Aniversários

Parabéns, Stuart Craig!

Hoje o grande diretor de arte Norman Stuart Craig está completando 69 anos de idade. Stuart é certamente um dos membros mais importantes na equipe dos filmes de Harry Potter, uma vez que o visual dos filmes se deve à sua visão excepcional.

Stuart Craig nasceu em Norwich, na Inglaterra, e atua como diretor de arte e desenhista de produção há mais de vinte anos. Seus trabalhos mais notáveis, além da franquia Potter, são “Gandhi” (1982), “Ligações Perigosas” (1988) e “O Paciente Inglês” (1996), que lhe renderam seus três prêmios Oscar. Também trabalhou em filmes como “Superman – O Filme”, “O Jardim Secreto” e “A Missão”.

Em Harry Potter, foi o primeiro membro da produção a ser contratado por David Heyman e Chris Columbus. Criou todo o visual de Hogwarts e suas terras através de um mapa que J.K. Rowling lhe fez. O primeiro set de Pedra Filosofal que Jo visitou foi o Beco Diagonal, e a semelhança com aquilo que ela havia imaginado a fez chorar – uma prova do magnífico trabalho de Stuart. Além dos filmes, foi o responsável pelo visual do parque O Mundo Mágico de Harry Potter, a pedido da autora.

Seu trabalho impecável nos filmes da série lhe rendeu o BAFTA de Melhor Direção de Arte em 2005 pelo quarto filme da franquia, além de três indicações ao Oscar: Pedra Filosofal, Cálice de Fogo e Relíquias da Morte: Parte 1.

O Potterish deseja um feliz aniversário para Stuart Craig, e que Harry Potter ainda lhe renda muitos prêmios.