J. K. Rowling

Editora Rocco comprou The Cuckoo’s Calling sem saber que era J.K. Rowling

Paulo Rocco, dono da editora Rocco, que por sua vez é a responsável pela publicação de Harry Potter no Brasil, revelou que comprou os direitos autorais de The Cukoo’s Calling, novo livro de J.K. Rowling, antes de a autora revelar que era Robert Galbraith.

Em entrevista ao O Globo, Rocco comentou que a princípio estranhou as exigências minuciosas do contrato de um autor estreante, que era representado por Neil Blair, o mesmo agente literário de J.K. Rowling. Paulo chegou a ironizar a situação:

Estão tratando o livro como se fosse da J.K. Rowling!

E como todos sabemos, o livro realmente é dela. Para melhorar ainda mais a sorte, The Cuckoo’s Calling é apenas o primeiro livro de uma série, cuja sequência deve ser lançada já no próximo ano. No Brasil o primeiro livro deve chegar às livrarias em Novembro, com tradução de Ryta Vinagre, responsável pela tradução da série Crepúsculo.

Foi engraçado. Comprei o livro porque achei a história boa, ia lançá-lo só em 2014. Não nos disseram quantos livros a série vai ter.

Vale lembrar que a Rocco também adquiriu os direitos de Harry Potter antes de a saga fazer qualquer sucesso.

Em janeiro a agência de Neil Blair, a Blair Partnership, enviou e-mails aos editores brasileiros pedindo propostas pelo livro até o fim de fevereiro, e apesar de ter feito uma oferta generosa para um autor que a princípio lançava seu primeiro livro, Rocco diz que gastou pouco para adquirir os direitos de um livro de J.K. Rowling.

Eu não tive exclusividade. Acho que eles perceberam que eu acreditei no livro sem saber quem era o autor.

Com toda a excitação dos fãs em torno de um novo livro de Jo, a Rocco irá aumentar a tiragem inicial de 3 mil cópias para 100 mil, esperando atender toda a demanda inicial.