Aniversários

Parabéns Gary Oldman, nosso Sirius Black!

Mundialmente famoso pelos seus trabalhos em grandes produções como Batman de Christopher Nolan (Comissário Gordon), RoboCop (Dr. Dennett Norton) e Planeta dos Macacos: O Confronto (Dreyfus), para os fãs de Harry Potter, Gary Oldman será sempre o animago e maroto Sirius Black

Filho de um soldador e de uma empregada doméstica, ele estudou a arte dramática de maneira aprofundada na Britain’s Rose Brufford Rose Drama College a ponto de não só se formar como ator mas também sair bacharel nessa área em 1979. Na década seguinte, exerceu vasta atividade nos palcos londrinos, chegando a ganhar alguns prêmios. No cinema, sua estreia aconteceu em 1981.

Mas foi só em seu terceiro filme, Sid e Nancy – O Amor Mata (1983) que Oldman ganhou um papel principal, o de Sid Vicious, e com isso chamar a atenção da crí­tica para a sua personalidade. Quatro anos depois encarnou o dramaturgo Joe Orton (assassinado a machadadas por seu amante) no filme O Amor não Tem Sexo. Sua elogiada atuação lhe valeu uma indicação ao BAFTA de melhor ator.

Casado desde dezembro de 2008 com a cantora Alexandra Edenborough e possuindo uma carreira invejável com diversos prêmios e indicações, tem um filho, Alfie Oldman, nascido de seu primeiro casamento com Lesley Manville e dois filhos com Donya Fiorentino, Gulliver Flynn Oldman, nascido em 20 de agosto de 1997, e Charlie John, nascido em 11 de fevereiro de 1999.

Sua performance como Sid Vicious em Sid e Nancy – o Amor Mata (1986) está listada na 62ª posição na revista Premiere entre as 100 melhores interpretações de Todos os Tempos (2006), mas apesar de uma série de papéis aclamados pela crítica, ele jamais foi nomeado para um Oscar.

Parabéns Gary Oldman!