J. K. Rowling ︎◆ Livros

Autor acusa JK Rowling de profundo plágio de sua obra

William Kelly, autor do livro infantil “Travels with Li Po” escrito em 1990, publicou em seu blog uma nova acusação contra a escritora JK Rowling alegando que ela, “com ajuda de outros, plagiou a personagem, temas, estilo de escrita e conteúdos” de sua obra.Sua afirmação se baseia em uma possível troca de cartas que ele teve com a autora quando ela ainda trabalhava na Anistia internacional. Confiram a explicação:

William mandou o seu livro para a Anistia Internacional em Londres, onde Rowling estava trabalhando na época, e entrou em contato com ela através de cartas sobre o masnuscrito de ‘Travels with Li Po’ que ele tinha enviado à instituição em agosto numa tentativa de publicação. Ele escreveu abundantemente à pedido dela e explicou a sua história profundamente, de onde ela veio, o que significava e suas raízes na filosofia junguiana e na mitologia grega. Rowling, eventualmente, disse a ele que a Anistia não iria publicar o livro, mas enviou o endereço de uma pessoa em Edimburgo que poderia estar interessada.

O blog publicou também um documento apontando o que ele acredita ser semalhanças entre as obras. Dentre elas, William diz que Rowling usou em Pedra Filosofal tanto a ideia de um bruxo que não sabe que é bruxo, como o enredo baseado em uma pedra da imortalidade criado por magos (Alvo Dumbledore e Nicolau Flamel em Pedra Filosofal, e Li Po e Bartomoleu O’Malley em Travels With Li Po).

Ironicamente, as comparações são inconsistentes quando analisadas: muitas delas são absolutamente infundadas e o personagem Li Po é comparado ao mesmo tempo com Harry e Dumbledore. Do mesmo modo, o personagem Bartolomeu O’Malley é comparado tanto com Nicolas Flamel como com Hagrid.

Os representantes de Rowling ainda não se pronunciaram sobre a acusação. Nós traremos mais informações a respeito logo que elas forem sendo divulgadas.