A Câmara Secreta ︎◆ Livros

Pottermore arrecada 3 milhões de libras em 1 mês nas vendas de eBooks

O website Pottermore é o responsável exclusivamente pelas vendas dos livros eletrônicos da série Harry Potter, que vêm quebrando recordes de vendagem desde seu lançamento. Em três dias, já se somava o valor de 1 milhão de libras esterlinas sobre as compras dos e-books, sem falar na possível queda no sistema da Amazon, na tarde em que os livros foram disponibilizados na Kindle Store. Agora, foram divulgados os números de arrecadação do primeiro mês de venda dos livros digitais da série.

£3 milhões, o que estima-se 4.8 milhões de dólares. Calculando-se, se acredita que 525.739 cópias foram vendidas apenas no primeiro mês, fazendo dos livros da série, uns dos mais baixados da história. 64% dos livros eletrônicos adquiridos no mês de abril contam a história do menino que dormia no armário sob a escada até ter sua vida mudada aos 11 anos.

O presidente do Pottermore, Charlie Redmayne, disse que durante todo mês assistiu às vendas sossegarem, porém, ainda se sentiu surpreso pois permaneceram muito significativas. Falou ainda que acreditava que a vendagem dos livros impressos fosse cair, e temia o crescimento da pirataria, devido a liberdade do leitor se tratando da transferência dos arquivos:

“Obviamente, há temores quanto a pirataria aumentar como resultado da liberdade dos e-books, assim como que suas vendas pudessem canibalizar as dos títulos físicos, mas tivemos o prazer de ver o ritmo de vendas dos livros físicos subir e derrubar a pirataria.”

Redmayne também comentou que a forma como esses livros foram trazidos no mercado ajudou bastante a acabar com as cópias ilegais: “Nós acreditamos que se fizéssemos esses livros disponíveis exatamente da maneira que as pessoas quisessem, em uma plataforma que é acessível a elas, e por um preço feliz, as pessoas iriam optar por comprá-los.”

Ainda segundo ele, nas duas primeiras semanas de abertura oficial do site Pottermore para todo o público, 1 bilhão de páginas foram visitadas. Tendo o total de 2,407,211 usuários cadastrados (até agora), e a Casa Grifinória possuindo a maioria dos estudantes, por uma diferença mínima das outras Casas, o Pottermore é um sucesso, e crescerá mais ainda na medida em que novas funções forem adicionadas e os outros livros estejam liberados.

“Ele [o site] é uma experiência fantástica, mas ainda não tão boa quanto ela será no futuro. Estamos trabalhando no livro dois agora, estou muito satisfeito com algumas das páginas que eu vi, e ele vai estar chegando o mais rápido possível.”

Aguardaremos ansiosos pelas novidades que estão por vir no site, e lembramos a todos que os e-books ainda não estão disponíveis em português. Enquanto isso, permaneçam ligados no Potterish!