Filmes e peças ︎◆ O Enigma do Príncipe

Os 66 erros de Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe estreou a menos de um mês, mas alguns erros não passaram despercebidos a olhos atentos e prontos para julgar cada detalhe do que pensávamos ser o “gêmeo perfeito daquele que é de tinta e papel”. Sessenta e seis erros, mais especificamente.
Foi o que publicaram ontem, no site Movie Mistakes. Vejamos então alguns dos tais descuidos, que para uns podem parecer insignificantes, mas para outros não tão insignificantes para não serem notados.

Quando Harry explica para McGonagall e Snape sobre o colar, ele está sem cicatriz. Você tem de olhar com atenção, mas ela não está.

Erro quase trivial, visto que no filme anterior também podemos vislumbrar flashes do menino-que-sobreviveu sem a prova de que sobreviveu.

A professora McGonagall conta a Harry que Slughorn aceitará alunos com Excede Expectativas em seus N.I.E.M.s. Os exames que Harry fez no ano anterior são chamados N.O.M.s, enquanto N.I.E.M.s são os exames que os alunos do sétimo ano fazem.

Mais uma prova de que JK Rowling sequer deu uma olhada no script. Cabe a nós agora tentar encontrar tais descuidos com nossos próprios olhos, ou continuar a ignorá-los como a maioria tem feito até o presente momento.

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Os 66 erros de Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Movie Mistakes
07 de agosto de 2009
Tradução: Fabianne de Freitas e Juliana Poli

Depois que Draco é levado para fora por Snape e Harry começa a espiá-los, você pode ver tapetes usados para abafar os passos de Draco e Snape. Os mesmos tapetes são vistos mais cedo no filme quando Harry e Rony estão andando em um corredor depois de uma aula de Slughorn.

Na cena em que o Draco ataca o Harry no Expresso de Hogwarts, parece que eles filmaram a cena em ambas as extremidades do compartimento e depois uniram as duas cenas. Se você prestar atenção aos números dos assentos, mudam de números baixos para altos.

Quando Harry bebe a Felix Felicis, parece que ele esvazia a garrafa, mas na próxima cena parece que a garrafa está metade cheia. Eles podem ter filmado ambas as versões, pois no livro o Harry só bebe metade e guarda o resto para depois.

Quando Harry encontra a Hermione chorando na escada, com os canários conjurados voando sobre a cabeça dela, tem folhas nos degraus mais baixos e perto do pé dela, mas na cena que é filmada da parte de cima da escada a área está limpa.

Depois que Dumbledore termina de beber toda a poção na caverna, é o Harry que apanha a Horcrux da base e coloca no bolso. No entanto, quando o Harry chega perto do cadáver de Dumbledore, o mesmo medalhão aparentemente tinha caído do bolso de Dumbledore e Harry o pega novamente. Na verdade, já devia estar no bolso dele.

Na aula de Poções, quando a Hermione está na frente do caldeirão explicando que cheiros ela está sentindo, nós vemos o Neville atrás dela e um espaço largo à sua direita (esquerda do expectador). Então corta para uma filmagem ampla e depois Harry está ao lado de Neville.

No final de Ordem da Fênix, Harry está indo para casa com os amigos. Porém, no começo de Enigma do Príncipe, eles mostram o Profeta Diário no Ministério tirando fotos de Harry e Dumbledore.

Quando Harry bebe a poção, ela já tinha dado um pouco para o Rony para o Quadribol. Quando ele bebe, parece que ele bebeu metade, mas sobre um pouco depois que ele bebe. Não devi ter sobrado nada pois ele bebeu e ofereceu um pouco para o Rony.

Quando Hagrid e Slughorn estão bebendo depois do funeral do Aragogue, o copo de Slughorn é consideravelmente maior do que o do Hagrid, mas depois que o Hagrid desmaia o copo de Slughorn está do mesmo tamanho que o do Hagrid.

Quando Harry e o Prof. Dumbledore estão na caverna para apanhar a Horcrux, enquanto o Harry está puxando a corrente do barco, e também quando a câmera está submersa filmando de baixo, você pode ouvir um “beep”. Eu vi o filme três vezes em cinemas diferentes, e ainda consigo ouvir.

Quando o Harry está ajoelhado perto de Dumbledore, na base da Torre da Astronomia, a Gina se aproxima de Harry e o segura pelo seu lado esquerdo (direito do expectador). No último close-up da face do diretor, Harry é visível no fundo com um espaço a sua esquerda e Gina não está mais. O mesmo ângulo foi mostrado antes que Gina se juntasse à Harry.

Quando Harry está deitado do lado de fora da cabana no final do filme, Snape chuta a varinha dele para longe. Um pedaço de fita de néon pode ser visto brevemente embaixo da varinha quando Snape a chuta.

No dormitório, quando o apaixonado Rony está enlouquecendo por Romilda, ele está usando uma camiseta regata marrom e a estampa tem vários buracos. Quando o Harry leva o amigo para Slughorn, Rony está usando a mesma camiseta, mas agora alguns buracos desapareceram e outros mudaram de posição.

Durante a sobremesa do jantar de Slughorn, os guardanapos que estão nos pescoços de Belby e Neville mudam de posição em cenas consecutivas.

Quando Harry, Rony e Hermione estão no Três Vassouras conversando com Slughorn, o professor derrama a sua bebida em Hermione e na mesa. Ainda durante a conversa, a mesa é filmada e está seca. Pouco tempo depois, tem uma espuma na mesa, mas só perto do copo do Harry. O resto da mesa está seca.

Perto do começo, quando Slughorn mostra para Harry os retratos, as molduras mudam de posição entre as cenas amplas e de close-ups.

Na Sala Precisa, na primeira vez que Draco tira o pano do Armário Sumidouro, os itens no chão atrás dele mudam de posição entre a cena ampla e o close-up.

No final do jogo de Quadribol, quando o Rony grita, “uhuuu” com os braços levantados podemos ver sua capa voando perto do assento preto da vassoura do ator. Temos mais alguns rápidos vislumbres durante o jogo.

Depois de beber o veneno no escritório de Slughorn, Rony cai, e na cena vista de cima o topo da cabeça dele está perto da borda do tapete, mas nas cenas das laterais a cabeça dele está bem embaixo, quase um palmo longe da borda.

Depois que Luna e Harry se encontram para ir à festa do Slughorn, vemos o Draco na escada. Depois corta para o Draco indo para a Sala Precisa, e no início da cena vemos a marcação do ator atrás dele.

No Salão Principal antes do jogo de Quadribol, nas cenas com Hermione ele está sentada do outro lado de um lugar vazio que está ao lado de Rony, mas nas cenas que mostram o Rony, ela está diretamente oposto à ele. Preste atenção nos copos, pratos com ovos, etc…

Antes do jogo de Quadribol, quando o Rony entra no Salão Principal, Simas vai até ele pelo lado direito. Enquanto Rony e Simas andam pelo Salão, a câmera de move para trás, e a marca branca é visível no chão onde o Simas estava.

Quando Rony e Harry estão andando pelo corredor para a aula de Poções, o Rony diz: “… os testes de Quadribol estão chegando, eu preciso praticar”, mas a boca dele não está se movendo ou não está em sincronia com o diálogo.

A bordo do Expresso de Hogwarts, quando Draco petrifica Harry, este cai imobilizado. Assim que Draco o chuta, a cabeça de Harry está posicionada mais longe no corredor do que nas tomadas anteriores e seguintes.

No Salão Principal, do momento em que Hermione bate em Rony com um livro até o momento em que Harry (com o nariz sangrando) se junta a eles, a colher na tigela de Hermione está repetidamente virada para lados diferentes dependendo do ângulo da tomada.

Não é o que é visto que é o problema aqui e sim o que não é visto no Expresso de Hogwarts; primeiro na viagem para Hogwarts, quando Harry, Rony e Hermione estão em sua cabine conversando sobre Draco e, segundo, durante o feriado, quando Harry e Rony conversam sobre o Voto Perpétuo. Conforme a câmera pega a grande janela da cabine, vemos a paisagem do lado de fora, mas conforme o trem anda, o reflexo da paisagem deveria ser visto nas janelas do lado oposto, no corredor, mas não é. O que está refletido é a parede de cor clara da cabine abaixo da janela coberta. A câmera filmando as tomadas desse ângulo está posicionada naquela janela e para esconder a imagem da câmera e da equipe ela foi coberta.

Quando Harry explica para McConagall e Snape sobre o colar, ele está sem cicatriz. Você tem de olhar com atenção mas ela não está lá.

Quando Dumbledore e Harry se aproximam da poltrona de Slughorn, do lado esquerdo há um abajur branco sobre a prateleira, pendurado na beirada. Quando Slughorn se levanta e vai até a porta para trancá-la, o abajur está bem mais para dentro da prateleira.

Quando Dumbledore e Harry estão conversando sobre Horcruxes, o cabelo de Harry está arrumado e penteado em uma tomada. A câmera corta para uma visão de perfil e o cabelo dele agora está bagunçado.

Na partida de Quadribol, Hermione e Luna mudam de lugar instantaneamente várias vezes. Sei que as pessoas mudam de lugar durante jogos, mas não instantaneamente.

Na aula de Poções, antes de os alunos irem para seus caldeirões preparar a Poção do Morto-Vivo, na tomada à distância Hermione está do lado de Harry, mas nas tomadas anteriores e seguintes ela está na frente dele.

Durante a memória “correta” de Slughorn, refletores quadrados e azuis podem ser vistos refletidos nos olhos de ambos os atores.

Na festa de Slughorn, alguém tira uma foto de Harry e Slughorn. Antes e depois do flash, o cenário ao fundo muda completamente sem tempo suficiente para ser mudado.

No Salão principal, quando Rony (usando seu uniforme de Quadribol) pergunta a Hermione sobre o Clube do Slugue, o braço direito de Rony está sobre a mesa em sua frente em tomadas de trás, mas em tomadas de frente seu braço direito está solto do lado do seu corpo.

No final, quando Harry remove os cabelos do rosto de Dumbledore no close-up, várias mechas de cabelo continuam lá. Quando a câmera volta para Dumbledore, mechas diferentes estão sobre seu rosto.

No orfanato Trouxa, no corredor, quando a Sra. Cole diz, “Tom, você tem visita,” o cachecol de Dumbledore está torto, mas na tomada seguinte, pegando-o de frente, o cachecol está arrumado.

No funeral de Aragogue, há uma tomada à distância de Slughorn, Hagrid e Harry ao lado de Aragogue. No entanto, nesse ângulo, Aragogue não está lá. Pelo ângulo deveríamos conseguir ver o corpo.

No Três Vassouras, Slughorn está segurando uma caneca com a mão esquerda enquanto conversa com Harry, mas quando ele diz: “Bom vê-lo, Wallenby,” a caneca está de repente em sua mão direita e seu braço esquerdo solto.

Quando Harry e Dumbledore retornam da caverna da Horcrux, Dumbledore se senta com seu braço ao redor do pescoço de Harry. Quando Dumbledore pede a Harry que vá buscar Snape, seu braço desaparece de repente e não houve tempo para ele o ter removido.

No final do filme há uma tomada à distância de Hermione, Rony e Harry no topo da Torre de Astronomia. Nesta tomada, as mãos de Hermione estão em lugares diferentes comparando-se com a tomada anterior.

Quando Rony está espumando pela boca, a espuma está lá ou não está, dependendo da tomada.

Quando Dumbledore está conversando com Harry sobre as Horcruxes, o cabelo de Dumbledore está bagunçado em uma tomada, mas arrumado na seguinte.

O vidro da janela do Salão Principal, atrás da mesa dos professores, que é quebrado, muda um pouco de quando Belatriz o quebra para quando vemos o Salão vazio.

Na Toca, quando Tonks e Lupin estão na porta da frente com o Sr. e a Sra. Weasley, a cena é cortada para uma tomada externa com Harry olhando pela janela com o braço sobre o joelho à sua frente, mas na tomada interna seguinte seu braço está solto.

Na Toca, Lupin, Tonks, Harry e Gina estão em um milharal cercados por Fenrir Greyback e Belatriz Lestrange. Eles estão em um círculo, virados para fora. A câmera dá um close em Harry e você pode ver que Arthur Weasley está lá instantaneamente. Ele não Aparatou, já que não o ouvimos chegar e também não o ouvimos correndo pelo milharal.

A professora McGonagall conta a Harry que Slughorn aceitará alunos com Excede Expectativas em seus N.I.E.M.s. Os exames que Harry fez no ano anterior são chamados N.O.M.s, enquanto N.I.E.M.s são os exames que os alunos do sétimo ano fazem.

Em algumas tomadas durante o filme é muito óbvio que não há lentes nos óculos de Harry, apesar de eles terem lentes em tomadas anteriores e posteriores. Alguns exemplos são: quando Harry toma a Félix Felicis e quando Harry se ajoelha ao lado de Dumbledore ao pé da Torre de Astronomia.

Quando Slughorn está na frente de Tom Riddle, falando de sete Horcruxes, quando o professor olha para a lareira e diz, “Isto é tudo hipotético,” e quando Tom responde, “Será nosso pequeno segredo”, nesses close-ups o refletor está claramente refletido em seus olhos.

Após Harry chegar à Toca, quando ele, Hermione e Rony estão sentados conversando, Hermione muda de posição, notavelmente seu joelho está pra cima, pra baixo, pra cima, etc.

Na cena em que Draco Malfoy ataca Dumbledore, Belatriz Lestrange aparece usando um batom escuro. A câmera muda para uma visão de perfil de Draco, Belatriz o beija na nuca e ela está sem batom. A câmera vai para Dumbledore, depois retorna para Draco e Belatriz e o batom dela reapareceu.

A bordo do Expresso de Hogwarts, quando Luna encontra Harry deitado petrificado no chão e fala com ele, a maneira como ela segura a varinha e o Pasquim muda entre as tomadas.

No Salão Principal, quando Rony se senta com Harry e Hermione antes da partida de Quadribol, o jornal que Hermione está segurando vai da sua mão para debaixo do seu braço, depois volta, etc., entre as tomadas.

No Três Vassouras, quando Slughorn e Harry conversam, Slughorn segura uma caneca de prata com muita espuma, mas na tomada de Harry, antes de Slughorn derramar a bebida, a espuma desapareceu (visível na parte debaixo da tela), apenas para reaparecer quando ele derruba a bebida em Hermione. (Então o mesmo ângulo sem a espuma é mostrado novamente).

Quando Luna e Harry passam pelos portões de Hogwarts, o pergaminho e a varinha nas mãos de Flitwick diferem entre as tomadas.

Na aula de Poções, quando Slughorn remove o frasco de Félix Felicis ele se vira para a sala e segura o frasco pela parte de cima para mostrar à sala, mas na tomada seguinte, que o mostra de frente, ele segura o frasco pela sua parte mais funda.

Quando Harry está na lanchonete e coloca o jornal sobre a mesa enquanto fala com a garçonete, este fica sobre a beirada da mesa (beirada da frente e do lado) e depois não e depois de novo…

Quando os Comensais da Morte atacam Olivaras, os escombros/fogo e os corpos no chão diferem entre a tomada de cima e o close-up seguinte.

Na cena da sala de estar na casa dos Weasley, enquanto Harry, Arthur e Nymphadora estão conversando, uma tomada mostra o tênis de Harry desamarrado e então, na próxima tomada de Harry, ele está amarrado.

Quando Hermione abre o medalhão para ler o recado, a posição do medalhão e da corrente mudam em sua mão entre tomadas consecutivas.

Na toca, quando Rony se senta entre Gina e Harry, ele está segurando um prato cheio de tortas que muda na próxima tomada que pega o outro lado.

Quando Rony se senta com Harry e Hermione no Salão Principal antes do Quadribol, a tigela/colher está ou bem ao lado da mão esquerda de Hermione ou mais longe, dependendo do ângulo da câmera.

Quando Dumbledore leva Harry para conhecer Slughorn, o Profeta Diário está no chão entre os escombros que incluem um martelo, o que difere entre tomadas.

Durante a sobremesa do Clube do Slugue, enquanto Slughorn fala aos alunos os sorvetes, caldas, wafers, colheres, etc. mudam dependendo do ângulo da câmera.

Na cabana do Hagrid, quando Slughorn e Hagrid estão bebendo as canecas/garrafa na mesa mudam de posição entre tomadas.

Presa ao redor da barba de Dumbledore, há uma corrente fina de prata com bolas prateadas penduradas que muda de posição e a altura das bolas prateadas difere em tomadas consecutivas dependendo do ângulo da câmera por todo o filme. Por exemplo, quando Dumbledore e Harry visitam Slughorn.

Quando Harry e seus amigos visitam a casa dos Weasley pela segunda vez – quando os Comensais da Morte atacam – a constelação de Escorpião está visível no céu. Escorpião é uma constelação visível no verão. Não deveria estar visível no inverno. Além disso, ela provavelmente não pode ser vista em um lugar tão ao norte como a Inglaterra. (Embora eu não more lá, então não tenho certeza).

No Expresso de Hogwarts quando Lilá desenha o coração com as iniciais dela e de Rony, etc., na porta de vidro, o desenho está diferente na tomada seguinte, do corredor. ( Quando é visto ao contrário).