As Relíquias da Morte ︎◆ Filmes e peças ︎◆ O Enigma do Príncipe ︎◆ Parte 1 ︎◆ Parte 2

Elenco original confirmado no epílogo de Relíquias da Morte

Elenco original confirmado no epílogo de Relíquias da MorteElenco original confirmado no epílogo de Relíquias da Morte
Os fãs que compraram o disco Blu-ray de Enigma do Príncipe puderam participar do BD-Live screening, um chat online realizado no último sábado no qual o ator Daniel Radcliffe e o produtor David Barron responderam perguntas durante uma exibição do sexto filme.
Ambos citaram várias novidades sobre o convívio entre todos, e contaram curiosidades do set e dos atores. Dan listou os carros de Rupert, disse qual é o sabor da cerveja amanteigada, contou que virou grande amigo de Tom Felton através da namorada do loiro, e deu sua opinião pessoal sobre diversos outros assuntos relacionados à trama da série.

Sobre Relíquias da Morte, Dan revelou – e logo foi repreendido – que o ator Michael Gambon ainda não gravou suas cenas. Barron, por outro lado, disse que as filmagens devem terminar por volta de maio ou junho de 2010, quando começará o processo de dublagem e pós-produção, que levará cerca de um ano. Ele também disse que há planos para os estúdios Leavesden após o término da franquia.

Mas a informação mais importante foi a confirmação de que Dan Radcliffe, Rupert Grint, Bonnie Wright, Emma Watson e Tom Felton interpretarão seus personagens adultos no epílogo do sétimo filme, dando fim, portanto, às dúvidas do fãs diante de informações incertas e vagas que vinham saindo ultimamente.

O áudio da conversa com duas horas e meia de duração pode ser baixado através desse link graças ao pessoal do DR.com. Vocês podem conferir a tradução do resumo de tudo o que foi falado, produzido pelo Snitch Seeker, na extensão!

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Resumo do BD-Live Screening

Warner Bros. ~ Snitch Seeker
12 de dezembro de 2009
Tradução: Sylvia Souza
Revisão: Renan Lazzarin

• David Yates estava com “uma gripe terrível”, e por isso não pôde participar do chat de hoje.
• Dan disse que ele e Harry são parecidos em sua curiosidade, amor pelos amigos, etc. Dan também declarou que Harry não adquiriu nenhuma de suas características quando ele interpretou o personagem, mas que ele próprio aprendeu com a experiência de fazer a série e conhecer todo tipo de gente (no set).
• Durante a cena da casa de Slughorn, Dan e David comentaram sobre como essa cena é boa no sentido de que nos apresenta o mundo da magia.
• Sobre a visão de David Yates ao fazer os filmes: Dan disse que Yates tem a habilidade de ver o filme inteiro a partir de uma simples foto.
• Dan mencionou uma regra compartilhada por ele e Rupert, que diz que se eles estiverem aniversariando e não estiverem no set, não receberão presente.
• Sobre Alan Rickman, David disse que adora suas sobrancelhas, enquanto Dan adora seu senso de humor sarcástico.
• Dan adorou Lupin e Lockhart como professores de Defesa Contra as Artes das Trevas e até disse que Kenneth Branagh lhe deu algumas lições sobre Noite de Reis [ISH: peça shakespeariana].
• Sobre Belatriz: Dan acha que Bella é infantil e também maligna; David disse ao olhar nos seus olhos, você sente que algo está fora de controle. Dan afirmou que se transformou num tipo de assistente pessoal de Helena Bonham Carter no set de Relíquias da Morte, porque está sempre correndo atrás dela.
• Dan e David elogiaram a qualidade do Blu-ray de Enigma do Príncipe (era a primeira vez que Dan o assistia). Ele apontou que a única concorrente de Emma em termos de beleza é a sua própria imagem no Blu-ray.
• Tom Felton começou a filmar Relíquias da Morte no fim do verão [ISH: inverno no hemisfério sul]; ele e Dan viraram bons amigos através da namorada de Tom, Jade, que é uma das melhores amigas de Dan.
• Sobre suas cenas de computação gráfica favoritas na série Harry Potter: David disse que foram os Inferi e o set da caverna no sexto filme. Dan disse que uma de suas cenas favoritas ao filmar foi a perseguição do dragão em Cálice de Fogo.
• Perguntaram a Dan se ele consideraria entrar para o Twitter, mas ele disse que não. No entanto, ele gosta da ideia de interagir com os fãs. Ele disse que exprimir um pensamento em 140 caracteres ou menos seria um desafio para ele.
• Dan e David falaram sobre os ladrilhos no orfanato de Tom Riddle, apontando o fato de que eles são parecidos com aqueles usados no Átrio do Ministério da Magia.
• Escolhendo entre Slughorn e Snape como o melhor professor de Poções, eles disseram que, como Slughorn ensinou a Snape, ele seria melhor; Dan comentou sobre a cisma de Harry com Snape, e que ele preferiria Slughorn.
• Dan observou que, apesar de Slughorn e Rony serem personagens bastante descontraídos nas telas, Jim Broadbent e Rupert Grint, respectivamente, são tímidos fora delas.
• Os dois falaram sobre Hero Fiennes, que interpretou o jovem Tom Riddle em Enigma do Príncipe e, como ele é sobrinho de Ralph Fiennes, ele era um “jovem Voldemort em treinamento.”
• Sobre os pássaros que Draco usa no Armário Sumidouro na Sala Precisa em Enigma do Príncipe, Dan disse que precisou reler o trecho algumas vezes para entender seu significado.
• Sobre o Quadribol e os vôos de vassoura, Dan disse que não importa se ele está sobrevoando Londres ou fugindo de dragões, o processo de filmagens acontece exatamente no mesmo set com fundo verde, e a dor é igual. O campo é todo feito em computação gráfica, então não existe diferença.
• Sobre as filmagens de Relíquias da Morte, Barron disse que elas terminam no fim da primavera/início do verão [ISH: outono e inverno no hemisfério sul, respectivamente], depois acontece a sincronização do áudio com o vídeo e a pós-produção. Eles vão trabalhar em cima disso por pelo menos mais um ano. Já estão fazendo planos para Leavesden após a conclusão das gravações.
• Cerveja amanteigada tem gosto de J-20 [ISH: bebida de frutas] com espuma em cima, segundo Dan. Os dois mencionam vão vender cerveja amanteigada de verdade no parque temático de Harry Potter no ano que vem (Barron disse que o gosto é muito bom).
• Dan disse que ele tem opinião ativa sobre o figurino de Harry, e que suas roupas devem “ser bonitas, mas esquecíveis”, por causa de suas origens. Com o passar dos filmes, os jovens têm sido vistos cada vez menos em suas vestes de Hogwarts.
• Dan disse que seu trabalho na peça de teatro Equus fez dele um ator mais confiante, tanto nos palcos quanto nas telas, especialmente se formos considerar como ele estava exposto em frente a milhares de pessoas ao vivo.
• Sobre um futuro como diretor, Dan disse que seria um longo caminho a percorrer, e que ainda precisaria aprender muito antes de assumir as rédeas de algum projeto.
• Quanto a usar roupas de trouxa nos filmes à medida que os personagens envelhecem, fez-se um paralelo com o fato de que alunos trouxas de 16/17 anos vão à escola com roupas normais e não mais uniformes. Além disso, isso os deixa mais adultos, de acordo com Dan.
• David Barron disse que considerou cortar a cena em que Rony precisa olhar para seu ovo frito antes da partida de Quadribol, achando que ela não funcionava. Yates já a tinha tirado uma vez, percebeu que não se encaixava, e a colocou de volta. Quanto à cena do Salão Principal, Dan afirmou que adorou as cores na cena (as vestes da Grifinória), e Luna com seu chapéu de leão. Eles elogiaram Evanna devido a seu mérito artístico e o que ela traz à sua personagem.
• Sobre o beijo de Rony e Lilá, Dan disse que perdeu todo o profissionalismo naquele dia e que ficou implicando e brincando com Rupert o dia inteiro. Ele disse que Matthew Lewis brincou com ele no set de Ordem da Fênix por causa do beijo entre Harry e Cho, então era a hora de se vingar.
• Dan lista os carros de Rupert: um Range Rover laranja-vivo; uma van de sorvete que foi recentemente consertada e que faz sorvete de verdade; ele costumava ter um míni-Cooper com desenhos à moda de Super Máquina; uma pick-up Chevrolet que nunca funciona (que ele traz ao set para se aparecer); e um aerobarco. Ele disse que Rupert não seria o tipo de pessoa que iria querer se gabar do que comprou, e só mencionaria de passagem. David também comprou óculos de visão noturna para Rupert para que ele pudesse andar no seu aerobarco no escuro.
• O Weasley favorito de Dan e David é Rony, embora gostem de todos.
• Sobre atores britânicos que queriam, mas não conseguiram colocar nos filmes, eles listam: Judi Dench, Helen Mirren, Daniel Craig, Juliet Stevenson, Ricky Gervais.
• Eles disseram que o set d’A Toca está devidamente apertado e entorntado.
• Dan disse que as cenas mais fáceis de filmar são as sequências de ação, porque ele pode se jogar de cabeça nelas. Durante a cena d’A Toca onde Harry vê o fogo e corre atrás de Belatriz, Dan afirmou que foi “descuido dos pais” e se perguntou por que os adultos não impediram Harry ou Gina de sair correndo.
• Dan e David confirmaram que os cinco atores – Dan Radcliffe, Rupert Grint, Bonnie Wright, Emma Watson, e Tom Felton – interpretarão seus personagens adultos no epílogo.
• Os dois disseram que seu vilão favorito na série é Voldemort, é claro, a encarnação do mal.
• Dan mencionou que quando descobriu que Richard Harris, o primeiro ator que interpretou Alvo Dumbledore, havia falecido, chorou copiosamente. Ele também lembrou que gostou muito de filmar as cenas com Fawkes no escritório de Dumbledore em Câmara Secreta, porque ela “falava” com ele.
• O set favorito de Dan é o Átrio do Ministério da Magia; o de David é o salão comunal da Grifinória por causa de seu aconchego e dos detalhes.
• Sobre quem seria mais irritante entre Colin Creevey e Lilá Brown, Dan e David disseram que Colin é um amor, mas Lilá é um pouco irritante.
• Sobre Harry usar a Felix Felicis, Dan disse que estava exagerando um pouco, e que Harry estava usando uma lógica diferente naquele momento.
• Dan disse que a cena do Sectumsempra era como se ele e Tom estivessem brincando de “caubóis e índios”.
• Dan disse que quebrou mais ou menos sete varinhas no set; Devon Murray umas oito; mas David Thewlis tem a incrível marca de doze.
• Dan disse que ele seria colocado na Lufa-Lufa (legais, mas ingênuos), mas que gostaria de ficar na Grifinória, uma vez que é a que conhece melhor.
• A planta favorita de David é a Madrágora; a de Dan é o Visgo do Diabo, que ele acha legal, exceto quando se está preso nela.
• David ressaltou que se Hagrid não tivesse sido excluído quando jovem, não teria feito amizade com Aragogue e, nessa sucessão de eventos, nunca teria ido ao funeral, e não teria conseguido a memória de Slughorn (portanto, nunca saberia a verdade sobre a imortalidade de Voldemort).
• Das memórias que gostaria de manter, Dan disse que escolheria ficar com os primeiros dias de escola. E também disse que de todas as coisas das quais poderia se recordar, ele já se lembra… então não precisaria guardá-las.
• Dan disse que foi ele quem contou a Gary Oldman no set de Prisioneiro de Azkaban em 2003 que Sirius morria. Dan disse que, quando Harry chorou pela morte de Dumbledore no fim de Enigma do Príncipe, Michael ficava fazendo caretas para distraí-lo.
• Sobre o porquê de Harry parecer triste o tempo todo: David disse que Harry é, na maior parte do tempo, sério e não triste, e que está cercado por alguma felicidade; Dan afirma que com tudo pelo que passou, ele tem motivos de sobra para ficar triste.
• Comparado ao mês que passou filmando a Segunda Tarefa debaixo d’água em Cálice de Fogo, Dan só ficou na mesma situação por alguns dias para as cenas da caverna em Enigma do Príncipe. Quanto ao líquido que Dumbledore bebe na caverna, é uma espécie de água leitosa (e a espuma na boca de Rupert quando Rony é envenenado é, na verdade, clara de ovo).
• Sobre aprender a chorar nas telas, Kenneth Branagh (Lockhart) disse que ele poderia usar um irritante para os olhos [ISH: à base de mentol] para fazer parecer que está chorando, ao invés de entrar no clima de verdade.
• Comparando as reações de Harry às mortes de Sirius e Dumbledore, David e Dan disseram que com Dumbledore, Harry era apenas um observador e não poderia gritar em meio à agonia, como fizera na morte de Sirius. Com a morte de Sirius, Harry estava no meio da luta, então sua reação foi bem diferente.
• Dan disse que Michael Gambon ainda não começou a filmar as cenas de Relíquias da Morte (e foi advertido por David por ter deixado a informação escapar).
• David e Dan tomaram conhecimento que a categoria de Melhor Filme dos Oscars agora terá 10 indicados, e foram perguntados se Enigma do Príncipe teria uma chance. Nenhum dos dois estava certo disso, mas também não estavam ansiosos para receber esse reconhecimento. Ficariam honrados, mas não é algo que esperariam.
• O funeral de Dumbledore NÃO estará em Relíquias da Morte, mesmo não tendo estado em Enigma do Príncipe. Os produtores David Barron e David Heyman e o roteirista Steve Kloves discutiram essa possibilidade, mas chegaram à conclusão de que o filme teria muitos finais. Segundo Barron, tinham a intenção de mantê-lo, mas sentiram que não funcionaria.
• Sobre o cabelo tingido de Tom Felton, Dan disse que precisa ser retocado “mais regularmente do que ele gostaria”. Tom acaba sendo um pouco mais reconhecido do que gostaria como resultado disso (assim como Rupert), mas ele tenta tingir o menos possível.
• Sobre lidar com a imprensa marrom e a boataria, Dan diz que tenta manter o bom humor e a cabeça fria em relação a isso, além de manter pessoas legais ao seu redor.
• Dan diz que sentirá falta dos amigos que fez nos sets e de trabalhar com a equipe na série depois do fim, e que espera trabalhar com eles depois após a conclusão de Harry Potter.