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Fotos e entrevista com o produtor de LEGO: Harry Potter

O site Videogamer, especializado em jogos, divulgou uma entrevista com Loz Doyle, o produtor do jogo “LEGO Harry Potter Years 1-4”, que chegará nas lojas ainda esse ano. Além disso, 20 novas fotos inéditas do jogo foram liberadas.

Ao longo dos livros de Harry Potter e dos filmes, as personagens ficam mais velhas. Eles vão mudar no jogo entre o primeiro e quarto ano?
Haverá uma série de mudanças de roupas, mas isso é só para combiná-los com os filmes. Eles têm a roupa casual, os uniformes de quadribol e os uniformes escolares. As personagens principais permanecem as mesmas, porque o bonequinho permanece o mesmo. Mas há um pouco de equilíbrio, porque LEGO fez alguns modelos a mais, então nós podemos usar alguns dos modelos mais novos se fizer sentido. No filme quatro Dumbledore tem uma roupa diferente do que tinha no ano um, assim sendo, nós iremos usá-la. Mas a maior parte das personagens vai ficar com a mesma aparência, porque eles são feitos de plástico.

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Você pode conferir toda a tradução da entrevista na extensão. As novas imagens podem ser vistas em nossa galeria, através deste link, nas páginas três e quatro.

LEGO HARRY POTTE: ANOS 1-4
Entrevista com o produtor Loz Doyle

Videogamer ~ Wesley Yin-Poole
16 de fevereiro de 2010
Tradução: André Almeida

Qual a profundidade que o novo sistema de tijolinhos tem a oferecer?
Temos uma placa de base roxa que usamos como um indicador, que pode ser usado porque é LEGO. No primeiro caso, você só tem duas peças que você pode empilhar como quiser. Mas com o seu progressos no jogo nós vamos adicionando mais e mais peças. Alguns níveis mais tarde você tem que construir uma ponte. De um lado você mover os bits de mais, e eles se encaixam em baixo e em cima, assim você pode construir, como você faria com LEGO de verdade. Isso é oito ou nove peças que você usa para construir a ponte. Depois que você usou então você pode reconstruí-lo em uma torre, a fim de deixá-lo pronto para começar com um tijolo vermelho ou qualquer outra coisa. Portanto, é bastante versátil.

Então ficamos confinados a certas áreas do jogo?
De modo específico, sim. Você também pode pegar personagens e movê-las para que possa levá-las até lugares mais altos, ou em outras áreas ou lugares secretos também. Mas nós temos o construtor de LEGO. Em Indiana Jones 2 você pode construir seus próprios níveis, assim você pode colocar o seu LEGO para baixo, construir edifícios fora do LEGO, fazer armadilhas e fazer todo tipo de coisas.

Na demonstração, a construção de tijolinhos estava em um plano 2D. Você será capaz de tornar as estruturas elaboradas em 3D?
É 2D porque obviamente nos concentramos em crianças entre seis e doze anos. Nós fizemos muitos testes com as crianças e eles se depararam com a percepção de profundidade numa grande parte do tempo. Então muitos dos nossos planos tiveram que ficar de lado, porque as crianças não saberiam julgar tudo o que estaria na tela. É a mesma coisa com o construtor, então nós mantemos a simplicidade dos controles.

Ao longo dos livros de Harry Potter e dos filmes, as personagens ficam mais velhas. Eles vão mudar no jogo entre o primeiro e quarto ano?
Haverá uma série de mudanças de roupas, mas isso é só para combiná-los com os filmes. Eles têm a roupa casual, os uniformes de quadribol e os uniformes escolares. As personagens principais permanecem as mesmas, porque o bonequinho permanece o mesmo. Mas há um pouco de equilíbrio, porque LEGO fez alguns modelos a mais, então nós podemos usar alguns dos modelos mais novos se fizer sentido. No filme quatro Dumbledore tem uma roupa diferente do que tinha no ano um, assim sendo, nós iremos usá-la. Mas a maior parte das personagens vai ficar com a mesma aparência, porque eles são feitos de plástico.

Hogwarts é o maior espaço único que você já criou. Existe um perigo de os jogadores se perdem ou não sabe para onde ir em certo momento?
Temos a mesma preocupação. No ano um, enquanto toda Hogwarts não existe, você não pode acessá-la. Nós fechamos algumas portas e áreas, você não pode ir para onde quer no início. Você começa no Salão Comunal, e apesar de já se sentir como se estivesse em Hogwarts – você vê o Salão Principal e você é como “Oh, isto é enorme!” – você não pode ir em muitos lugares. Logo no começo você só pode ir e fazer a sua primeira aula. Orientamos o jogador na primeira lição. Não há outro lugar que eles possam ir. Assim, apesar do fato de que eles possam mexer em algumas salas no caminho, se quiserem, não há chance de eles se perderem, porque só há um lugar para ir. E, depois só há um outro lugar para ir. Temos de abrir Hogwarts gradualmente para que o jogador possa começar a conhecê-la. Como o progresso dos anos, tudo vai se abrir mais e mais, até que no ano quatro – quando você deve saber todo o caminho – estará tudo aberto, os terrenos, as salas secretas…

Você é capaz de voltar e ir para onde você quer nesse momento?
Sim.

Qual é o tamanho de Hogwarts?
É grande, mas o que temos feito é, ainda que o jogador se sinta como se estivesse em Hogwarts, não a temos apenas recriada exatamente como ela é nos filmes. Considerando que no filme eles podem ter uma locação lá e aqui, eles só editaram o modo como eles chegarão aos locais – num jogo que você realmente tem que viajar. Então fizemos com que pareça Hogwarts, mas temos o projeto que torna capaz dar uma volta e chegar aos lugares que você quer ir mais facilmente. Assim, por exemplo, todas as salas comuns estão em uma área, enquanto que no filme há uma no porão, um na torre e um aqui e outro ali. Fazemos de conta que todos os quatro quartos são um lugar comum e, em seguida, para chegar até a Sonserina, que normalmente ficaria bem uns nove lances de escada abaioxo, você acabou de passar por uma porta, passa um conjunto de escadas e você aparece na posição do Salão Comunal da Sonserina. Assim, enquanto nós dizemos “Sim, é lá em baixo”, você não tem que fazê-lo fisicamente. É o mesmo com a grande escadaria. Em outro jogo de Harry Potter você tinha que ir a partir do quarto e descer sete ou oito lances de escada só para chegar ao chão. Isso não é divertido. Então só temos as escadas, e você aparece como se estivesse descendo seis lances de escadas. É só ser sensível sobre o jogo, pensando no jogo e nas pessoas jogando o jogo, em vez de “eu devo ser exatamente perfeito”.

J.K. Rowling cortou algumas idéias?
Ela tem um grupo de pessoas que lida com isso.

Bem, essas pessoas cortaram algumas das suas idéias?
Eles têm a compreensão do jogo. Eles não são necessariamente os próprios jogadores. Eles estão nos livros e esse é o lado das coisas. Para eles, vir a LEGO Harry Potter, que é um pouco estranho em relação ao que estão acostumados, e ter uma idéia do que o jogo é como você ter uma cena que não é exatamente como no filme, e os personagens estão fazendo as coisas com seus braços e cabeças voando… levou um tempo para eles entenderem. Mas uma vez que o jogos lhes foi mostrado, que imediatamente entenderam, e eles estavam rindo… “Tudo bem, quando vimos o que estava escrito sobre como seria… Não, não há nenhuma maneira de isso acontecer. Mas agora que vemos o jogo, sabemos que está tudo bem.” Portanto era uma questão de fazê-los ver para entender.