Livros ︎◆ Parte 1 ︎◆ Parte 2

Daniel fala sobre leitura e a influência de Harry Potter

O ator Daniel Radcliffe foi entrevistado pela American Libraries, para quem ele, Rupert Grint e Emma Watson posaram para a campanha READ, e falou sobre como foi influenciado por lvros e o grande sucesso da saga Harry Potter, tanto os livros quanto os filmes.

Os dois filmes de Relíquias da Morte serão os melhores na série Harry Potter?
Serão. Nós precisamos encerrar a série com um estrondo, em reconhecimento a todos os fãs que apoiaram os filmes e livros por tantos anos.

Leia a tradução da entrevista em notícia completa. E sempre vale lembrar que faltam pouco mais de vinte dias para a estréia de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I.

DANIEL RADCLIFFE
Daniel Radcliffe é entrevistado pela American Libraries

American Libraries
27 de outubro de 2010
Tradução: Carol Souza, Flávio Júnior e Marina Anderi

Em seu cartaz, você está segurando o livro de Mikhail Bulgakov ‘The Master and Margarita‘. É uma interessante escolha de livro, que tem demônios, súcubos, um gato falante, a interação entre o bem e o mal, verdades e mentiras. Como você o descobriu?
Estive obcecado com ele desde que o li pela primeira vez, cerca de um ano atrás. Sempre fui um grande fã de “realismo mágico”. É um maravilhoso gênero no qual os escritores podem deixar sua imaginação solta. Descobri o livro através de uma recomendação da Amazon. Eu havia pedido The War of Don Emmanuel’s Nether Parts, de Louis de Biernières, e The Master and Margarita apareceu em ‘outros leitores também gostam deste livro’. Já o li duas vezes, e até recebi um exemplar da primeira edição em inglês (Collins and Harvill, 1967) com uma linda capa, como presente de aniversário.

Você acha que Harry Potter e as Relíquias da Morte é o melhor livro da série?
Meu livro favorito é o quinto, Harry Potter e a Ordem da Fênix, porque ele envolve a relação de Harry com Sirius Black, o personagem mais interessante na série. Mas Relíquias da Morte é um dos melhores livros. J.K. Rowling estava sob intensa pressão para completar a série, mas ela é uma mulher de muita convicção e escreveu o volume final que foi, ao mesmo tempo, fiel aos padrões dela e um que ela sabia que daria aos fãs o final que eles queriam.

Os dois filmes de Relíquias da Morte serão os melhores na série Harry Potter?
Serão. Nós precisamos encerrar a série com um estrondo, em reconhecimento a todos os fãs que apóiaram os filmes e livros por tantos anos.

Quanto do personagem Harry Potter é devido ao texto de J.K. Rowling e quanto você atribui a suas próprias inspirações e idéias?
A maioria do que nós sabemos sobre Harry Potter está nos livros. Seria presunçoso de minha parte adicionar coisas que já não estavam lá. J.K. Rowling não é uma dessas autoras que está constantemente nos sets, mas ela sempre está disponível para responder perguntas.

Bibliotecários amam Harry Potter, porque Rowling criou personagens tão vivas e um mundo ficcional divertido que encoraja as crianças a lerem. Eu percebo que muitos membros do elenco eram fãs intensos do livro. As pessoas falam-te que os livros e os filmes inspiraram o amor pela leitura?
Absolutamente, e eu sou uma dessas pessoas. Antes de ser selecionado para o elenco de Harry Potter, eu não lia muito. Mas meu amor pela leitura cresceu por causa do filme e agora sou um leitor insaciável, embora eu seja meio lerdo. Qualquer coisa que faça as crianças lerem é fantástico.

Você esbarra em outras pessoas que dizem que os livros e os filmes são manuais de instruções para paganismo e bruxaria? Como você responde à elas?
Eu já encontrei isso ocasionalmente. “Paganismo” é uma daquelas palavras que são faladas e podem ter conotações terríveis, e odeio a palavra “bruxaria”. Falo para eles que bruxaria não é real e que não entendo do que estão reclamando. Harry Potter é sobre lealdade e amizade e dever e lutar pelo que é certo. Acredito nas pessoas e no espírito humano.

O papel de Harry Potter ofereceu-lhe uma grande variedade de desafios de atuação – drama, comédia, ação e talvez até um pouco de romance. Em que tipo de papel você acha que melhor se encaixa?
Eu não gosto de pensar em termos de gêneros de atuação. Se o filme tem um bom roteiro, com um bom diretor e um bom papel, então eu o considero. Há bem poucos filmes que se encaixam em apenas um gênero.