma, aqui está Dudinha e seus pais devotos, como referência.

Pottermore Potterish

E seu pequeno sistema de classificação em forma de sistema solar.

Pottermore Potterish

Então por que o Hagrid tem aquela cor vermelho-alaranjada?

Porque é a cor do amor e Hagrid tem um coração do tamanho do sol. Tá, tudo bem. Essa não é a resposta verdadeira.

Pottermore Potterish

“O nome do Hagrid é derivado da Alquimia e significa vermelho ou paixão, como escrito por J.K. Rowling”, diz Johanna. “Então fazia sentido atribuir uma paleta vermelha a ele. O tom que escolhemos foi baseado no vermelho e depois adaptado para criar um tom mais quente, terroso, refletindo o personagem e o papel que ele tem como Guardião das Chaves de Hogwarts”.

E Você-Sabe-Quem?

Lorde Voldemort é um verde escuro ameaçador. Nós já falamos sobre como o verde significa coisas e pessoas nojentas, então você provavelmente adivinhou este.

Pottermore Potterish

Então, aí está: o esquema de cores do mundo bruxo. Fique à vontade para perder um tempo se aprofundando no Pottermore.com e você vai perceber o trabalho mágico e monumental que está sendo dar vida ao mundo de Harry Potter.

Aposto que você não vai mais conseguir olhar nenhuma página sem tentar adivinhar o significado de cada cor. Aproveite!