Parques temáticos

O Mundo Mágico de Harry Potter: Beco Diagonal tem detalhes revelados

No início do mês a Warner Bros. e a Universal Orlando finalmente oficializaram o mais novo parque de Harry Potter, nomeado The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley, ou O Mundo Mágico de Harry Potter – Beco Diagonal em português.

Pouco tempo depois o Inside the Magic conseguiu uma entrevista com vice-diretor da Universal Creative, Thierry Coup, que revelou detalhes do que os fãs e visitantes devem esperar.

“Ele [Harry Potter] começou a sua jornada em Londres, indo no Beco Diagonal para pegar sua varinha, indo pro Expresso Hogwarts, indo no Gringotes retirar o dinheiro dos seus pais – isso tudo era uma grande parte das histórias que nós tínhamos que trazer a vida. E a maneira que estamos fazendo isso é ainda mais legal.”

A entrevista completa, totalmente traduzida por nossa equipe, pode ser lida no modo notícia completa.

O Beco Diagonal ficará próximo do já existente O Mundo Mágico de Harry Potter, que tem como atrações o vilarejo de Hogsmeade, uma montanha-russa dupla inspirada na primeira tarefa do Torneio Tribruxo, outra inspirada no voo com Bicuço e outra no interior de Hogwarts.

O MUNDO MÁGICO DE HARRY POTTER – BECO DIAGONAL
Os segredos do Beco Diagonal – tamanhos, detalhes, e dragões revelados
Ricky Brigante ~ Inside the Magic
9 de Maio de 2013
Tradução: Thayse Onofrio

O anúncio surpresa detalhando a antecipada expansão do parque temático “O Mundo Mágico de Harry Potter” foi apenas o início do que a Orlando Universal vai revelar até a inauguração do parque ano que vem. Mostrando apenas um pedaço de uma arte conceitual, os fãs estão loucos para descobrir todos os detalhes que estarão presentes no Beco Diagonal.

Seguindo o anúncio, tive uma entrevista de 30 minutos com Thierry Coup, vice-presidente sênior da Universal Criativa e diretor criativo executivo do Mundo Mágico de Harry Potter – Beco Diagonal. Eu já compartilhei um pouco da sua visão em um artigo para a Fox News, mas Coup ofereceu muito mais do que coube na matéria.

Aqui estão as respostas dele para as minhas perguntas e muitas das suas também:

P: Por que expandir O Mundo Mágico de Harry Potter com o Beco Diagonal?

O Beco Diagonal é uma parte importante das histórias e filmes do Harry Potter, tendo um papel fundamental no enredo. Coup diz que a decisão de construir o parque veio poucos meses depois da inauguração do Mundo Mágico.

“Nós trouxemos Hogsmeade e Hogwarts de volta a vida em 2010, mas para nós, e ouvindo os comentários dos fãs, se era para ter a história completa de Harry Potter, também tinha que ter o Beco Diagonal, Londres, o Expresso Hogwarts e o Gringotes – todos os outros elementos que eram parte da vida de Harry Potter e da sua iniciação ao mundo bruxo.

E para continuar a permitir os visitantes da Orlando Universal a embarcarem nas mesmas aventuras que o Harry Potter, o Beco Diagonal representa o verdadeiro inicio para essas histórias.

“Ele começou a sua jornada em Londres, indo no Beco Diagonal para pegar sua varinha, indo pro Expresso Hogwarts, indo no Gringotes retirar o dinheiro dos seus pais – isso tudo era uma grande parte das histórias que nós tínhamos que trazer a vida. E a maneira que estamos fazendo isso é ainda mais legal.”

Coup está animado com a experiência que os visitantes terão, revivendo as aventuras do Harry Potter viajando entre os dois parques temáticos.

“Os dois parques estão em lugares diferentes, o que é igual à ficção, onde era preciso pegar o Expresso Hogwarts pra ir de um lugar para o outro. O quão incrível é que você mesmo possa pegar o Expresso Hogwarts e ir de Londres pra Hogsmeade ou voltar de lá e viver a jornada dessas crianças, desses estudantes, exatamente como eles viveram.”

P: Quão exato é o Beco Diagonal que será construído com o que nós conhecemos?

Coup enfatiza que o clipe divulgado não retrata os planos detalhados, mas oferece uma visão de como a área vai ser.

“A ilustração é, obviamente, uma ilustração. É a representação de um artista de como vai ser a experiência, mas o nível de detalhes do vídeo não é real. Ele será muito mais rico em detalhes e nós tivemos que usar a criatividade para posicionar certas coisas porque queremos ter certeza de que a percepção de tudo, em geral, esteja correta. E está. Mas o parque real vai ser muito mais do que isso.”

Embora vá existir muito mais detalhes quando a área for realmente construída, uma quantidade surpreendente do que é visto no trabalho artístico é fiel ao futuro parque.

P: Como o Expresso Hogwarts funcionará? Será preciso usar bilhetes?

Desde que o trem parado do Expresso Hogwarts estava estacionado na frente do Mundo Mágico de Harry Potter original, os fãs tem esperado para poder embarcar de verdade e viajar pela Europa. Venha ano que vem, a Universal estará oferecendo uma chance em um trem de verdade, que funciona, e estará transportando visitantes entre os dois parques, o original e o Beco Diagonal.

Coup insiste que a jornada imitará a dos filmes, oferecendo presentes visuais no caminho.

“Você vai com certeza sentir como se estivesse em uma jornada de Londres para a Escócia ou voltando da Escócia pra Londres, na estação King’s Cross, e o mundo do lado de fora estará completamente invisível para os visitantes, que estarão imersos na jornada dentro do trem. Tudo o que você pode imaginar que aconteceu no caminho nos filmes e mais algumas surpresas.”

Embora o Expresso Hogwarts estará viajando pelos bastidores da Universal, Coup deixa claro que nada disso será visto. Em vez disso, o uso de efeitos especiais criará uma experiência envolvente durante a viagem.

Coup está animado em criar a viagem de trem, que será capaz de acomodar facilmente visitantes de todas as idades.

“A maravilha dos trens é que não há limitações, limites de idade ou de tamanho. Então é algo maravilhoso para toda a família. Nós aprendemos muito com o parque anterior, operacionalmente. Eu acredito que o nosso time está planejando tudo muito cuidadosamente para garantir que todos possam participar da viagem, e não haverá problemas nenhum com isso.”

Sabendo que a atração será muito popular, a Universal está planejando para grandes multidões, como Coup revelou que o trem terá capacidade para muitos passageiros.

“O trem será capaz de acomodar muitas pessoas, da mesma maneira que um trem normal. Nós nos manteremos fiéis à ficção.”

Mas a Universal ainda está trabalhando os detalhes de como os visitantes serão admitidos para cada parque. Foram mencionados bilhetes de “parque-para-parque”, mas nada foi confirmado ainda.

P: A fachada beira-mar de Londres representará localizações dos filmes?

Ao entrar no Beco Diagonal do lado trouxa dos Estúdios da Universal, os visitantes irão topar com uma fila de fachadas londrinas, escondendo o mundo mágico por trás dela. Coup diz que essas fachadas foram escolhidas cuidadosamente.

“Cada fachada teve um papel importante nos livros e nos filmes. Tudo ali tem um significado. Então, sim, há uma razão por trás de tudo o que foi posto na fachada.

O trabalho artístico do Beco Diagonal que foi mostrado inclui o famoso Nôitibus Andante que transportou Harry e seus amigos em uma viagem maluca por Londres. Quando questionado se o Nôitibus estará estacionado permanentemente na frente da expansão do mundo mágico, Coup respondeu, “Provavelmente, sim.”

A estação King’s Cross está confirmada como parte da área londrina, um lugar para entrar e sair do Expresso Hogwarts. Apesar de a Universal não estar divulgando detalhes de como irá funcionar, não é difícil imaginar que a Plataforma 93/4 fará parte da experiência.

Já existe uma homenagem à plataforma na estação King’s Cross real em Londres, Inglaterra, que permite que visitantes tirem fotos engraçadas como esta:

P: Que lojas, restaurantes, e outras atrações haverão no Beco Diagonal?

Nesse ponto, os detalhes do que será visto no Beco Diagonal são escassos. Mas os fãs tem que apenas olhar os filmes do Harry Potter para ter uma ideia do que haverá no parque, já que a Universal pretende se manter o mais fiel possível às histórias.

“Serão lugares marcantes. Queremos ter certeza de que estamos levando os visitantes para o mundo do Harry Potter. Eu não posso contar os detalhes, mas certamente todos os lugares marcantes serão parte dele e mais alguns que possam não ter aparecido nos filmes, mas que foram parte das histórias.

Apesar de a Universal não ter confirmado nenhum estabelecimento, foi dito que haverá diversas lojas e um restaurante. É muito possível que o O Caldeirão Furado será o tal restaurante temático.

Outro candidato quase definitivo é a Gemialidades Weasley, que pode ser vista no vídeo de divulgação.

O Mundo Mágico de Harry Potter original já tem uma Olivaras, uma experiência popular desde a abertura do parque. Colocá-la lá, fora do Beco Diagonal, onde era localizada nos livros e filmes, foi autorizado pela criadora de Harry Potter, J.K. Rowling. Mas agora que a Universal também está construindo um Beco Diagonal, Coup da a dica – provavelmente haverá mais Olivaras para ver.

“J.K. Rowling nos deu a autorização para abrir um anexo à Olivaras, que era em Hogsmeade. Mas para se manter fiel ao Beco Diagonal, queremos ter certeza de que trouxemos todos os lugares importantes que pertencem a ele. Então você vai ter que esperar um pouquinho mais, mas imagine.”

Olhando a lista de todos os lugares do Beco Diagonal que aparecem nas histórias de Harry Potter, temos uma boa noção de outras lojas possíveis que poderiam fazer parte da expansão:

Caldeirão Furado, Madame Malkin, Olivaras, Artigos de Qualidade para Quadribol, Floreios e Borrões, Empório das Corujas, Sorveteria Florean Fortescue, Farmácia Mullpeppers, Lojas de Caldeirõs, Gemialidades Weasley, Banco Gringotes.

É claro que a Universal não está comentando em nenhum desses detalhes. Igualmente, não é sabido se a Travessa do Tranco será parte da expansão.

Mas para aqueles que já querem ter uma ideia de como será caminhar pelo Beco Diagonal podem visitar a tour dos Estúdios da Warner Bros em Londres, que abriu no início desse ano, mostrando partes dos cenários reais usados na filmagem dos filmes.

Certamente, é uma exibição popular. Até mesmo a família real visitou-a recentemente para serem bruxos por um dia.

P: O Banco Gringotes realmente terá um dragão no topo?

Um ponto focal do vídeo do Beco Diagonal é um dragão cuspindo fogo, sentado no topo do banco Gringotes, que alojará a parte principal da área. Quando questionado se o dragão será parte da área ou se só está aparecendo na arte, Coup respondeu brincando “A ilustração não é minha. Você viu uma com um dragão?”

Mas falando sério, Coup revelou que o dragão será sim parte do Beco Diagonal.

“Foi uma parte tão grande das histórias e do último livro. Então sim, vamos trazer o dragão a vida e ele estará fazendo umas coisas bem legais. Coisas que dragão fazem, sabe?”

Um dragão cuspindo fogo teve uma parte muito importante em toda a agitação que aconteceu no banco Gringotes nos filmes do Harry Potter.

Então o quão parecido será com o que aparece na prévia? Muito, diz Coup.

“A ilustração é bem parecida, na verdade.”

P: Como será a viagem dentro do banco Gringotes?

A Universal não revelou nada específico sobre o que estará dentro do banco, apenas o chamou de atração principal. Mas Coup deixa claro que qualquer pessoal que viu os filmes saberá o que fará parte do Gringotes, essencialmente.

“Nós usamos esses efeitos visuais incríveis, trabalhamos com Stuart Craig, e vamos levar nossos visitantes para uma jornada incrível dentro do banco Gringotes.”

Coup diz que a jornada será cheia de surpresas, mas criadas para uma grande audiência.

“Será uma jornada para a família, que trará toda a emoção que o Harry Potter traria para esse mundo. Eu não posso revelar muito, mas o farei logo – quando eu for autorizado. O que eu posso falar é que será fantástico. Se você viu os filmes e viu como essas coisas eram legais, é isso que é trazido à vida para que toda a família possa aproveitar.”

P: O Beco Diagonal poderia fazer parte do Halloween Horror Nights?

Aqueles que viram os filmes do Harry Potter sabem que o Beco Diagonal foi palco para coisas bem assustadoras. Com personagens sombrios como os Comensais da Morte, Dementadores e até mesmo Voldemort. É fácil imaginar como o mundo de Harry Potter pode se misturar com os pesadelos do Halloween Horror Nights.

Mas Coup não tem mais nada a adicionar. Os detalhes de como esse evento irá coexistir com o mundo mágico ainda estão sendo estudados.

P: As lojas do Beco Diagonal serão maiores do que os pequenos espaços de Hogsmeade?

Uma das poucas reclamações sobre o parque original é o tamanho das ruas e das lojas. Salas pequenas e ruas estreias deixam a circulação entre a multidão meio complicada. Mas Coup diz que a Universal continuará a favorecer a fidelidade em vez do conforto.

“Nós não queremos criar lojas que não se encaixam na ficção. Então há um senso de intimidação, mesmo o Beco Diagonal sendo maior do que Hogsmeade. Não é uma vila na Escócia. Mas nós não vamos fugir de nos mantermos fiéis as histórias e os efeitos visuais que estavam nos filmes. Então você pode esperar que será bem preciso ao que estava lá, o que significa que será maior do que Hogsmeade, porque, novamente, Hogsmeade é um pequeno vilarejo.”

O objetivo é retratar o Beco diagonal com a maior realidade possível, mesmo que isso signifique sacrificar um pouco de espaço pessoal.

“É sobre descobrimento e a animação dessas lojas e restaurantes incríveis e mais outras surpresas que vão te levar para esses lugares imersivos. E a escala tem que estar certa. Os detalhes, os gráficos, tudo.”

Coup diz que toda a área do Beco Diagonal terá um tamanho similar ao Mundo Mágico.

P: O que o Mundo Mágico original fez que permitiu a construção dessa segunda fase?

A Universal aprendeu com o sucesso da primeira área de Harry Potter e está planejando para que o Beco Diagonal seja ainda mais incrível. Coup está animado com todo o detalhe que está sendo planejado.

“Você pensa em todas as camadas de detalhes – nós colocamos a coisa em outro patamar. E o que aprendemos é que os nossos visitantes e fãs apreciam cada detalhe que nós colocamos. Sendo assim, o nosso desejo agora é levar isso a um outro nível, não só expandindo a experiência mas também adicionando ainda mais detalhes, sendo Londres, o Beco Diagonal, Gringotes, sendo mais urbano e nós vimos tanto disso nos filmes. Nós vimos mais do Beco Diagonal nos filmes do que vimos de Hogsmeade, na verdade. Então isso nos permite ser mais autênticos ao que foi apresentado aos espectadores, as histórias e todo um novo nível de detalhes e experiências que vai encantar a todos.”

P: J.K Rowling está envolvida na criação do Beco Diagonal?

Desta vez, a autora notoriamente meticulosa de Harry Potter nos deixou ser mais criativos nas mãos da Universal, mas ainda estamos prestando atenção. Coup e o time dele tem trabalhado perto dela desde o início.

“Ela tem trabalhado conosco no desenvolvimento disso para garantir que tudo esteja verdadeiro e autêntico.”

P: Quando o Beco Diagonal irá inaugurar?

Pressionando o Coup para mais detalhes sobre a inauguração em 2014 resultou em nenhuma informação nova. A Universal não está dizendo em que parte de 2014 será a inauguração ou se abrirá em partes. Mas eles prometem que esses detalhes serão divulgados no tempo certo.

P: O Beco Diagonal será parte do Mundo Mágico de Harry Potter em Hollywood?

Os estúdios da Universal em Hollywood revelarão muito pouco sobre a sua versão do Mundo Mágico. Terá o Castelo de Hogwarts. Terá cerveja amanteigada. Mas, além disso, Coup não fala mais nada. Os elementos do Beco Diagonal poderão ou não estar presentes na inauguração daqui alguns anos.

P: Por que anunciar o Beco Diagonal agora e o quão difícil é manter um segredo hoje em dia?

A Universal Orlando está se movendo rapidamente neste projeto, não desperdiçando tempo em tirar proveito do sucesso do Mundo Mágico original. A nova área está tomando o lugar da “Jaws Ride”, que fechou em janeiro de 2012. Seguindo a demolição do brinquedo, a construção imediata do Beco Diagonal começou. A Universal optou por esperar quase um ano e meio para falar sobre os detalhes da expansão, apesar da informação ter vazado online dois dias depois de o “Jaws Ride” ser fechado.

Coup diz que é muito difícil manter um segredo hoje em dia, citando o poder da internet e a proliferação das câmeras digitais. Mas ele pede aos fãs que sejam respeitáveis com os projetos em andamento, para que esperem e vejam o resultado final.

O anúncio dessa semana foi planejado cuidadosamente. Houve algumas discussões a cerca do grande lançamento do “Transformers: The Ride 3D”, mas a Universal sentiu que era o tempo certo para contar ao mundo o que está por vir. E ainda há mais coisas planejadas para depois, diz Coup.