Livros

Série Harry Potter é a mais contestada da Década

A partir de um release divulgado na manhã desta segunda-feira pela American Library Association(ALA), foi possível ver a lista dos 100 livros mais contrariados da década. A saga de Harry Potter, de J.K. Rowling, ocupa a primeira posição nesse ranking.

O segundo lugar ficou com a série “Alice”, de Phyllis Reynolds. A terceira colocação, por sua vez, foi para “A Guerra do Chocolate”, de Robert Cormie. A diretora do escritório ALA, Barbara Jones, afirma:

Embora nem todos os livros seja ideal para cada leitor, a capacidade de ler, falar, pensar e expressar-se livremente são os principais valores americanos. Proteger um dos nossos direitos mais fundamentais – a liberdade de ler – implica o respeito uns dos outros, as diferenças e o direito de todas as pessoas a escolher para si o que eles e suas famílias leêm.

Segundo comentários da imprensa, a saga potteriana é contrariada freqüentemente pois abre precedentes para muitas críticas no que tange a questões polêmicas, como o ocultismo e satanismo, além de supostamente induzir a conteúdos anti-família. Confira a lista completa neste link.

Não deixe de comentar também aqui no Ish!