Artigos

Vamos brincar de Chapéu Seletor?

Com certeza, você já fez diversos testes de personalidade para saber em qual casa de Hogwarts cairia (“Lufa-Lufa???? Que tosco, eu sou suuuuper Grifinória”), se já não classificou seus amigos e ouviu inúmeras broncas (“Sonserina??? Quer dizer que eu sou do mal???”).

[meio-2] Como devotos fiéis da causa Potter, somos totalmente gabaritados para bancar o Chapéu Seletor! Portanto, vamos submeter diversas personalidades ao crivo do seleção de Hogwarts. Leia a nossa nova coluna e dê o seu pitaco!

por Sheila Vieira

Nosso Chapéu Seletor terá 12 pessoas para indicar às casas de Hogwarts. Elas estão divididas em três grupos: famosos nacionais, celebs internacionais e personagens marcantes da TV. Eis as minhas escolhas abaixo. Caso discordarem, a caixa de comentários é de vocês!

Gustavo Kuerten, o tenista Guga, coloca o Chapéu, que diz:
“Hum….. deixe-me ver. Você é simpático, muito querido por todos, tem belos feitos na carreira, mas não podemos dizer que você foi o melhor de todos os tempos na sua profissão. Bonzinho, companheiro, faz caridade… LUFA-LUFA!

Todos aplaudem e Guga sai sorrindo. O ator Wagner Moura veste o Chapéu:
“Nossa, você é mais complicado. Ficou marcado por vilões, mas parece não ter nada a ver com eles. Veio da Bahia, é equilibrado, meio pseudo-cult, usa óculos, todo politizado… CORVINAL!”

Wagner Moura tentou argumentar, mas o próximo da fila estava com pressa. Era o ator Dado Dollabella.
“Olha, eu não estou aqui para te julgar, mas depois de passar por maus bocados você foi a um programa de TV pagar de bonzinho e todo mundo acreditou! Te deram uma bolada, para depois você voltar a ser bad boy. Admiro sua capacidade de manipulação. SONSERINA!

Revoltado, Dado tentou agredir o Chapéu, mas foi contido por Snape, que estava ali do lado. O último famoso brasileiro a sentar no banquinho foi Ayrton Senna.
“Nossa, como você é famoso! Acho que só o Harry Potter é mais conhecido! Não diria que você é querido por todos, afinal, fez alguns inimigos no caminho. Falava o que pensava, era impulsivo, emotivo… Mas sem dúvida, alguém com muito talento e garra. GRIFINÓRIA!

Felizes por terem o piloto como companheiros, os alunos da Grifinória começaram a cantar o Tema da Vitória. Mas era hora de selecionar os alunos internacionais. Uma moça atrapalhada se sentou um pouco desajeitada e colocou o Chapéu. Era a atriz Sandra Bullock.
“Uau, outra pessoa muito bem-sucedida e querida. Porém, não sei se você tem a força de um Grifinória. Afinal, seus filmes são muito água-com-açúcar. Além disso, você foi enganada por um marido infiel e quis dar a volta por cima adotando uma criança. Muito manjado, mas tem bom coração. LUFA-LUFA!

Atrás de Sandra, veio um homem engravatado, jovem e com um sorriso amigável, mas discreto. Barack Obama se sentou, no aguardo da sentença do Chapéu.
“Uau! Vejo inteligência, muita inteligência. Uma personalidade calma, serena, com um idealismo na medida certa… Posicionamento político bem central, discurso um tanto apaziguador. Espere! Você fez Harvard? Então não há duvidas. CORVINAL!

Como um gentleman, Obama apertou a mão dos professores e se sentou ao lado de Wagner Moura. A próxima aluna a ser selecionada deixou todos os presentes vidrados com sua beleza. Angelina Jolie colocou o Chapéu:
“Vejamos. Corajosa você é, afinal, brigou com o pai, fez mil tatuagens, carregava sangue do ex. Mas agora percebo que está mais calma. Colocou sua energia à disposição dos que precisam. Está querendo salvar o mundo inteiro, até filme na Bósnia quer dirigir. Você vai para… GRIFINÓRIA!

Assim que as palmas para a atriz cessaram, todos ficaram em silêncio para o próximo aluno: Diego Maradona.
“Nossa, você também é muito famoso! Muito mesmo! Principalmente aqui na Inglaterra, parece que você não é muito querido. É astuto, com certeza, cativante, sedutor, talentoso. As pessoas te amam ou te odeiam. Parece um ser meio místico, que sobrevive a qualquer dificuldade. Estou em dúvida………. ah, SONSERINA!

Agora era a vez dos personagens, todos homens. O salão ecoa um barulho ritmado no chão. Não demorou para que percebessem a bengala do doutor Gregory House sendo colocada ao lado do banquinho, enquanto ele arrumava o Chapéu na cabeça.
“Nossa! Você realmente não gostaria de estar aqui! Porque odeia quando outras pessoas te julgam. No entanto, você adora julgar os outros, hein? Grande habilidade, fortes convicções, olha para o mundo de forma realista. Apesar de não fazer questão de agradar, você atrai muitas pessoas ao seu redor. SONSERINA!

House pensou jogar uma ironia para o Chapéu, mas ficou com preguiça e foi se sentar. Era a vez de outro médico, Jack Sheppard, de “Lost”.
“Uau! Um desastre de avião, isso não deve ter sido fácil. Você salvou todo mundo, cuidou dos doentes, liderou as pessoas, deu lições de moral, acabou ficando chato de tanto querer ser bonzão? E ainda se sacrificou depois? Você é o típico GRIFINÓRIA!

Jack ficou feliz com a decisão. Era a vez de Sheldon Cooper, de “The Big Bang Theory”. Ansioso e desconfortável, o rapaz sentou com má vontade no banquinho.
“Uma mente brilhante! Meu Deus! E um jeito de ver o mundo meio estranho também. Você parece viver num mundo paralelo. Pensa tanto que esquece um pouco de viver a realidade. Ou melhor, molda uma realidade baseada apenas no que pensa. Será que fez sentido? Não importa. É melhor que seja…. CORVINAL!

Luna Lovegood ficou especialmente feliz. Ela acompanha o seriado e sempre se identificou bastante com Sheldon. Nessa hora, os alunos ouviram uma voz tipicamente americana dizer “HOW YOU DOING”. Com um sorriso no rosto, Joey Tribbiani de “Friends” era o último a ser selecionado.
“Hum… você é difícil. Inicialmente, as pessoas fazem muito pouco de você. Acham que não é inteligente, nem corajoso, que é superficial. Mas quem te conhece melhor sabe que você faria qualquer coisa por uma pessoa que ama, que pensa mil vezes antes de dizer algo rude e sempre se esforça pela harmonia do lugar. Você é um verdadeiro amigo. LUFA-LUFA!

O salão explodiu em aplausos e Joey perguntou: “Posso comer agora?”.

Sheila Vieira espera muitos comentários dizendo que ela não entende nada das casas de Hogwarts.