Potterish

“O que aconteceria se Potter crescesse e se unisse ao CSI?”

“O que aconteceria se Potter crescesse e se unisse ao CSI?”

Em julho de 2007 o último livro de Harry Potter foi lançado, mas seu legado ainda está presente na vida de seus leitores. Boa parte dos fãs que acompanharam a série ficou tão sedenta por livros que devorou outras obras rapidamente, mostrando que Potter abriu as portas de milhares de crianças e jovens para o mundo da literatura.

Em busca de novos prazeres literários, essas pessoas deram chance a outras séries, em especial de fantasia. Atualmente pode-se encontrar nas prateleiras das livrarias dezenas de títulos compostos por diversos seres fantásticos – vampiros, lobisomens, fadas, anjos e até mesmo zumbis! -, quantidade e variedade que talvez deixe alguns indecisos sobre qual escolher.

Imagine por um momento, então, que agora uma nova série se passa em Londres e envolve magia, dois temas que aprendemos a amar e dominar no decorrer dos anos. A resposta para a pergunta do título deste artigo, feita pela conceituada autora de fantasia urbana Diana Gabaldon, é a proposta de “Espíritos do Tâmisa”, o primeiro livro da trilogia “Enigmas de Londres” que, embora possa causar receio exatamente por essas semelhanças, distancia-se positivamente por incluir outros seres fantásticos complementares e uma narrativa policial digna de CSI.

“Espíritos do Tâmisa” nos apresenta Peter Grant, que descobre que a única testemunha de um crime é um fantasma, e logo passa a trabalhar em uma unidade secreta da polícia londrina responsável por controlar a magia e proteger as pessoas de entidades malignas.

Ao acompanharmos a trajetória de Grant na nova rotina do seu trabalho, somos apresentados a diversas criaturas fantásticas – trolls, vampiros, ninfas – que habitam o submundo da cidade, e ao longo de suas 368 páginas, descobrimos que quem manda de verdade em Londres não vive em palácios e não são nem mesmo humanos.

Com o primeiro título publicado no Brasil no mês passado pelo selo Fantasy, da Editora Casa da Palavra, a trilogia é assinada por Ben Aaronovitch, um londrino mais conhecido pelo seu trabalho na televisão britânica, em especial como roteirista da série “Doctor Who”. Ben traz à sua primeira obra a fascinação por Londres, uma cidade que, caso você ainda não tenha visitado, certamente já possui imenso interesse e afinidade à série de J.K. Rowling.

Nas próximas semanas publicaremos uma resenha escrita pela Sheila Vieira e realizaremos sorteios do livro em nossas redes sociais, então fique ligado! Por enquanto, confira na extensão trechos traduzidos de resenhas publicadas por outros sites e a sinopse oficial do livro. Você também já pode adquiri-lo através do Submarino por apenas R$ 34,90!

ESPÍRITOS DO TÂMISA
Sinopse oficial

26 de novembro de 2012

“O que aconteceria se Potter crescesse e se unisse ao CSI?”

Trechos de resenhas
Ele realmente sabe escrever, com um leve toque de seu humor e personagens que realmente se destacam. Esse livro é um puro deleite e eu mal posso esperar pelo próximo da série”.
Mat Coward – The Morning Star

Sam Downing elogiou o humor do romance e as personagens, e o achou “um daqueles livros do tipo ‘Ahhh, eu já estou no escritório? Quero continuar lendo agooooora’”.

Saxon Bullock do SFX, que concedeu ao livro cinco estrelas de cinco, declarou que o romance era “Espirituoso, imaginativo e emocionante, ‘Espíritos do Tâmisa’ é um ótimo exemplo de como nem sempre se trata de ter uma ideia incrivelmente nova”, elogiando o conhecimento de Aaronovitch sobre Londres e sua abordgem nova e “inteligente”.

Ben Aaronovitch escreveu um livro que nunca me desapontou nas escolhas feitas como autor, nem nas escolhas de suas personagens”, referindo-se, em parte, às reações subjugadas das personagens ao sobrenatural, o que é incomum neste gênero. Ele ainda afirma que “No fim das contas, você tem que ler esse livro. Se você gosta de uma boa escrita, boa fantasia ou fantasia urbana, bons personagens, ou simplesmente uma história de tirar o fôlego ambientada em um mundo de tirar o fôlego, esse livro é para você.
Joshua Hill – Fantasy Book Review

Sinopse
O jovem e talentoso policial Peter Grant está prestes a descobrir que quem manda de verdade em Londres não vive em palácios. Nem são humanos. Após investigar um crime em que a principal testemunha é um fantasma, Grant é transferido para uma unidade secreta da polícia londrina, onde aprende magia, feitiços e conhece seres que nunca imaginou encontrar em Londres.

Perfeito para seguidores de Harry Potter, Espíritos do Tâmisa é o primeiro livro da trilogia Enigmas de Londres, onde acompanhamos o jovem detetive Grant investigar o mundo oculto de Londres na unidade secreta da polícia londrina que trata de casos sobrenaturais e de magias. Aventuras com muito mistério, um pouco de humor e seres como trolls, vampiros, ninfas e muito mais.

O segundo título da Trilogia Enigmas de Londres será lançado em 2013, também pelo selo Fantasy, da Editora Casa da Palavra. O selo Fantasy, dedicado a livros de fantasia, terror sobrenatural e literatura fantástica, já lançou livros como “O inverno das fadas”, de Carolina Munhóz e “Rua estranhas”, como George R.R. Martin.

Sobre o autor
Ben Aaronovitch nasceu em Londres, em 1964. Teve um tipo de infância que leva um homem a beber ou a se tornar fanático por ficção científica. Ele é roteirista e fez sucesso na BBC com a série Doctor Who. Depois de uma década trabalhando em roteiros, decidiu que era hora de mostrar ao mundo o que realmente poderia fazer e embarcou na sua primeira trilogia. Seu sucesso reflete sua fascinação pela cidade que chama de “A capital do mundo”.