Potterish

Novo tipo de inseto recebe nome de uma das criaturas de “Harry Potter”

A NDSU (Universidade Estadual da Dakota do Norte – USA) descobriu recentemente um novo tipo de inseto, este que foi batizado com o nome de “Thestral incognitus” em referência aos Testrálios, animais que puxam as carruagens que levam os alunos de [Hogsmead] para Hogwarts a partir do segundo ano de estudo.

O doutorando Eduardo Faundez e o professor David Rider anunciaram sua descoberta no artigo intitulado: “Thestral incognitus, a new genus and species of Pentatomidae from Chile” (“Thestral incognitus: um novo gênero e espécie de Pentatomidae do Chile”, em tradução livre), recentemente publicado no Zootaxa Journal.

Faundez explicou o motivo da escolha do nome:

“O motivo para esse nome especial é porque os espécimes desse novo gênero vêm de localidades que foram razoavelmente pouco perturbadas. Além disso, nós acreditamos que eles são difíceis de serem encontrados, e nem todas as pessoas podem vê-los, muito parecidos com as criações de Rowling. Adicionalmente, os insetos têm um tipo de espinhaço ósseo em seus corpos que lembram os corpos esqueléticos dos Testrálios.

Um dos motivos para a escolha desse tipo de nome é que isso faz com que as pessoas se interessem e aprendam sobre a espécie. Todos estão cientes, e consequentemente, nos ajudam a obter novos dados. Isto é importante porque o trabalho está apenas começando com essa nova espécie.”

Traduzido por: Dimitri Manaroulas em 22/11/2014.
Revisado por: Juliana Tlu em 22/11/2014.

Interessante, não é mesmo?! Para ler na íntegra e em inglês o artigo, clique aqui. Tudo isso faz parecer que o universo de J.K está cada vez mais próximo da nossa realidade!