A Ordem da Fênix ︎◆ A Pedra Filosofal ︎◆ Artigos do Pottermore ︎◆ Livros ︎◆ O Cálice de Fogo ︎◆ O Enigma do Príncipe ︎◆ O Prisioneiro de Azkaban

POTTERMORE: 11 vezes que Snape foi o professor mais difícil de agradar

Estamos traduzindo todos os artigos que a equipe de editores do Pottermore escreve e publica no site oficial, em inglês. As traduções, que saem todas as tardes no Potterish, permitem que os leitores não fluentes na língua inglesa também possam ter acesso a esse conteúdo incrível do novo Pottermore.

“– Esta é a segunda vez que a senhorita fala sem ser convidada – disse Snape friamente. – Menos cinco pontos para Grifinória por ter uma intragável sabe-tudo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

– “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Snape nunca foi uma pessoa fácil de lidar, tanto é que era difícil achar um leitor ou fã da série que gostasse dele antes do capítulo 33 de “Relíquias da Morte”, aquele que arrebentou corações: “A história do Príncipe”. No modo notícia completa você poderá relembrar 11 dos infinitos insultos de Snape e decidir se ele merece um perdão ou não!

11 vezes que Snape foi o professor mais difícil de agradar em Hogwarts


Traduzido por: Mari Trevisan em 23/09/2015.
Revisado por: Luiza Miranda em 28/09/2015.

O herói arquetípico pode ter mil faces, mas, quando pensamos em Comensais da Morte, existem cinco que realmente se destacam. Aqui estão eles, do mais brando àquele mais se sacrificava…

Assim como Harry, nós passamos um tempão duvidando da lealdade de Snape para com Dumbledore, mas nunca duvidamos disto: o Diretor da Sonserina tem uma observação crítica para cada ocasião.

Aqui estão 11 vezes que ele provou ser o professor mais exigente de Hogwarts.

Severo_Snape_Ordem_da_Fênix

1. Snape não tolera ignorância…

“– Somente os trouxas falam de ‘ler mentes’. A mente não é um livro que se abre quando se quer e se examina ao bel-prazer. Os pensamentos não estão gravados no interior do crânio, para serem examinados por qualquer invasor. A mente é algo complexo e multiestratificado, Potter, ou pelo menos a maioria das mentes é. ”

– “Harry Potter e a Ordem da Fênix

2. Por outro lado, saber demais para ele é tão ofensivo quanto

“– Esta é a segunda vez que a senhorita fala sem ser convidada – disse Snape friamente. – Menos cinco pontos para Grifinória por ter uma intragável sabe-tudo.”

– “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”

3. Ele realmente duvida das habilidades de todos os seus alunos…

“– Vocês estão aqui para aprender a ciência sutil e a arte exata do preparo de poções – começou. Falava pouco acima de um sussurro, mas eles não perderam nenhuma palavra. Como a Profa. Minerva, Snape tinha o dom de manter uma classe silenciosa sem esforço. – Como aqui não fazemos gestos tolos, muitos de vocês podem pensar que isto não é mágica. Não espero que vocês realmente entendam a beleza de um caldeirão cozinhando em fogo lento, com a fumaça a tremeluzir, o delicado poder dos líquidos que fluem pelas veias humanas e enfeitiçam a mente, confundem os sentidos… Posso ensinar-lhes a engarrafar fama, a cozinhar glória, até a zumbificar, se não forem o bando de cabeças-ocas que geralmente me mandam ensinar.”

– “Harry Potter e a Pedra Filosofal

4. Ele quase sempre guarda seus insultos mais inspirados para Harry

“– Então vai descobrir que será uma presa fácil para o Lorde das Trevas! – disse Snape com selvageria. – Tolos que têm orgulho em mostrar seus sentimentos, que não sabem controlar suas emoções, que chafurdam em lembranças tristes e se deixam provocar com tanta facilidade… em outras palavras, gente fraca… não têm a menor chance contra os poderes dele! Ele penetrará sua mente com uma facilidade absurda, Potter!”

– “Harry Potter e a Ordem da Fênix”

Severo_Snape_Ordem_da_Fênix2

5. Ele não gostava muito do pai de Harry, Tiago, quando estudavam juntos…

”– É extraordinário como você se parece com o seu pai, Potter – disse Snape de repente, os olhos brilhando. – Ele também era muitíssimo arrogante. Um pequeno talento no campo de quadribol o fazia pensar que estava acima dos demais. Exibia-se pela escola com seus amigos e admiradores… A semelhança entre vocês dois é fantástica.”

– “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”

6. Ele também nunca gostou muito de Harry

”– Você talvez esteja vivendo a ilusão de que o mundo da magia inteiro está impressionado com você – continuou Snape, em voz tão baixa que mais ninguém podia ouvi-lo (Harry continuou a pilar os escaravelhos, embora já os tivesse reduzido a um pó muito fino) –, mas eu não me impressiono com o número de vezes que sua foto aparece nos jornais. Para mim, Potter, você não passa de um menininho mau caráter que acha que está acima dos regulamentos.”

– “Harry Potter e o Cálice de Fogo

7. Nem um pouco…

”– Ainda bem, Potter – disse Snape friamente –, porque você não é especial nem importante, e não cabe a você descobrir o que o Lorde das Trevas está dizendo aos seus Comensais da Morte.”

– “Harry Potter e a Ordem da Fênix”

8. Ele tampouco era satisfeito com os meninos [Weasley]…

”– Outros dez pontos a menos para a Grifinória – disse o professor. – Eu não esperaria nada mais sofisticado do senhor, [Ronald Weasley], um rapaz tão sólido que é incapaz de aparatar dois centímetros em uma sala.”

– “Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Severo_Snape_Ordem_da_Fênix

9. De vez em quando ele pode ser um pouco engraçado. Maldoso, mas engraçado…

“– Sim, é fácil verificar que não desperdiçamos quase seis anos de estudos de magia com você, Potter. Fantasmas são transparentes.”

– “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”

10. Até mesmo quando ele está tentando ajudar

“– Potter, quando eu quiser que você grite bobagens, lhe darei uma Poção da Incoerência. E Crabbe, afrouxe o seu golpe um pouco. Se Longbottom sufocar teremos muitos documentos para preencher e receio que serei obrigado a mencionar isso em suas referências, se algum dia você se candidatar a um emprego.”

– “Harry Potter e a Ordem da Fênix”

11. Provavelmente é melhor continuarmos morrendo de medo dele…

“Por mais debiloides que sejam alguns alunos desta turma, eu espero que obtenham no mínimo um “Aceitável” no seu N.O.M., ou terão de enfrentar o meu… desagrado.”

– “Harry Potter e a Ordem da Fênix”