Potterish

Alan Rickman, o nosso Professor Snape, morre aos 69 anos

Uma notícia triste nos acordou nesta quarta-feira, 14 de janeiro: Alan Rickman, o nosso eterno Professor Severo Snape na saga “Harry Potter”, faleceu aos 69 anos em decorrência de um câncer.

Alan, em seus 38 anos de carreira, era considerado um dos mais amados e respeitados atores britânicos, com títulos também vinculados ao seu nome como diretor.

Seu primeiro trabalho no cinema foi em 1988, no papel de Hans Gruber em “Duro de Matar”, ao lado de Bruce Willis. Entre seus papeis de destaque, além de Snape em “Harry Potter”, estão o Xerife George em “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões”, Jamie em “Um Romance de Outro Mundo”, Coronel Brandon em “Razão e Sensibilidade” e Harry em “Simplesmente Amor”.

Alan Rickman atuou como diretor de dois filmes: “Momento de Afeto”, de 1997, que conta com a participação de Emma Thompson, a nossa Professora Sibila Trelawney, e o mais recente “Um Pouco de Caos”, de 2014, onde contracenou ao lado da atriz Kate Winslet.

Como dublador, o ator emprestou sua icônica voz para personagens como Joe em “Mamãe, Virei um Peixe”, Marvin de “O Guia dos Mochileiros da Galáxia”, e para a Lagarta Azul de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice Através do Espelho”, que ainda será lançado.

Sua carreira se estende também para os palcos, ganhando destaque nos papeis de Valmont na peça “Les Liaisons Dangereuse”, pela qual foi indicado a um Tony Award, a maior premiação do teatro, assim como Marco Antonio em “Cleópatra”, o protagonista de “John Gabriel Borkman”, e um professor de escrita criativa em “Seminar”, da Broadway.

Em 2005, Alan dirigiu a peça “My Name is Rachel Corrie”, uma história sobre um estudante que foi morto enquanto protestava contra as ações das Forças de Defesa de Israel na Faixa de Gaza.

Alan Rickman não teve a oportunidade de ganhar um Oscar, mas entre seus prêmios estão um Globo de Ouro e um Emmy, por Grigori Rasputin em “Rasputin”, de 1996, e um BAFTA por seu papel em “Robin Hood”.

Alan e sua esposa, Rima Horton, se conheceram quando ainda eram adolescente, começando um relacionamento em 1965, que se consagrou em casamento em 2012. O ator sempre fez questão de declarar seu amor por ela durante sua vida.

Em pronunciamento oficial a família declarou:

“O ator e diretor Alan Rickman morreu devido a um câncer aos 69 anos. Ele estava cercado por amigos e família.”

A equipe do Potterish sente muito com a notícia, nossos pesares estão com com a família e amigos deste ator que tanto nos encantou em sua jornada.