Livros

Jovens leem mais graças a Harry Potter, diz revista Veja

A revista Veja dessa semana traz um especial sobre o crescimento do interesse pela leitura por parte dos jovens brasileiros, e atribui essa grande conquista a séries infanto-juvenis da atualidade, como Harry Potter e Crepúsculo.

Os fãs devem se lembrar que a saga Potter muitas vezes foi encarada de forma pejorativa por muitas pessoas. Encabeçados em parte pelo crítico americano Harold Bloom, vários céticos declaravam que os livros de J.K. Rowling seriam incapazes de conduzir a outras leituras e propiciar a evolução desses iniciantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a revista desmente essa tese de forma cabal. A reportagem de Bruno Meier traz o exemplo de duas leitoras que começaram sua paixão pela literatura com Potter e hoje estão à frente de blogs que produzem críticas sobre livros e, assim, promovem a leitura; Rizzenhas, de Taize Odelli, e Literalmente Falando, da Iris Figueiredo; este último ainda organiza um clube do livro mensal em Niterói.

A matéria vem acompanhada por listas de livros indicados dependendo da sua série favorita, abrindo assim novos horizontes para quem ainda não sabe o que pegar para ler. Leia a matéria da Veja na íntegra através desses scans!

Outra opção, é claro, é a nossa seção de resenhas, que procura indicar todo fim de semana um livro diferente aos nossos visitantes. Confiram as obras já resenhadas pela nossa equipe aqui.