Potterish

Diário de Tom Riddle inspira criação de papel que informa tipo sanguíneo

Inspirado no diário de Tom Riddle, que aparece pela primeira vez no livro Harry Potter e a Câmara Secreta e cujas páginas se escrevem sozinhas, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Monash, na Austrália, desenvolveu um tipo de papel com um sensor que informa o tipo sanguíneo da pessoa.

O papel funciona a partir do conhecido sistema ABO, classificando as amostras de sangue de acordo com os tipos A, B, AB ou O, e também informando se o fator Rh é positivo ou negativo.

A novidade pode ajudar não-especialistas a interpretarem os resultados mais rapidamente, especialmente em situações de emergência e durante desastres humanitários.

Os fãs devem se lembrar que essa não é a primeira vez que artefatos do mundo criado por J.K. Rowling inspiram o “mundo trouxa”; com um nível de dificuldade muito maior, há anos estudiosos tentam recriar a capa da invisibilidade presente na série Harry Potter – e embora tenham tido alguns avanços em suas pesquisas, ainda estão longe de atingir a eficiência da famosa capa de Ignoto Peverell.