J. K. Rowling

Rowling se tornará “Freeman of the City of London”

A Cidade de Londres anunciou no fim de semana que J.K. Rowling foi convidada a receber a condecoração “Freedom of the City of London” (Liberdade da Cidade de Londres) devido aos seus serviços prestados à literatura.

A autora foi indicada ao prêmio por Alderman David Wootton, Lord Prefeito da Cidade de Londres, e por Wendy Mead, Xerife da Cidade de Londres. Wootton explicou a escolha:

No momento em que ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ chegou às prateleiras, a história de J.K. Rowling lançou um feitiço sobre milhões e milhões de crianças e adultos em todo o mundo. Os livros se tornaram um sucesso fenomenal, e estamos contentes por Joanne ter aceitado nosso convite para receber a ‘Liberdade da Cidade de Londres’. Sua ‘Liberdade’, que lhe será concedida pelos serviços prestados à literatura infantil, reconhece duas conquistas singulares – o sucesso surpreendente da série, e a forma com a qual as aventuras de Harry Potter não somente encantou os amantes da literatura, como também incentivou muitos jovens a se perderem em um livro pela primeira vez.

Rowling comentou sobre a honraria:

Os meus pais eram londrinos. Eles se conheceram em um trem que partia da estação de King’s Cross em 1964, e embora nenhum deles tenha vivido em Londres novamente, suas duas filhas foram direto para a capital no momento em que se tornaram independentes. Para mim, Londres está cheia de lembranças pessoais, mas nunca perdeu a aura de emoção e mistério que tinha durante as viagens para ver a família durante a infância. Eu estou mais orgulhosa do que consigo expressar por receber a Liberdade da Cidade, que, acima de todos os benefícios conhecidos (e poucas pessoas percebem isso), me dá o direito a uma bebida de graça no Caldeirão Furado e um voucher de dez galeões para gastar no Beco Diagonal.

Acredita-se que o prêmio “Liberdade da Cidade de Londres” começou em 1237 e permitia que os viajantes realizassem seu comércio; hoje, no entanto, as pessoas são nomeadas ou premiadas com a Liberdade por lhes oferecer uma ligação histórica com a Cidade de Londres e com uma de suas antigas tradições. O honraria está aberta a todos que se candidatarem, mas dentre aqueles que foram convidados a recebê-la, encontram-se a Rainha, Princesa Diana, Nelson Mandela, Theodore Roosevelt e Winston Churchill.

A cerimônia de premiação, a ser realizada no dia 7 de maio na The Mansion House – a residência oficial do Lord Prefeito -, começará com Rowling lendo em voz alta a Declaração da Liberdade e, em seguida, ela será recebida por Chris Bilsland, o Chamberlain de Londres, como uma “Cidadã de Londres” e apresentará o certificado emoldurado.

Embora o comunicado à imprensa informe que não serão concedidas entrevistas, serão liberadas fotos da cerimônia e nós estaremos de prontidão para trazê-las a vocês. Continuem ligados no Ish!