J. K. Rowling

JK Rowling participará de investigação contra imprensa Britânica.

Foi divulgada hoje a lista de celebridades, esportitas e políticos que se dispuseram a prestar depoimento e fornecer provas no inquérito sobre os padrões de imprensa utilizados pelo The News of the World, edição britânica dos jornais do magnata Rupert Murdoch, após o escândalo dos grampos telefônicos.

Eles são acusados de praticar escutas ilegais para descobrir informações e publicá-las em suas páginas e sites. O juiz responsável pelo caso, Brian Leveson, citou os nomes do ator Hugh Grant e da autora JK Rowling dentre os mais de 50 que poderão auxiliar nas investigações.

Todos disseram que tiveram seus telefones grampeados, foram alvos de notícias mentirosas ou sofreram de invasão de privacidade por parte da imprensa acusada. Como “participantes fundamentais” eles terão direito de ser representados por um advogado e de fazer perguntas às testemunhas. O News International, braço inglês da News Corporation, que está no centro das acusações, também será participante.

Outros nomes na lista de participantes são o da ex-ministra Tessa Jowell e da atriz Sienna Miller. David Cameron, primeiro ministro do Reino Unido, informou que espera que a primeira parte do inquérito seja concluída em até 12 meses.

Continue no Ish para mais informações.