Animais Fantásticos e Onde Habitam ︎◆ Eventos ︎◆ Filmes e peças ︎◆ J. K. Rowling ︎◆ Livros ︎◆ Parques temáticos ︎◆ Potterish ︎◆ Vidas Muito Boas

Feliz ano novo!

Mais um ano se passou! Apesar de já estarmos em 2015, que tal relembrarmos juntos os momentos mais marcantes do ano passado?! Segurem o fôlego e confiram tudo no modo notícia completa, pois 2014 certamente foi um ano incrível para a série “Harry Potter” e seus fãs!

Logo no primeiro dia de fevereiro, após o jornal The Sunday Times publicar uma foto em seu Twitter da primeira página de sua próxima edição, que iria às bancas na próxima manhã, uma reviravolta aconteceu na internet. Todos os fã sites e redes sociais dedicados a série publicaram sobre um suposto arrependimento de J.K. Rowling, o arrependimento de ter formado o casal Romione. Entretanto, cinco dias depois a edição oficial da revista a qual Emma Watson estampou a capa e entrevistou Rowling foi às bancas, e ai pudemos saber a verdade por trás desse rumor. Não foi um arrependimento, como vocês podem ler na entrevista traduzida pelo Potterish.

Após alguns dias, uma notícia formidavelmente ótima veio aos fãs de Rowling, ou melhor, de Robert Galbraith: No domingo (16) foi anunciado a data de lançamento, a capa e a sinopse do segundo livro da série “Cormoran Strike”, “O Bicho-da-seda”, como pode-se relembrar aqui.

oliver-universal-parque-2

Já em março, mais precisamente no sábado (08), Oliver Phelps, responsável por dar vida a Jorge Weasley nas adaptações cinematográficas da série, publicou em seu Twitter que estava no Brasil. Todos os fãs escpecularam sobre a vinda do ator ao país. O Ish a princípio já sabia dos motivos, mas não podíamos divulgar. Oliver veio ao Brasil para participar de uma conferência super restrita para a imprensa em São Paulo, que aconteceu no dia 11. O Potterish foi o único fã site convidado para este encontro especial que teve como motivo principal a divulgação de novidades em primeira mão da expansão do “The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley”, como vocês podem conferir através deste link.

Ainda em março, no dia 29, o jornal americano The New York Times anunciou que três longa metragens são planejados para a adaptação de “Animais Fantásticos e Onde Habitam” aos cinemas, filmes que contarão com o roteiro original por ninguém menos que J.K. Rowling. O Ish noticiou essas informações à época.

No início de abril (dia 03), a Editora Bloomsbury, responsável pela publicação dos livros da série no Reino Unido, anunciou o lançamento do livro “J.K. Rowling: A Bibliography”, uma bibliografia que trará “detalhes bibliográficos completos de todos os livros, panfletos, contribuições originais para a obra e broadcasts” e  tem como objetivo “recordar fatos e dissipar rumores sobre a fascinante história da série Harry Potter”, nas palavras da própria Editora. Publicamos uma notícia sobre isso na época, onde era dito que o livro seria lançado em 12 de abril de 2014. Por algum motivo desconhecido, tal data foi alterada para 26 de fevereiro de 2015 na Amazon UK e 23 de abril do mesmo ano na Amazon US,  como pode-se verificar na pré-venda do livro nos sites mencionados.

Já temos um parque temático de “Harry Potter” nos Estados Uncidos e um no Japão, certo? Que tal um em Holywood? No dia 8 de abril a página oficial da série no Facebook publicou um curto boletim informativo revelando que o parque de Hollywood será inaugurado em 2016, como vocês podem ver aqui.

No final do mês, a BBC Radio 4 convidou cinco mulheres notáveis para participarem do programa Women’s Hour (“Hora da Mulher”, em tradução livre) com o intuito de oferecer uma perspectiva feminina do mundo e de discutir uma série de questões que afetam as mulheres no Reino Unido e em todo o planeta. J.K. Rowling foi uma das convidadas e deu início a essa semana de programas da BBC Radio 4, abordando, entre outros, a doença Esclerose Múltipla, sua paixão pelo Rugby escocês e a prática do esporte pelas mulheres e a instituição de caridade Lumus, a qual ela é a fundadora. A transcrição da entrevista em português e o áudio em inglês podem ser conferidos através deste link.

Há quase 17 anos, no dia 2 de maio, aconteceu o fim da Segunda Guerra Bruxa. Nesse dia de 2014, Jo Rowling publicou em seu  Twitter uma mensagem de pesar sobre as muitas mortes que ocorreram durante a Guerra, a qual pode ser conferida traduzida aqui. Alguns dias após, a Warner Bros. anunciou a data de lançamento do primeiro filme de “Animais Fantásticos”, dia 18 de novembro de 2016, como anunciamos anteriormente.

Durante vários dias de maio, a Universal Orlando seguiu anunciado detalhes do Beco Diágonal, parque que seria inaugurado em julho do mesmo ano, e o Pottermore seguiu publicando relatos de Gina Potter sobre a 427º Copa Mundial de Quadribol. Todos os relatos traduzidos na íntegra podem ser lidos no nosso Hotsite de traduções do Pottermore.

Emma Watson formanda

A nossa querida Emma Watson sempre foi motivo de orgulho, certo? Em 25 de maio a atriz se formou em Literatura Inglesa na Universidade de Brown, uma das mais antigas e conceituadas dos Estados Unidos.

Junho foi de fato um grande mês para os fãs e para o Potterish em si! No dia 18 de junho foi anunciado que a inauguração do “The Wizarding World of Harry Potter  – Diagon Alley” para o público aconteceria no dia 8 de julho, mesmo dia em que o nosso webmaster Daniel Mählmann, a convite exclusivo ao Potterish da Universal, esteve presente em uma coletiva de imprensa com diversos atores dos filmes e membros da Universal Creative, como foi relatado no dia.

Dia 18 foi um dia certamente tumultuado, no bom sentido, é claro. No final da tarde do dia 18 Jo Rowling apareceu no Twitter e fez todos pirarem! Ela começou falando falou sobre seu novo livro (“O Bicho-da-seda”), que seria lançado no dia seguinte. Após alguns minutos, ao ser questionada sobre por que não estava no Brasil para a Copa Mundial da Fifa, respondeu que que estava assistindo ao jogo do Chile contra a Espanha e que “Eu definitivamente irei para o Brasil algum dias desses”. Como se não bastasse, 10 minutos depois, quando um fã a perguntou sobre como era o seu português, ela responde: “Mais ou menos, to be honest.”. JO ROWLING TUITANDO EM PORTUGUÊS E DIZENDO QUE VIRÁ AO BRASIL! Ainda continuamos aguardando o dia em que ela virá ao Brasil, mas a prova concreta de que ela isso acontecerá pode ser conferida no post que fizemos com a tradução de todos esses tweets!

foto21aredimensionado

Ainda no dia 18, às 19h, aconteceu o Media Preview da expansão do parque temático, o Beco Diagonal. Nosso enviado estava lá presente e, juntamente com as nossas equipes de transcrição e mídias sociais, cobriu o evento em tempo real no nosso Twitter (@Potterish). Enquanto Dan Mählmann estava no local, a nossa equipe assistia ao evento através de uma transmissão ao vivo da Universal. Foi uma experiência mágica para todos!

Todas essas novidades de junho fez com que a nossa equipe se reunisse novamente para gravar um podcast! Carolina Munhóz – autora de “A Fada”, “O Inverno das Fadas”, “Feérica”, “O Reino das Vozes que Não se Calam” e integrante do Potterish desde 2007 -, Daniel Mählann – webmaster do Ish – e Jonathan Teles – um dos nossos social media – reuniram-se para conversar descontraidamente sobre tudo o que tinha acontecido nos últimos dias, como vocês podem escutar através deste link.

Começamos o mês de julho com o pé direito! No dia 3 foi confirmado que “Animais Fantásticos e Onde Habitam” será filmado no Leavesden Studios, local onde grande parte dos oito filmes da série foi gravado. Na semana seguinte, mais especificamente no dia 7, Emma Watson foi anunciada como a nova Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, o que nos fez ficar mais orgulhosos ainda da atriz. Um dia depois desta notícia, J.K. Rowling, após escrever como Gina Potter para o Profeta Diario do Pottermore.com, voltou a escrever sobre o Trio Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley, e muitos outros personagens na voz da jornalista de fofocas Rita Skeeter! Confira a tradução do conto que relata a presença e revela detalhes atuais dos personagens na 427º Copa Mundial de Quadribol através deste link.

JK capa

Em 18 julho J.K. Rowling fez sua primeira aparição como Theakstons Old Peculier Crime Writing Festival, aonde ela revelou que já tinha escrito metade do terceiro romance policial e que já tinha metade do quarto planejado. Rowling ainda disse que não pretende escrever sete histórias da série, pretende escrever mais! O relato do evento pode ser conferido aqui.

Durante o aniversário de Jo Rowling e Harry Potter, fizemos uma maratona de publicações em nossas redes sociais em comemoração à data, além de sorteios em parceria com a Editora Rocco e com a autora de “A Arma Escarlate” (confira uma matéria sobre o livro através deste link), Renata Ventura, além de uma homenagem à escritora em parceria com a página @SeiTudoSobreHP, a qual pode ser vista aqui. Nesse mesmo dia, a Editora Galera Record anunciou a publicação nacional d”O Livro das Criaturas de Harry Potter”, o qual será resenhado pelo Potterish em breve.

Agosto foi um mês um tanto parado em relação a grandes acontecimentos, mas ainda tivemos uma aparição pública de J.K. Rowling: No dia 25 a autora apresentou a jovem Malala Yusafzai no Edinburgh International Book Festival. Rowling disse: “Malala é uma inspiração para meninas e mulheres em todo o mundo. É uma verdadeira honra para mim apresentá-la no Edinburgh International Book Festival.”.

Setembro foi um dos melhores meses do ano. Emma Watson e Jo Rowling voltaram a nos orgulhar. Logo nos primeiros dias do mês (dia 07), a velha polêmica da homossexualidade de Alvo Dumbledore voltou à tona, e desta vez pelas mãos da própria Rowling: a autora deu uma bronca exemplar num “ex-fã” homofóbico em seu perfil no Twitter, como o Potterish noticiou à época.

UN Women's "HeForShe" VIP After Party

Do dia 17 ao 20, Emma Watson esteve extremamente ativa no seu trabalho como Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. No dia 17, Emma esteve presente no Parlamento do Uruguai e discursou, representando a ONU Mulheres, como pode ser conferido aqui. Três dias depois, Emma esteve na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) para o lançamento da campanha #HeForShe (Ele por Ela), clamando para que homens e garotos do mundo todo adiram ao movimento para a igualdade de gênero. O discurso da atriz certamente foi memorável. Esclareceu muito e convenceu muitos a lutarem pela igualdade dos direitos, a qual o Potterish apoia com afinco. Abaixo você pode conferi-lo legendado na íntegra pela nossa equipe.

Outubro chegou, e com ele um anagrama! Sim, um anagrama! Jo Rowling, na tarde do dia 6 deste mês, publicou um enigma em seu Twitter. As letras “Cry, foe! Run amok! Fa awry! My wand won’t tolerate this nonsense.” (“Cry, foe! Run amok! Fa awry! My wand won’t tolerate this nonsense.”, em tradução), se realocadas corretamente, formariam “a primeira frase de uma sinopse da história de Newt”, como ela informou no dia seguinte. Jo tuitou mais do que nunca na tarde do dia 7, interagindo com os fãs, dizendo se eles estavam no caminho certo ou errado para a solução do anagrama, até que no final da tarde uma fã acertou! A tradução de todos esses tweets e a primeira frase da sinopse podem ser conferidos através deste link.

No dia 15, após vários rumores rondarem a internet, foi confirmado que David Yates será o diretor do primeiro filme da trilogia “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. A Warner também confirmou o até então rumor de que seriam três filmes, assim como os anos do segundo e do terceiro, que será em 2018 e 2020, respectivamente. Esta notícia pode ser lida na íntegra aqui.

Outubro também é o mês do Halloween, certo? Como parte da celebração que o Pottermore promoveu, Jo Rowling escreveu uma história sobre Dolores Umbridge, trazendo novidades inéditas como o fato de que ela fora inspirada em uma pessoa real, que ela era meio-sangue, entre outros. Confira o texto traduzido no neste link.

Em novembro houveram muitas premiações e, é claro, muitos ganhadores relacionados a série! Emma Watson recebeu o prêmio de “Artista Britânico do Ano” pelo BAFTA, J.K. Rowling foi eleita a escritora mais poderosa do mundo pelo The Hollywood Reporter e “O Chamado do Cuco” levou o prêmio de Melhor Audiolivro durante a convenção “Bouchercon 2014: Murder at the Beach”.

Foi um grande mês para a Lumos também, que no dia 9 lançou um curta-metragem sobre o mito da institucionalização de crianças e adolescentes, como informamos à época. No dia 9 comemorou-se também 20 anos da queda do Muro de Berlim, ou seja, há uma alusão ao acontecimento, pois muitas crianças ainda vivem atrás dos muros. O Potterish, sabendo que muitos que não são fluentes na língua inglesa gostariam também de assistir ao curta-metragem, entrou em contato com a Lumus via Twitter e nos dispusemos a legendar o vídeo, o qual você pode conferir abaixo. A instituição agradeceu pela gentileza e assim tivemos a oportunidade de ajudar esta campanha chegar a mais pessoas!

Transcrito por: Aline Michel.
Revisado por: Bruna Lopes.
Legendado por: Pedro Martins.

No dia 26, a Insituição lançou a campanha “Lets Talk Lumos” (“Vamos conversar sobre a Lumos”, em tradução literal) com o objetivo de cintilar uma luz sobre as mais de 8 milhões de crianças que vivem em instituições e orfanatos ao redor do mundo. Existem várias formas fáceis e rápidas de ajudar, como até mesmo tirar uma selfie! Mas calma, confira o post e saiba o porquê da selfie e como ela deve ser feita antes de publicar!

No dia 27 comemorou-se o aniversário de 12 anos do Potterish! Nosso querido webmaster Marcelo Neves fez um post contando um pouco sobre o Ish, o que trouxemos de novo no ano passado e os futuros projetos para 2015, vale a pena conferir! Sorteamos também um kit contendo um exemplar em capa dura de “O Chamado do Cuco” e um de “O Bicho-da-seda”, cortesia da Editora Rocco! Além disso, nossa equipe publicou vários vídeos em nosso Instagram (@PotterishOficial) parabenizando o site! Foi tudo muito lindo!

Dezembro também foi um mês de muitos prêmios! Emma Watson recebeu o British Fashion Awards das mãos de Harry Styles e o título de Personalidade Feminina do Ano em votação aberta aos leitores promovida pela Ms. Foundation for Women com o site da revista Cosmopolitam.

Como presente de natal para os fãs, a Editora Little, Brown and Company anunciou que irá publicar uma versão ilustrada do discurso que J.K. Rowling deu aos formandos da Universidade de Harvard em 2008, como informamos no dia 03.

Feliz ano novo!

No dia 5, o Pottermore Insider revelou que de 12 a 23 de dezembro, todos os dias às 11h (Horário de Brasília) seria lançado um enigma rimado no site, que uma vez solucionado daria acesso a uma surpresa especial de Natal, surpresa esta que poderia variar desde Galeões extras, uma ou duas novas poções ou até mesmo histórias inéditas escritas por J.K. Rowling nos momentos de O Enigma do Príncipe. Obviamente, não foi diferente do prometido! Através dessas surpresas podemos ter um olhar mais profundo sobre Draco Malfoy, saber curiosidades de personagens que morreram desnecessariamente e alguns que nunca mesmo foram para as versões finais dos livros, além de muitas outras novidades! Ontem nós postamos um resumo sobre essas surpresas do Pottermore, com todas as traduções na íntegra. Confiram através deste link.

Já sabemos que “Morte Súbita” será adaptado à TV como minissérie e irá ao ar em fevereiro, né? Pois agora as aventuras do detetive Cormoran Strike também irão para TV! O anúncio veio da própria J.K. Rowling no dia 10 de dezembro às 16h07, no Twitter, e logo foi precedido por declarações da BBC, como vocês podem conferir através deste link.

Por último, mas não menos importante, no meio do mês (dia 16), veio o anúncio de que Jo Rowling havia terminado o roteiro de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, também feito por ela mesma através de sua conta no Twitter, como você conferi aqui. Neste mesmo dia, Rowling, ao esclarecer dúvidas dos fãs, fez questão de salientar a existência de alunos homossexuais e das mais diversas religiões na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, como noticiamos aqui.

Como eu disse na introdução deste post, 2014 foi um grande ano! 2015 promete ser igual ou melhor, pois certamente haverão novidades sobre “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, como a escolha de elenco, por exemplo. Será que podemos esperar aquele terceiro livro que Jo disse ter escrito metade há sete meses para ser lançado em 2015? Será que ela publicará mais contos sobre o Trio e os outros personagens na atualidade? Bom, de uma coisa temos certeza, o Potterish vai estar presente com os fãs ao longo do ano para descobrirmos juntos tudo isso!

Agradecemos o carinho e a companhia que tivemos durante o ano que passou, esperamos tê-los conosco durante os próximos meses para que possamos curtir juntos cada segundo de novidades e informações. A Equipe Ish deseja um 2015 esplêndido a cada um de seus visitantes, cheio de felicidade, realizações, sabedoria e paz. Feliz ano novo a todos!

Revisão por Paulo Setti.