Parte 2

Harry Potter e o Oscar de Melhor Filme

Desde julho, quando Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 chegou aos cinemas, pessoas ao redor do mundo todo têm questionado se esta é a vez de ver Harry Potter ocupando um lugar nas indicações ao Oscar de Melhor Filme. Finalmente chegamos em 2012, e no deste mês finalmente teremos este questionamento respondido. Porém, como já informamos aqui anteriormente, é possível prever os indicados por meio de outras premiações que costumam ditar a lista da maior premiação do indústria do cinema.

Infelizmente, para aqueles que anseiam ouvir o título do último filme da franquia entre os indicados ao prêmio máximo do Oscar, está se tornando cada vez mais improvável que tal fato ocorra. O motivo? As premiações dos críticos que tanto elogiaram Relíquias da Morte Parte 2 estão deixando-o de lado, como o importante Producer’s Guild Award que indicou Harry Potter e a Pedra Filosofal para Melhor Filme em 2002, e agora, dez anos depois, não lembrou-se de Harry Potter. Sem contar outras premiações como o Globo de Ouro e o Screen Actors Guild. Na próxima semana serão anunciados os indicados do Writers Guild e do Directors Guild, e a probabilidade de Harry Potter ser lembrado nestas duas premiações é baixa.

Por outro lado, ainda é possível haver uma luz no fim do túnel. Algumas surpresas costumam acontecer no Oscar, e algumas delas são realmente bizarras e inesperadas, como a indicação de Um Sonho Possível para Melhor Filme há alguns anos. E ainda há o fato de o número de indicados poder variar entre 5 e 10. Também temos o marketing da Warner Bros., que está incansável e já divulgou mais dois vídeos de consideração (assista aqui o primeiro e aqui o segundo). Também há o caso de O Senhor dos Anéis, que apesar de ser indicado ao prêmio máximo por seus três filmes só saiu vencedor no último, e há a probabilidade de algum reconhecimento de última hora ser dado para Harry Potter.

Apesar de uma indicação para Melhor Filme estar difícil de acontecer – a vitória está totalmente fora de cogitação -, ainda há outras categorias onde existem grandes probabilidades de indicação: Fotografia, Maquiagem e Trilha Sonora. E também existem chances reais de vitória: Direção de Arte e Efeitos Visuais.

De qualquer forma, falta pouco para o suspense acabar. Dia 24 de janeiro teremos a lista de indicados finalmente divulgada, e enquanto isso não deixe de dar sua opinião nos comentários. Talvez, até lá, a Academia pare, olhe e perceba como Harry Potter deixou de ser um bruxinho e cresceu.