Filmes e peças ︎◆ O Enigma do Príncipe

Roteiro EdP Parte 7: Tradução das cenas 73 ~ 84

Na sétima edição do nosso periódico de traduções do roteiro oficial de Harry Potter e o Enigma do Príncipe, divulgado originalmente pela distribuidora Warner Brothers, nós trazemos a maior diferença até então entre o roteiro e a edição final da sexta película.Começamos as cenas de hoje com Harry e Rony conversando no Expresso de Hogwarts sobre o Voto Perpétuo, sendo interrompidos pela Lilá e, depois, Hermione. Em seguida, somos transportados para a Toca, onde vemos uma conversa entre Harry, Lupin e Tonks a respeito da lealdade de Snape e Draco. Após a ideia ser sumariamente descartada por Remo, Gina aparece dando comida na boca do Harry.

Depois, Harry vai ao galpão do Sr. Weasley e fala sobre o Armário Sumidouro presente na Borgin & Burkes. Aqui, há uma fala de Arthur que, embora trechos tenham sido apresentados em trailers, ela foi cortada na edição final do filme.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

SR. WEASLEY
Harry. Você sabe, eu passei por isso tudo antes da última vez. Tempos como esses, sombrios, fazem coisas estranhas com as pessoas. Pode uni-las e pode separá-las. As coisas… se aceleram. É o que acontece quando você não sabe se o dia de hoje será o seu último.

A partir de então, todas as cenas que se seguem são repletas de inúmeras novidades; primeiro o Harry e Gina – com uma toalha na cabeça – quase se beijando, e depois Arthur, Molly se despedindo de Lupin e Tonks, quando de repente chamas tomam conta dos canaviais e dão lugar à Belatriz. Harry corre para atacá-la, seguido por todos os Weasley, Lupin, Tonks e Gina. Há algumas falas novas e descrições diferentes das vistas no filme, sendo a maior o fato de Harry e Gina, e não os adultos, os responsáveis por espantar Bela e Greyback.

Então, RAIOS GÊMEOS de luz explodem de lados opostos da clareira e Greyback é elevado no ar e jogado de volta ao chão. Quando ele se reergue e olha pelo canavial, vê Harry e Gina, varinhas em mãos. Ele sorri… quando o estranho, ESTALANTE sinal de Bellatriz é trazido à noite mais uma vez. Virando-se, ele vai embora.

Vocês podem conferir a tradução dessas cenas na extensão – onde se encontram links das traduções anteriores -, ou fazer o seu download em pdf clicando aqui!

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Roteiro original ~ Cenas 73 à 84

Warner Brothers
26 de dezembro de 2009
Tradução: Jenifer Cestari
Revisão: Isadora Moraes

Roteiro EdP Parte 1: Tradução das cenas 01 ~ 12
Roteiro EdP Parte 2: Tradução das cenas 13 ~ 24
Roteiro EdP Parte 3: Tradução das cenas 25 ~ 36
Roteiro EdP Parte 4: Tradução das cenas 37 ~ 48
Roteiro EdP Parte 5: Tradução das cenas 49 ~ 60
Roteiro EdP Parte 6: Tradução das cenas 61 ~ 72

73. EXTERIOR – EXPRESSO DE HOGWARTS – EM MOVIMENTO – DIA

O Expresso de Hogwarts ESFUMAÇA através de um CAMPO NEVOSO.

74. INTERIOR – EXPRESSO DE HOGWARTS – EM MOVIMENTO – DIA

Rony está deitado de costas enquanto Harry está sentado oposto a ele, folheando o livro de poções do Príncipe Mestiço.

RONY
Voto Perpétuo. Você tem certeza de que foi isso
que Snape disse?

HARRY
Positivo. Por quê?

RONY
É que, bem, você não pode quebrar um Voto Perpétuo.

HARRY
Eu já tinha adivinhado isso sozinho,
por incrível que pareça.

RONY
Não, você não entende – Ai, caramba…

Lilá está do lado de fora da porta da cabine. Ela embaça o vidro com seu hálito e ESCREVE “Rony + Lilá”, rodeando com um CORAÇÃO, e representando por mímicas a frase “Sinto saudades suas”, saindo fazendo beicinho.

HARRY
Adorável.

RONY
Tudo que ela faz é me agarrar. Meus lábios
estão ficando ressecados. Veja.

HARRY
Acredito em você nessa.

Nessa hora, Hermione passa, parando bruscamente ao ver o trabalho de Lilá, depois continua. Rony balança a cabeça.

HARRY
O que acontece? Se você quebrar o Voto Perpétuo?

Rony olha ameaçadoramente, assistindo ao coração de Lilá DESAPARECER lentamente.

RONY
Você morre.

75. INTERIOR – CASA DOS WEASLEY – MESMA HORA – NOITE

A casa brilha intensamente com luz, e MÚSICA FESTIVA toca do RÁDIO. Fred e Jorge enchem taças com GEMADA FUMEGANTE e a Sra. Weasley e Gina servem pratos de comida.

SRA. WEASLEY
Comam, comam, todos! Há mais por vir!

Harry está sentado e conversa profundamente com LUPIN, TONKS e o SR. WEASLEY. Rony senta por perto em silêncio. Lupin parece abatido.

HARRY
Draco está tramando algo, eu sei disso, algo
a ver com Voldemort. Ele recebeu uma missão
ou tarefa – e Snape se ofereceu para ajudar.

LUPIN
Voldemort escolheu Draco Malfoy para uma missão?

HARRY
Sei que parece loucura –

LUPIN
Você já parou pra pensar, Harry, que Snape poderia
estar simplesmente fingindo oferecer ajuda a Draco
para que pudesse descobrir o que ele planeja?

HARRY
Não é o que parecia.

TONKS
Talvez Harry esteja certo, Remo. Fazer um Voto
Perpétuo, depois de tudo –

LUPIN
No final o que conta é se você confia no
julgamento de Dumbledore ou não. Ele
confia em Snape. Portanto, eu também.

HARRY
Mas Dumbledore pode cometer erros.
Ele mesmo já disse isso –

LUPIN
Você foi cegado pelo ódio.

HARRY
Não fui –

LUPIN
(asperamente)
Foi sim! Pessoas estão desaparecendo, Harry.
Diariamente. Existem apenas poucas pessoas em
quem ainda podemos confiar. Se começarmos a
lutar entre nós mesmos, estamos condenados.

Tonks olha furtivamente para Harry, como se dizendo “Esqueça”.

GINA
Abra a boca.

Harry se vira e vê Gina segurando algo em suas mãos.

GINA
Não confia em mim?

Ele obedece e ela coloca uma PEQUENA TORTA em sua boca.

HARRY
Está boa.

GINA
Claro que está. Fui eu que fiz.

Ela sorri pra ele, coloca seu cabelo ruivo atrás de uma orelha e Rony se senta entre os dois. Irmão mais velho ao resgate.

76. EXTERIOR – CANAVIAIS (AO REDOR DA TOCA) – NOITE (MAIS TARDE)

Dentro dos canaviais. Um ponto de vista assustador. LOCALIZANDO Harry e o Sr. Weasley enquanto eles andam da casa para a OFICINA adjacente.

77. INTERIOR – OFICINA DO SR. WEASLEY – NOITE (MOMENTOS DEPOIS)

Harry segue o Sr. Weasley através de sua bagunçada oficina, abarrotada de OBJETOS TROUXAS: ferros a vapor. Torradeiras. Rádios-relógio. Tomadas. Muitas tomadas. A FESTA ainda pode ser ouvida, o som saindo fracamente da casa principal.

SR. WEASLEY.
Você terá que perdoar Remo. A condição dele é penosa.

HARRY
(estudando-o)
O senhor está bem, Sr. Weasley?

Arthur tenta sorrir, mas o sorriso murcha. Ele franze as sobrancelhas, pesaroso.

SR. WEASLEY
Estamos sendo seguidos, todos nós. Molly não sai
de casa na maioria dos dias. Não tem sido fácil.

HARRY
(concorda, depois)
O senhor recebeu minha coruja?

SR. WEASLEY
Sim, mas pensei que seria melhor responder
pessoalmente. Se Dumbledore está viajando,
isso é novidade para o Ministério. Mas talvez
seja assim que Dumbledore queira. Quanto à
Draco Malfoy – eu sei um pouco mais.

HARRY
Continue.

SR. WEASLEY
Mandei um agente à Borgin & Burkes. Pelo que
você descreveu, acho que o que você e Rony
viram no último verão – o objeto no qual Draco
está tão interessado – era um Armário Sumidouro.

HARRY
Armário Sumidouro?

SR. WEASLEY
Eles eram a moda quando Voldemort esteve
no poder. Você pode imaginar o interesse. Se
os Comensais da Morte chamassem, a pessoa
só precisaria entrar e desaparecer por uma hora
ou duas. Mas são engenhocas complicadas. Eles
precisam de um cuidado enorme. Eventualmente
saíram de uso.

HARRY
O que aconteceu com aquele da Borgin & Burkes?

SR. WEASLEY
Nada. Ainda está lá.

Harry concorda, pensando nisso.

SR. WEASLEY
Harry. Você sabe, eu passei por isso tudo antes –
da última vez. Tempos como esses – sombrios –
fazem coisas estranhas com as pessoas. Pode uni-las
e pode separá-las. As coisas… se aceleram. É o que
acontece quando você não sabe se o dia de hoje
será o seu último.

78. EXTERIOR – CANAVIAIS (AO REDOR DA TOCA) – NOITE – (MAIS TARDE)

O mesmo ponto de vista assustador. Na varanda, Molly e Arthur, parecendo idosos e frágeis, se despedem de Lupin e Tonks.

79. EXTERIOR – VARANDA – MESMA HORA – NOITE

Enquanto os outros CONVERSAM, Lupin está um pouco de lado, encarando os canaviais. Suas narinas se mexem sutilmente.

TONKS
Estava delicioso, Molly. De verdade.

SRA. WEASLEY
Tem certeza de que não querem ficar?

TONKS
Não, nós devemos ir.
(mais baixo)
A primeira noite do ciclo é sempre a pior –

Tonks faz um gesto vago para a lua. Arthur olha para Lupin.

PONTO DE VISTA DE ARTHUR – MÃO DE LUPIN

… enquanto os PÊLOS nos nós dos dedos dele se ERGUEM.

DE VOLTA À CENA

SRA. WEASLEY
Remo…?

80. INTERIOR – CASA DOS WEASLEY – SEGUNDO ANDAR – MESMA HORA – NOITE

Harry espia através das ondulações de uma vidraça imperfeita da janela, estudando os outros abaixo. Uma TÁBUA DO ASSOALHO RANGE. Ele se vira e vê Gina surgir na luz, vestindo um roupão, com uma toalha enrolada na cabeça.

GINA
Todos já foram dormir?

HARRY
Quase.

GINA
Não consigo dormir nesses dias. Então, lavo
meu cabelo. Bobo, né?

Harry apenas a encara, o silêncio pesando no ar. Gina o olha intencionalmente.

GINA
Feliz Natal, Harry.

81. EXTERIOR – VARANDA – MESMA HORA – NOITE

Lupin continua a espiar os canaviais. Suas PUPILAS SE CONTRAEM.

TONKS
Querido…

LUPIN
Há alguém adiante. Posso sentir seu cheiro.
Há mais de um –

De repente – através do canavial – TOCHAS ACENDEM.

82. INTERIOR – CASA DOS WEASLEY – SEGUNDO ANDAR – MESMA HORA – NOITE

A janela ondulada atrás de Harry brilha com luz. Os olhos de Gina vão de Harry para as árvores ao fundo.

GINA
Ah, meu Deus…

Harry se vira, sua RESPIRAÇÃO EMBAÇA a JANELA enquanto, lá embaixo, ao longe, CHAMAS SERPENTEIAM dos canaviais e ARRASTAM-SE em direção à casa. Belatriz emerge, espiando através da escuridão rumo à SILHUETA de Harry, um sorriso desvairado em seu rosto. Enquanto ela GRITA ASSUSTADORAMENTE, os olhos dele brilham com ódio.

83. EXTERIOR – CASA DOS WEASLEY – VARANDA – MESMA HORA – NOITE

Harry irrompe pela porta da frente, varinha em punho, corre a toda velocidade em direção a Belatriz. Ela sorri, se vira e some por dentro dos canaviais.

SR. WEASLEY
Harry, não!

Chamas penetram na varanda e sobem pelas paredes da casa. Lupin empunha sua varinha e corre atrás de Harry.

TONKS
Remo!

Rony, Fred e Jorge aparecem, se juntam a Arthur enquanto ele corre em direção ao pântano fumegante. Arthur olha pra trás quando Gina aparece.

SR. WEASLEY
Gina, fique com sua mãe!

Sem hesitar, ela corre em direção aos canaviais.

84. EXTERIOR – CANAVIAIS (AO REDOR DA TOCA) – NOITE (MOMENTOS DEPOIS)

Harry dispara pelo pântano, canaviais passam como um flash, então ele vê Bellatriz. Ela SORRI, parecendo uma ninfa de madeira enlouquecida, então foge, sua RISADA provocando-o. Enquanto ele a persegue, o FOGO SERPENTEIA dos canaviais em direção a ele.

NOVO ÂNGULO

Fred, Jorge, Rony e Arthur correm a toda velocidade, seus pés chutando FAÍSCAS enquanto SOMBRAS saem dos canaviais. É como perseguir fantasmas.

NOVOS ÂNGULOS

Gina, seu cabelo cor de cobre reluzindo, corre pelos canaviais.

Belatriz conduz Harry, sorrindo loucamente.

Gina corre até parar bruscamente, peito subindo e descendo rapidamente enquanto ela espia o pântano fumegante. Uma FIGURA GIGANTE TREME através de um véu de fumaça. Os olhos de Gina MUDAM DE DIREÇÃO, ela vê Belatriz correndo em frente pelos bambus, depois VOLTAM quando o véu de fumaça se esvai, revelando… Greyback. Belatriz faz um som ESTRANHO, ESTALANTE – como um sinal – e Greyback avança lentamente, arrastando bambus em seu caminho e revelando…

… Harry, que vai adiante.

GINA
Não, Harry! É uma armadilha!

Harry hesita, olhando na direção da voz de Gina e vê Greyback. Belatriz estanca, se vira e, vendo Gina, GRITA com ÓDIO. Levantando sua varinha, ela lança um RAIO de LUZ VERMELHA que explode numa CHUVA de FAÍSCAS ao redor de Gina. Gina revida, depois vai embora, disparando pelos bambus e ficando frente a frente com…

Greyback, seus dentes afiados brilhando.

GREYBACK
Você está com cheiro de limpa.

Então, um RAIO AZUL explode nas costas de Greyback e ele vira, vê Harry a alguns metros de distância. Enquanto Greyback começa a persegui-lo, Gina corre atrás e CORTAMOS REPETIDAMENTE de Harry para Gina e para a besta entre eles, cada vez mais rápido, suas RESPIRAÇÕES diminuindo até que…

Greyback corre até uma clareira, ofegando e olhando de relance em volta.

Então, RAIOS GÊMEOS de luz explodem de lados opostos da clareira e Greyback é elevado no ar e jogado de volta ao chão. Quando ele se reergue e olha pelo canavial, vê Harry e Gina, varinhas em mãos. Ele sorri… quando o estranho, ESTALANTE sinal de Bellatriz é trazido à noite mais uma vez. Virando-se, ele vai embora.

Harry e Gina lentamente saem do canavial, olham um pro outro sem palavras. Então… Rony, Fred, Jorge, Arthur e Lupin vêm correndo para dentro da clareira, e param. Tudo ao seu redor é FUMAÇA, as chamas morrendo. Além do pântano, a gargalhada de Belatriz se eleva brevemente no ar – depois tudo silencia.

HERMIONE (voz ao fundo)
Vocês têm sorte de estar vivos.