Artigos do Pottermore

POTTERMORE: O grande varinhográfico

Quantas vezes as varinhas são usadas em “Harry Potter”? E quem mais usa a sua? O Pottermore compilou os números dessas e de outras questões sobre varinhas, como vocês podem ler traduzido pelo Potterish no modo notícia completa!

O grande varinhográfico


Traduzido por: Kätrin Baumgarten em 01/10/2015.
Revisado por: Amanda Mendes em 01/10/2015.

Quantas vezes as varinhas são usadas em Harry Potter? E quem mais usa a sua? Nós compilamos os números dessas e de outras questões sobre varinhas…

Metodologia: Nós localizamos cada uso de varinha nas sete edições britânicas dos livros de Harry Potter. Uso adicional nos filmes não foi incluído. Incluímos apenas usos mágicos onde foi explicitamente claro que uma varinha foi usada por uma pessoa identificável ou grupo de pessoas. Não incluímos uso de varinhas em sonhos, devaneios, visões, flashbacks ou alucinações ou incidentes onde é relatado o uso de varinhas. Quando dois personagens nomeados realizam o mesmo feitiço ao mesmo tempo, contamos como dois incidentes separados. Feitiços realizados sem varinha não foram contados.

“- Ele vai para a escola secundária local e vai me agradecer por isso. Li aquelas cartas e dizem que ele precisa de um monte de lixo… livros de feitiços, varinhas mágicas e…”

– Primeira menção de uma varinha: por tio Válter, capítulo quatro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Harry compra sua varinha: Capítulo cinco, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Faia e corda de coração de dragão, vinte e três centímetros, boa e flexível.

Bordo e pena de fênix, dezoito centímetros, bem elástica.

Ébano e pelo de unicórnio, vinte e dois centímetros, flexível.

… Antes de se decidir por Azevinho e pena de fênix, vinte e oito centímetros, boa e maleável.

Usos de varinha: 763 momentos de uso no total.

O uso de varinha é bem-sucedido quatro a cada cinco vezes.

Maior taxa de falhas: 35%.

Harry Potter e a Câmara Secreta”.

Uso por livro

“Harry Potter e a Pedra Filosofal”: 17
“Harry Potter e a Câmara Secreta”: 37
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”: 57
Harry Potter e o Cálice de Fogo”: 125
Harry Potter e a Ordem da Fênix”: 158
Harry Potter e o Enigma do Príncipe”: 122
Harry Potter e as Relíquias da Morte”: 247

Varinhas líderes

Capítulo com o maior uso de varinhas por página: Capítulo 28 (A Fuga do Príncipe) de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” – 1,75 usos por página.

A nuvem de encantamento

Como funciona: Contamos os encantamentos mencionados quando uma varinha é usada, aqueles com quatro ou mais menções aparecem abaixo. Totais incluem encantamentos parcialmente mencionados (Expecto -), encantamentos gagos e encantamentos pronunciados com fala impedida (“Estubefaça!” ao invés de “Estupefaça!”).

Menos a mais usos:

Imperius, Wingardium Leviosa, Imperio, Legillimens, Levicorpus, Aguamenti, Alohomora, Diffindo, Reparo, Silêncio!, Avada Kedavra, Crucio, Impedimenta, Petrificus Totalus, Protego, Riddikulus, Expecto Patrono, Accio, Lumos, Expelliarmus, Estupefaça.

Usuários de um só feitiço

Mais de 20 personagens nomeados usam suas varinhas apenas uma vez. Aqui estão alguns de nossos favoritos…

Um garoto chamado Kevin, que brinca com a varinha de seu pai do lado de fora de uma tenda na lama fazendo uma lesma inchar até o tamanho de um salame em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

Rita Skeeter, que acende algumas velas e as ergue magicamente no ar enquanto entrevistava Harry em um armário de vassouras em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

Em “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, Mundungo Fletcher pega um cachimbo preto encardido, coloca na boca, acende a ponta com sua varinha e inspira profundamente, soltando nuvens crescentes de fumaça verde.

Em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, o Comensal da Morte Yaxley sai em um grupo de busca com Dolohov na floresta perto da cabana de Hagrid e acende sua varinha para enxergar na escuridão.

Weasleys VS. Malfoys

Usos no total: Weasley 85 e Malfoy 13

Média de uso de varinha por membro da família: Weasleys 10,6 e Malfoys 4,3.

Taxa de sucesso: Weasleys 69% e Malfoys 85%.

Competição de feitiços

Reunimos as bruxas e bruxos que mais usaram suas varinhas e localizamos cada uso através dos livros. Mas quem foi o maior utilizador de sua varinha?

1º – Harry Potter: 209

2º – Hermione Granger: 86

3º – Professor Dumbledore: 60

4º – Professor Snape: 43

5º – Rony Weasley: 39

6º – Lorde Voldemort: 37

7º – Molly Weasley: 25