As Relíquias da Morte

Relíquias da Morte é o melhor da década pelo Telegraph

Há alguns dias o The Times divulgou a sua lista dos 100 melhores livros da década, e Harry Potter e as Relíquias da Morte ficou com o 17º lugar. Agora o Telegarph, jornal britânico, criou uma lista em que Relíquias da Morte ocupa o 1º lugar. Na lista, o jornal comentou um pouco sobre a obra de J.K. Rowling.

Se você ainda não sabe o que é um trouxa, você é igual a Rip van Wingle [que dormiu por 20 anos] ou é um grande cabeça-dura. Este é o sétimo e último volume da série quebradora de recordes sobre Harry Potter, de Rowling, o menino bruxo mais famoso do mundo por sua cicatriz em forma de raio e por suas complicações com Lord Voldemort. Vimos Harry crescer em um estalo, de menino de cabelos desarrumados aos 11 anos para um heróico jovem adulto. Crianças cresceram com ele, achando, nas batalhas metafóricas dele, as suas próprias batalhas. Este volume sozinho vendeu 15 milhões de cópias nas primeiras 24 horas depois de sua publicação. Quer seja espetando-o no subúrbio ou o levando-o a um perigo mortal com Rony e Hermione, Rowling nunca é inferior na absorção [de idéias]. Alguns podem até desdenhar os livros, mas eles são triunfantes sagas sobre vencer o mal, que deixam para trás a nossa fome por por histórias básicas. Mais importante, ela fez com que ler um livro de 700 páginas se tornasse fácil. Este até tem uma citação de Aeschylus no seu epígrafo. É como uma base da década, uma mistura da alta e da baixa cultura que agradam todas as idades e nações.

Dreams from My Father, de Barack Obama, ficou com o 2º lugar e O Código da Vinci, de Dan Brown, ficou com o 3º lugar. A lista completa pode ser vista através deste link.