Potterish

A fagulha foi acesa e as chamas se espalham

ATENÇÃO: não continue a ler se você não leu o primeiro livro da série “Jogos Vorazes”. 

 

[meio-2]Dois vencedores dos Jogos Vorazes. Isso é um feito inédito. O que Katniss não percebe é que seu truque para vencer os jogos resultou em algo mais: uma situação que a Capital quer evitar a todo custo. Por isso, novamente os amantes desafortunados são mandados de volta pra arena. Começa o Massacre Quaternário. Conheça “Em Chamas”, que retoma a trajetória de Katniss após o evento que mudou sua vida, ao conferir o texto de Natallie Chagas.

“Em Chamas”, de Suzanne Collins

A fagulha foi acesa e as chamas se espalham Tempo: para ler de um tiro só no fim de semana
A fagulha foi acesa e as chamas se espalham Finalidade: para ficar na ponta da cadeira
A fagulha foi acesa e as chamas se espalham Restrição: não há restrições
A fagulha foi acesa e as chamas se espalham Princípios ativos: ficção infanto-juvenil, programas de TV, reality shows, relações humanas, sobrevivência

A fagulha foi acesa e as chamas se espalham

Atenção: há spoilers do livro “Jogos Vorazes” no texto a seguir.

“Se você morrer, e eu continuar vivo, acaba a vida para mim no Distrito 12. Você é toda a minha vida.”

A fagulha foi acesa e as chamas se espalham

Peeta Melark e Katniss Everdeen venceram os últimos Jogos Vorazes, feito nunca antes ocorrido. No entanto, a “garota quente” não tem consciência dos pequenos distúrbios nos distritos que ocorrem desde sua vitória. Ela não percebe que sua última atitude nos Jogos se tornou uma pequena chama para aqueles que querem se livrar da opressão da Capital. Agora, ela deve manter a farsa e, pior, convencer o próprio presidente, de que ela realmente ama Peeta e tudo que fez (incluindo seu truque final) foi em função deste sentimento.

Eles precisam parecer um casal de apaixonados, mas acabam novamente trocando os pés pelas mãos.  Então, no ano do 3º Massacre Quaternário, uma maneira diferente de coletar os tributos leva o casal de volta para a arena. Mas isso não impede Peeta e Katniss de lutarem com afinco para salvarem-se mutuamente. Ao mesmo tempo, a fagulha da rebelião já foi acesa. Só resta saber quem pagará pelas chamas espalhadas pelo Tordo.

O segundo livro da trilogia Jogos Vorazes é ótimo. Continua exatamente de onde o primeiro livro parou. O livro apresenta alguns pontos altos:  o vilão da história se torna mais presente (atuante ele sempre foi);  a descrição da situação política também é mais forte; e a melhor parte são os momentos Katniss-Peeta mais intensos (apesar de Gale). Enfim. Uma excelente continuação.

Por Natallie Chagas

413 páginas, Editora Rocco Jovens Leitores, publicado em 2011.
*Título original: Catching fire.