Filmes e peças ︎◆ O Enigma do Príncipe

EdP vence prêmio de “Filme do Ano” do RAAM Awards

O sexto filme da série, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, ganhou o prêmio de “Filme do Ano” do RAAM Awards, uma premiação cujos vencedores são determinados pelos dados da bilheteria e escolhidos por um conselho que inclui representantes de distribuidoras de filmes do Reino Unido e da Irlanda.[meio-2]

A premiação foi realizada na quarta-feira no Marriott Hotel, em Londres. A película concorria à categoria ao lado de “A Era do Gelo 3” e “Up – Altas Aventuras”. O Hollywood Reporter divulgou uma citação de Roger Pollock, da Paramount Pictures, sobre o sucesso do Reino Unido e da Irlanda na bilheteria de 2009:

Pela primeira vez, o mercado do Reino Unido ultrapassou a marca de £1 bilhão (R$ 2.9 bilhões). Essa é uma grande conquista e mostra que apesar da recessão, o cinema do Reino Unido e da Irlanda teve um ano fantástico. Os números da bilheteria confirmam o voto do público sobre os melhores filmes lançados durante o ano.

Vale lembrar que a sexta película alcançou uma bilheteria de $933 milhões ao redor do mundo, e se tornou a terceira maior da franquia, perdendo apenas para Pedra Filosofal e Ordem da Fênix.