J. K. Rowling ︎◆ Livros ︎◆ Morte Súbita

Cinco editoras brasileiras disputam novo livro de Rowling

A informação partiu da coluna “Painel das Letras”, de Raquel Cozer, publicada na Folha de São Paulo deste sábado, 21. Segundo ela, estão na disputa as editoras Intrínseca, Ediouro e Record, juntamente com a Novo Conceito e a Rocco, responsável pela publicação da série Harry Potter por aqui.

Como já havíamos anunciado, no começo do mês diversas editoras, do mundo todo, tiveram que enviar propostas financeiras às cegas à agência The Blair Partnership, sem ao menos ter acesso à manuscritos do livro, ou alguma orientação de piso. As cinco melhores ofertas iriam competir em um leilão. Editoras como Companhia das Letras, Objetiva, Globo, Leya e Planeta afirmaram nem ter tentado, devido às condições da disputa.

As cinco finalistas, então, tiveram a última semana para apresentar um detalhado plano editorial e de marketing que, segundo a agência de Rowling, seria avaliado pela própria autora. Na última quinta-feira, elas foram avisadas que devido às ótimas qualidades das propostas, a decisão prometida para a sexta, precisava ser prorrogada. Nenhuma das casas editoriais puderam comentar sobre o assunto.

The Casual Vacancy, primeiro romance de J.K. Rowling para adultos, será publicado dia 27 de setembro de 2012, no Reino Unido e Estados Unidos pela Little, Brown Book Group e Little Brown and Company, tanto no formato impresso quanto no digital. Na Austrália e na Nova Zelândia, pela Hachette. Sobre o livro em Portugal, não temos nenhuma informação. Quanto ao Brasil, resta esperar alguma confirmação por parte das editoras envolvidas.

Continuem todos ligados no Ish!