J. K. Rowling

Rowling é considerada ré em acusação de plágio

Não são recentes ou poucas as acusações de plágio que muitos autores influentes e bem-sucedidos sofrem frequentemente. De fato, a própria J.K. Rowling já foi vítima de inúmeras acusações e processos, tendo vencido todos até então.[meio-2]Nós noticiamos no ano passado a ação contra a escritora de Harry Potter por supostamente plagiar a obra As Aventuras de Willy, o Bruxo: No. 1 Terreno Lívido, de Adrian Jacobs.

A Bloomsbury, editora dos livros Potter no Reino Unido, estava sendo acusada de infringir as leis de direitos autorais por comercializar a série. Hoje, J.K. Rowling foi incluída no processo como ré. Ao saber da notícia, JK publicou uma mensagem por meio de seu porta-voz:

“Estou entristecida com o fato de que mais um afirme que eu tomei material de outras fontes para escrever Harry. O fato é que eu nunca havia ouvido falar do autor ou do livro antes da primeira acusação pelos herdeiros da herança do autor em 2004. Certamente eu nunca li o livro. As acusações que são feitas são infundadas e absurdas, e estou desapontada que eu, e minha editora Bloomsbury, tenhamos que ser postas numa posição defensiva”.

Rowling e a Bloomsbury tentarão recorrer e argumentar que o processo não tem mérito, devendo ser, assim, descartado.