Potterish ︎◆ The Making of Harry Potter

EXCLUSIVO: Potterish visita estúdios e divulga prévia do “Warner Bros Studio Tour – The Making of Harry Potter”!

Em março foi divulgado que, para a felicidade de todos os fãs, o Leavesden Studios seria transformado no Warner Bros. Studio Tour London – The Making of Harry Potter, uma atração que dará aos visisitantes a oportunidade de conhecer os sets onde todos os oito filmes foram gravados.

Para ajudar a promover o seu lançamento, a Warner Brothers convidou sites de destaque para visitar antecipadamente essa nova atração potteriana ainda em sua fase de construção, e nós do Potterish temos o orgulho de informar que fomos o único fansite brasileiro a estar presente!

Nosso webmaster Marcelo Neves adentrou a casa de HP na Inglaterra e pôde conhecer alguns dos sets construídos para a saga, bem como ter uma ideia geral de como será o tour e como ficará a atração após o seu lançamento oficial. Confira:

Um dos momentos mais tocantes e marcantes para mim, e tenho certeza que também o será para a grande maioria dos fãs, é que durante o tour todos vão poder ver o armário sob a escada onde Harry viveu por 11 anos antes de ir para Hogwarts. Entrar naquele armário foi surreal. Não sei se eles vão deixar o público fazer isso, mas… é algo único e realmente mágico, apesar de não ter magia envolvida. Não consigo explicar como foi, mas certamente foi um daqueles momentos que marcam nossa vida como fã.

Leia o relato completo do Marcelo sobre o que viu durante sua visita na extensão, bem como o comunicado à imprensa divulgado pela Warner Brothers!

A inauguração oficial do Studio Tour será realizada na privamera boreal de 2012 (outono no hemisfério sul), e os ingressos começarão a ser vendidos no dia 13 desse mês em seu site oficial.

HARRY POTTER STUDIO TOUR
Relato de visita aos estúdios

Potterish.com ~ Marcelo Neves
03 de outubro de 2011

EXCLUSIVO: Potterish visita estúdios e divulga prévia do “<em>Warner Bros Studio Tour - The Making of Harry Potter</em>”!

Visitar os estúdios de Harry Potter é um sonho de consumo para qualquer fã, e comigo não poderia ser diferente. Após mais de 12 anos ligado ao mundo Potter, em setembro eu finalmente pude realizar esse sonho, e sinceramente não consigo imaginar ocasião melhor que essa, ir como convidado para conferir de perto o andamento da transformação dos estúdios.

Tudo começou com uma viagem de trem de Euston (onde Jo pegou o trem Londres-Manchester e confundiu com a estação de King’s Cross) para Watford Junction, na periferia de Londres.

Às 16h eu já estava nos estúdios Leavesden, da Warner Bros, em Hertfordshire. Uma das primeiras coisas que vi foram duas casas utilizadas para filmar a Rua dos Alfeneiros. Meu coração disparou! Acho que foi isso que me fez perceber o que eu estava indo fazer: visitar os estúdios e ver em detalhes o incrível trabalho de centenas de pessoas que durou 11 anos.

A abertura dos estúdios para o público, em minha opinião, é para celebrar o trabalho dessas centenas de pessoas e permitir que o público fã de Potter e fã de cinema em geral possa ver como foi feita a adaptação cinematográfica da maior obra literária do mundo.

Eu e os membros de outros fansites internacionais entramos na área dos estúdios e tivemos uma pequena conversa sobre segurança no local, onde vestimos coletes luminosos, capacetes e botas de proteção, porque todos os estúdios estão passando por construções e reformas para serem abertos ao público em 2012.

A WB construiu dois novos estúdios para isso, o “J” e o “K”, que segundo eles, é apenas uma coincidência, já que constroem os estúdios em ordem alfabética. Apenas o estúdio “J” estava pronto para visitarmos.

Nossa visita começou na área de efeitos especiais, onde tive a oportunidade de conhecer Nick Finlayson e ver como foram feitos alguns dos truques por trás dos filmes, entre eles os pratos e caldeirões da cozinha dos Weasleys se movendo através de magia, o Ford Anglia, a porta da Câmara Secreta, entre outros.

Todos os visitantes puderam usar varinhas e sua própria mão para conjurar feitiços e ver os objetos em ação. Um dos 15 Fords Anglia usados para as filmagens vai estar suspenso para todos verem – nos explicaram que foram usados 15 porque cada um precisava fazer uma determinada ação para dar magia ao filme. A porta mágica dos cofres de Gringotes também estará à mostra para o público. Monitores interativos vão estar espalhados por toda a atração. Visitantes poderão tirar fotos em vassouras ou na motocicleta que o Hagrid usou, e ver o malão do Lupin e o malão onde Olho-Tonto ficou preso durante o filme Cálice de Fogo.

Depois disso, e de ter tirado uma foto na frente da porta da Câmara Secreta, fomos conhecer a equipe responsável por fazer os bonecos usados nos filmes. Vi na minha frente Aragogue, Fawkes e Bicuço, todos desmontados na mesa para serem retocados, máscaras que representavam todos os duendes de Gringotes, e o mais assustador: o boneco da professora Caridade Burbage que foi usado para flutuar na mesa da Mansão Malfoy antes de ser devorada por Nagini. Muitos acham que os efeitos especiais foram todos criados por computadores (CGI), mas na verdade a maioria dos efeitos especiais, principalmente envolvendo criaturas, foi feita usando bonecos animados.

EXCLUSIVO: Potterish visita estúdios e divulga prévia do “<em>Warner Bros Studio Tour - The Making of Harry Potter</em>”!

E o nível de detalhes de cada um desses animatronics é simplesmente incrível; todas as penas de Fawkes e do Bicuço foram costuradas à mão, uma a uma! Todos os pelos de Aragogue também foram colocados um a um! A equipe estava trabalhando nesses bonecos animados mecanicamente quando eu estava lá. Fiquei estupefato com o trato minucioso e a dedicação. Às vezes eles ficam trabalhando por horas, dias para fazer um boneco que só vai ser mostrado nos filmes por dois, três segundos. Fiquei super impressionado!

Depois do workshop na area de efeitos especiais e animatronics, fomos para a entrada do estúdio que vai ter a loja de presentes com todo o merchandise oficial (aliás, o estúdio será o único lugar no Reino Unido vendendo merchandise oficial, então comecem a guardar dinheiro!). Na entrada desse lugar todos vão se deparar com o Basilisco, que ótima maneira de recepcionar o publico, não? Além da lojinha, lá também vai ter um café, mas eu me certifiquei e infelizmente eles não vão vender cerveja amanteigada.

Os visitantes serão direcionados para um salão com oito telas que mostrarão os melhores momentos dos filmes, e depois para um mini cinema para ver um vídeo especial com o elenco e todos que trabalharam para que os filmes acontecessem.

Após os vídeos, todos os 120 visitantes vão para um tour guiado no Salão Principal. Todos poderão tirar fotos na porta do Salão e entrar e sentar nas quatro mesas! Na minha visita eu pude notar coisas que nunca foram vistas nos filmes, mas não darei muita informação para não estragar a surpresa. Um dos muitos detalhes que me impressionaram foi que as centenas de talheres usados são realmente banhados a ouro. Fiquei sabendo que era mais barato banhar a ouro do que fazer um efeito especial em todos os talheres. Quem iria imaginar?

Todas as mesas e os bancos foram feitos com madeira sólida e, portanto, tinham aquela aparência de novo, então Craig pediu para todos os extras que faziam os papeis de estudantes de Hogwarts para riscar, escrever, grafitar as mesas e bancos, para dar aquele efeito de uma escola milenar, afinal, estudantes não iriam conservar aquilo como novo, certo? Ainda sobre o Salão Principal, todos os talheres, pratos, e itens dos cenários ocupam o espaco monstruoso de 180 containers, daqueles enormes que transportam cargas em navios. Podem imaginar a quantidade de material?

Sentar no Salão principal foi incrível. Todo o Salão foi construído usando pedras sólidas e espessas, o que dá todo um charme para o estúdio e o ajudou a sobreviver aos 11 anos de filmagens com centenas de pessoas andando de lá para cá durante horas e horas de produção dos filmes. Eu tive que tirar uma foto sentado na mesa segurando os talheres de ouro, e foi legal ver outros fãs como eu tendo as mesmas reações e com o mesmo sorriso bobo no rosto.

EXCLUSIVO: Potterish visita estúdios e divulga prévia do “<em>Warner Bros Studio Tour - The Making of Harry Potter</em>”!

Depois disso fui visitar o escritório do professor Dumbledore. São tantos detalhes que nem sei por onde começar! Um dos itens mais caros dos sets foi o telescópio do Dumbledore, que praticamente quase não é visto nos filmes. Craig decidiu que se Dumbledore tivesse um hobby, seria Astronomia. Todos poderão observar isso e muito mais com a ajuda dos audio guides, que serão distribuídos e ajudarão os visitantes a entender melhor todo o processo de criação. Provavelmente eles terão audio guides em português, confirmarei essa informação quando estivermos mais próximos da data de abertura da atração. Além disso, a nossa visita foi inteiramente supervisionada pelo Fines, que foi contando todos os detalhes da produção.

EXCLUSIVO: Potterish visita estúdios e divulga prévia do “<em>Warner Bros Studio Tour - The Making of Harry Potter</em>”!

Um dos momentos mais tocantes e marcantes para mim, e tenho certeza que também o será para a grande maioria dos fãs, é que durante o tour todos vão poder ver o armário sob a escada onde Harry viveu por 11 anos antes de ir para Hogwarts. Entrar naquele armário foi surreal. Não sei se eles vão deixar o público fazer isso, mas… é algo único e realmente mágico, apesar de não ter magia envolvida. Não consigo explicar em palavras como foi, mas certamente foi um daqueles momentos que marcam nossa vida como fã.

Outros lugares marcantes que poderão ser visitados são os portões de Hogwarts, que vão estar à disposição para todos tirarem fotos, o dormitório dos garotos e o Salão Comunal da Grifinória.

EXCLUSIVO: Potterish visita estúdios e divulga prévia do “<em>Warner Bros Studio Tour - The Making of Harry Potter</em>”!

Eu fiquei pasmo com tudo que vi; os sets grandiosos construídos especialmente para as filmagens, o grau de fidelidade e a quantidade de pormenores criados para dar a sensação de que aqueles lugares são reais e habitados, mas o que mais me impressionou foi o espírito de família que senti. Todos pareciam pertencer à mesma família que tem como objetivo tornar a magia real. Foi emocionante demais!
O estúdio “K” terá muitos outros sets (como o escritório da odiada Dolores Umbridge e o Ministério da Magia, que foi um dos maiores sets já construídos na história do cinema), e quando ele estiver em condições de receber visitas, eu poderei conferir e reportar para todos os fãs brasileiros.

Tem muito, muito mais coisa que não comentei nesse relato porque o mais legal é ir lá conferir pessoalmente. Tem muitas surpresas também. Optei por não revelar tudo para não estragar a surpresa dos fãs que pretendem visitar o lugar. Os tickets vão começar a ser vendidos dia 13 desse mês e apenas 5 mil pessoas vão visitar o parque por dia, sendo 120 por vez no cinema e no Salão Principal.

Sei que viajar para Europa não é barato, mas quem puder vir visitar os estúdios vai ter em sua memória um momento que vai ser difícil de esquecer. Os estúdios vão estar abertos por um bom tempo e o Potterish vai tentar fazer uma viagem para ajudar os fãs a visitá-los. Abaixo você confere o release de imprensa oficial, e veja aqui algumas fotos dos filmes usadas para a divulgação.

Continuem ligados no Ish para mais novidades do Studio Tour, e claro, comecem sua poupança para visitar Londres em 2012!

EXCLUSIVO: Potterish visita estúdios e divulga prévia do “<em>Warner Bros Studio Tour - The Making of Harry Potter</em>”!

HARRY POTTER STUDIO TOUR
Press release

Warner Brothers
03 de outubro de 2011
Tradução: Carolina Souza e Pedro Emanuel Maia

WARNER BROS. STUDIO TOUR LONDRES – THE MAKING OF HARRY POTTER™
INGRESSOS À VENDA A PARTIR DE 13 de OUTUBRO de 2011

Ingressos para a mais nova atração do Reino Unido começarão a ser vendidos no dia 13 de Outubro de 2011. Os espaços são limitados, então os visitantes devem reservar seus ingressos antes, selecionando entre tours com horários específicos durante o dia em WWW.wbstudiotour.co.uk ou em lojas credenciadas. Ingressos não serão vendidos no lugar da atração.

A Warner Bros também tem prazer em anunciar a inclusão de alguns dos sets mais marcantes da série cinematográfica na atração, incluindo o Grande Salão, o escritório de Dumbledore, o Ministério da Magia, o famoso armário em baixo da escada de Harry Potter, Rua dos Alfeneiros número 4, o salão comunal da Grifinória, o dormitório dos rapazes, a sala de Poções, o escritório de Umbridge, a cozinha dos Weasley, a ponte de Hogwarts e muitos outros ainda a serem anunciados.

O incomparável tour vai oferecer aos visitantes a primeira oportunidade de explorar por trás das cenas, e experimentar a mágica usada na criação da mais bem sucedida série cinematográfica de todos os tempos. Visitantes vão poder ver em primeira mão a dimensão e os detalhes dos próprios sets, vestimentas, animatronics, efeitos especiais e suportes usados nos oito filmes de Harry Potter.

“Foi um lugar mágico para se crescer”, diz Daniel Radcliffe. “As pessoas vão ficar maravilhadas quando virem os incríveis sets nos quais a gente trabalhou por todos esses anos.”

Rupert Grint acrescenta: “Todos os sets tem pequenos detalhes que você pode não perceber nos filmes, mas quando você está lá, você pode ver todo o trabalho que foi feito. É realmente incrível.”

“Isso é incrível, tem sido um longo tempo vindo aqui, e eu estou muito animada”, diz Emma Watson.

Josh Berger, Presidente e Diretor-gerente da Warner Bros do Reino Unido acrescenta: “Por mais de dez anos, os filmes de Harry Potter realçaram a criatividade excepcional e a habilidade que temos na indústria cinematográfica britânica, incluindo efeitos especiais desbravadores, sets de filmagem incrivelmente detalhistas e maquiagem e vestimentas de tirar o fôlego. Estamos maravilhados por agora poder abrir as portas desse mundo para o público no Warner Bros. Studio Tour Londres – The Making of Harry Potter e celebrar o talento extraordinário presente na produção dos maiores filmes do Reino Unido.

Warner Bros. Studio Tour Londres – The Making of Harry Potter estreia na Primavera (Outono, no Brasil) de 2012, com ingressos disponíveis a partir de 13 de Outubro de 2011. Ingressos £28 para adulators, £21 para crianças e £83 para uma família de 4 pessoas. Ingressos poderão ser reservados com antecedência pelo website www.wbstudiotour.co.uk ou por lojas credenciadas.

WARNER BROS. STUDIO TOUR LONDRES – THE MAKING OF HARRY POTTER:
Detalhes Adicionais sobre os sets

Situados numa área de mais de 45.720 metros quadrados, o tour vai incluir alguns dos mais reconhecíveis e memoráveis sets de todos os tempos permitindo visitantes a imergirem completamente no mundo da produção cinematográfica de Harry Potter.

Dentro do icônico Grande Salão, os visitantes vão andar no chão de pedra de York construído há 11 anos. Eles também vão se maravilhar com as mesas das casas feitas de carvalho e pinheiro sólidos, construídas para os filmes e envelhecidas com machados e correntes. Através dos anos, os alunos de Hogwarts tem feito suas próprias intervenções nas mesas, o que o produtor Stuart Craig tem encorajado, já que isso teria acontecido numa escola de verdade! Visitantes também podem aproveitar o sistema de pontos das casas com pedras preciosas, que – tem se dito – causou uma diminuição nacional de pedras preciosas quando foi instalado, em 2000.

Além do Grande Salão, Warner Bros. Studio Tour Londres – The Making of Harry Potter continua com uma grande seleção dos sets maiores e mais detalhados jamais produzidos no Reino Unido. Visitantes podem olhar de perto o escritório de Dumbledore, e ver a autêntica Espada de Grifinória, o Chapéu Seletor, e os retratos dos diretores de Hogwarts, que enfeitam as paredes, incluindo o próprio Dumbledore, dormindo.

Visitantes também vão descobrir a mágica da tecnologia da tela verde, que foi usada nos filmes, inclusive nas partidas de Quadribol. Também poderão ser vistas a Nimbus 2000 do Harry, a Nimbus 2001 do Draco e o presente especial do padrinho de Harry, a Firebolt.

Além da tela verde, um número de vídeos nunca antes vistos com entrevistas com o elenco vão revelar muitos segredos por trás do processo de filmagem. Visistantes também poderão apreciar os espetaculares animatronics e designs de maquiagem com o Workshop de Efeitos de Criaturas. O Workshop vai exibir criaturas famosas da série Harry Potter, incluindo Bicuço, o hipogrifo, Aragog, a aranha gigante, Fawkes, a fênix e a enorme cabeça de Basilisco.

A cozinha dos Weasley vai mostrar a incrível habilidade dos efeitos reais, incluindo a panela que cozinha sozinha, de Molly Weasley, agulhas de tricô autômatas e tábuas de cortar. Os fãs também vão celebrar o amado guardião de Hogwarts, Hagrid, ao visitor sua cabana, ver sua motocicleta e dar uma espiada dos segredos de como o gigante foi criado na tela.

O Ministério da Magia também estará no Studio Tour, cujo destaque é a impressionante estátua “Magia É Poder”, vista em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1, projetada por Stuart Craig para relembrar o estilo das esculturas soviéticas de 1930, destacando o domínio do mundo bruxo sobre os trouxas. Os visitantes poderão apreciar um dos endereços mais famosos do mundo, Rua dos Alfeneiros nº 4, incluindo o lendário armário sob as escadas.

A Sala Comunal da Grifinória é um dos sets mais antigos dos filmes, e continua como um dos mais amados pelos fãs. Este set icônico estará junto ao dormitório masculino da Grifinória, que inclui as camas originais feitas para Harry, Rony, Simas, Neville e Dino para o primeiro filme. Durante as filmagens, enquanto o elenco crescia, foi necessário encontrar ângulos de câmera que não mostrassem que os meninos não cabiam mais nas camas.

Outros sets em Hogwarts disponíveis para visita incluem a escura e misteriosa sala de Poções, o covil do Professor Snape, e o escritório da Professora Umbridge, coberto de rosa e com os incrivelmente detalhados pratos de porcelana com pinturas de gatos, feitos a mão especialmente para os filmes.

O Portão para a escola, a ponte de Hogwarts, vistos pela última vez queimando na corrida com Neville e os Comensais no último filme, serão restauradas para que todos os vejam, assim como as roupas, os animatronics e muitos outros sets excitantes que vão ser revelados conforme a estréia se aproxima.