J. K. Rowling

Crianças que lêem Harry Potter podem se tornar adultos menos preconceituosos

Recentemente foi publicado um estudo em que se comprova que crianças que leram Harry Potter tem menor tendência a comportamentos racistas e podem acabar por respeitar mais a diversidade.

A pesquisa, realizada por Loris Vezzalli e sua equipe da University of Modena and Reggio Emilia – Itália, fez pesquisa em momentos diferentes com um grupo de crianças. O objetivo era constatar, positiva ou negativamente, a influência que a leitura de Harry Potter teria sobre determinadas opiniões sociais que as crianças formam durante sua vida.
[meio-2]

Na primeira parte da pesquisa, 34 crianças italianas responderam um questionário sobre suas atitudes perante a situação dos imigrantes e seis semanas depois se encontraram semanalmente, em grupo de cinco crianças, para discutir partes especificas dos livros.

Ao final das seis semanas, as crianças responderam novamente ao mesmo questionários. O resultado é que aqueles que participaram dos encontros mudaram suas resposta em muitas das perguntas, principalmente naquelas em que conseguiram encontrar uma conexão com uma atitude tomada por Harry em um momento semelhante ao da situação proposta na pergunta.

Na segunda parte do estudo, perguntaram a 117 crianças quantos livros da serie eles leram e se eles se sentiam mais parecidos com Harry ou com Voldemort em determinadas situações. Ao final foi comprovado que as crianças que leram mais livros foram mais positivas e respeitosas, mas novamente apenas em situações em que encontraram conexão com o personagem principal.

A última parte do estudo lidou com estudantes universitários de outro país (Reino Unido) e foi constado que Harry não era, para eles, um modelo efetivo nessas questões. Porém, ao observar mais a fundo, viram que os livros ajudam os leitores a observar determinadas situações pelo ponto de vista da minoria ou dos mais desfavorecidos.

Para maiores informações sobre esse estudo, clique aqui.

E então? O que vocês acharam? É realmente animador saber que uma serie que mudou nossas vidas, também é capaz de ajudar a diminuir o racismo no mundo, não é mesmo?!