Artigos ︎◆ Eventos

Eventos potterianos

O mais divertido de ser fã de Harry Potter é poder compartilhar esse fanatismo com outras pessoas. Seja aqui no site, nos fóruns, nas fanfictions… ou ao vivo, em eventos! Sheila Vieira foi ao seu primeiro evento esse ano, e nessa pequena coluna relata o que observou e o que mais gostou! Leia aqui e fale sobre os seus eventos preferidos!

Por Sheila Vieira

Sou fã de Harry Potter desde 2002, visito o Potterish desde seu início e me tornei colunista no ano passado. Porém fui a meus primeiros eventos de fãs recentemente. Sempre tive vontade de ir, mas não tinha amigos fanáticos o suficiente para me acompanharem. Mas agora, como editora do site, tenho mais responsabilidades no Ish, entre elas ir aos eventos. Pude então finalmente conhecer a atmosfera desse mundo misterioso e fascinante dos fãs.

Os eventos geralmente têm quizzes e eles fazem muito sucesso, porque é quando podemos manifestar o conhecimento que adquirimos ao ler os livros por tantas vezes. A cada pergunta que um grupo não consegue responder, todos os outros comentam “nossa, como eles não sabem? É muito fácil!”. Esse domínio de cada personagem, cada frase, cada objeto dos livros é algo que orgulha muito os fãs. Como se fosse um certificado de que você dedicou muito tempo de sua vida à série.

Outra coisa verificável nos eventos é que fã sempre gasta muito com coleções. Varinhas, roupas, álbuns, DVDs, camisetas, livros extras, tudo que houver para ser comprado. Obviamente, isso não quer dizer que os que não colecionam sejam menos fãs. Afinal, somos jovens, muitos de nós não trabalham, e não há como gastar sempre. Mas quem realmente investe nisso é a galera dos cosplays, que esbanja criatividade. Muito mais do que uma fantasia, o cosplay é uma incorporação e reconstrução do mundo ficcional. Os fãs entram na pele dos personagens e vivem por alguns momentos como parte de narrativas que eles mesmos constroem.

Mas o melhor de tudo é a chance de conhecer outras pessoas tão fanáticas quanto você. Que sabem detalhes minuciosos de cada livro, defendem seu personagem favorito como se fosse um parente e encontram lições para a própria vida em cada frase. Enfim, descobrimos que não somos tão “anormais” assim. Ok, somos só um pouquinho.

Sheila Vieira está ansiosa pela próximo evento.