J. K. Rowling ︎◆ Livros

Feliz Aniversário, JK Rowling e Harry Potter!

O dia 31 de julho pode ser uma data com muitos significados ao redor do mundo, mas para os fãs da série potteriana, existe apenas um que realmente importa; foi nesse dia que, há 44 anos, nasceu uma britânica que viria contar a história do bruxo mais famoso do planeta.JK Rowling é, hoje, mais do que apenas uma escritora. Mais do que cifras intermináveis como resultado das vendas também quase infinitas de sua obra. Muito mais do que os diversos prêmios e as várias condecorações que vem recebendo ao longo dos anos; tudo isso é apenas consequência do seu grande feito.

Ela criou o Harry Potter, aquele garoto que sacrificou parte de sua vida em prol de um mundo melhor. Durante seu crescimento, ele aprendeu – e nós aprendemos com ele – o caminho do bem, o valor da amizade, o poder da persistência e a superioridade do amor.

Através dele, a Jo marcou, transformou e definiu as vidas de milhões de fãs ao redor do mundo. Ensinou-os o prazer da leitura, e lhes serviu de exemplo de generosidade. Os fãs que se encontram hoje crescidos não seriam os mesmos se não tivessem mergulhado em suas histórias.

E diante dessa data tão marcante, nós trazemos o projeto de aniversário finalizado que prometemos! Enquanto a versão completa foi enviada à casa da autora, em notícia completa vocês podem encontrar a cartinha escrita pelo Ish para a Jo, e a montagem no player abaixo:

Desejamos à Jo e ao Harry vidas longas e plenas, repletas de todas as sensações maravilhosas que sentimos ao longo dos anos ao nos aventurarmos com suas histórias. Que hoje todos os fãs possam celebrar essa data e brindar às pessoas mais importantes do mundo Potter.

Feliz aniversário, JK Rowling e Harry Potter!

JK ROWLING
Carta de aniversário à autora

Potterish.com ~ Isadora Cecatto
31 de julho de 2009

É meio estranho começar uma carta pra você. Sendo honesta, um berrador mais amigável que os comuns seria mais adequado, já que certas coisas são difíceis de transformar em palavras – e eu quase posso ver sua expressão de pena ao ouvir algo assim, mas tudo bem. É típico dos trouxas teimar em alcançar o impossível.

Escrevo em nome do site brasileiro Potterish.com, cujo esforço e dedicação ao mundo Potter recebeu seu Award de aprovação em 2006 – o que, a propósito, foi como dar meias aos elfos. É quase a taça do Tribruxo da web! Pensando em representar os fãs de Harry Potter do Brasil, nós do Ish decidimos que você merecia uma coruja especial nesse aniversário.

Dar um presente à criadora do mundo de que fazemos parte há tanto é um desafio interessante. Traduzir sentimentos como gratidão e amor é tentar concretizar algo que vai muito além de frases ou poesia qualquer: é reunir de uma só vez as sensações de tantos anos de cumplicidade com um universo de fantasia que, para muitos, chegou a ser mais real do que a própria vida fora das páginas e capas duras. Pra que escrever não seja limitado, você bem sabe, é necessária uma habilidade desigual.

Tentamos aliviar nossa barra. Para presenteá-la com algo mais admirável que um suéter ou coisa que o valha – sem desmerecer a Sra. Weasley, é claro -, contamos com a ajuda de todos os fãs brasileiros que têm o Potterish como alimento mágico diário. Eles acataram as idéias geniais de nossa equipe (numa modéstia digna dos Malfoy, aliás) e fizeram deste um presente diferente.

Como todo bom presente, o nosso começa com um pedido, na verdade um favor. Poderíamos cair de joelhos a sua frente para tornar a coisa mais convincente, mas a altura para chegar até aí desagrada um pouco – quadribol aqui é só das arquibancadas – e decidimos aproveitar o momento. Pedimos encarecidamente, Jo, que você ao menos pense no assunto nos seus sonhos. Ou quando estiver meio entediada, quem sabe? A questão é que demos ao pessoal que nos acompanha a oportunidade de pensar em perguntas inéditas destinadas a você, ou mesmo algumas que merecessem ser repetidas. Filtradas as milhares de dicas recebidas, selecionamos as melhores para enviar a você, cientes do possível Avada Kedavra em resposta (não achamos que você é uma desocupada, eu juro!).

Pretendemos, é claro, compensar o fato de termos abusado de sua boa vontade. Preparamos algumas coisinhas para você, dentre as quais está a tentativa de abraçar uma de suas causas mais admiráveis: o apoio a instituições de esclerose múltipla pelo mundo, essa triste doença da qual nos aproximamos através de sua iniciativa e que hoje nos sensibiliza independentemente de qualquer incentivo. Fizemos, no ano passado, uma campanha para recolher doações à ABEM, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, uma instituição séria que, infelizmente, não recebe a devida atenção no nosso país. Desde então, passamos a incentivar essa atitude no site. Enviamos aqui o comprovante das doações do ano que passou, para que conheça a iniciativa e veja seu retorno. Em breve, temos esperança de que um novo valor, mais significativo que o primeiro, seja entregue a eles a partir das novas doações. Embora não sejam valores determinantes de grande mudança e melhoria, temos a noção óbvia de que todo tipo de auxílio deve ser considerado precursor de possíveis grandes obras. E, por saber de sua proximidade e dedicação à causa, achamos válido e até mesmo viável pedir que analise o trabalho da ABEM, através das informações que incluiremos junto dessa carta para que você conheça a associação, com seus alcances e carências. Assim, se achar justo, pode incluí-la em suas várias maneiras de colaborar com as vítimas da esclerose do mundo todo.

Como isso continua sendo uma carta de aniversário, apesar dos milhares de pedidos que contradizem o presente, imagino que não dê para escapar dos parabéns, não é? Embora imagine que os vídeos e as histórias de fãs que estamos enviando a você falem melhor que qualquer voto de felicidade ou coisa parecida, sempre é bom relembrar a importância inigualável que você, direta ou indiretamente, teve e segue tendo na vida de cada pottermaníaco do planeta.

O fato é que o mundo inteiro, por mais que cada um a seu tempo, tomou conhecimento da sua luta, da sua história, da sua capacidade. Mais que superar dificuldades, você nos ensinou o caminho mais bonito e bem-humorado para fazer isso. Provou a todos o poder imenso da força de vontade, da superação e das asas muitas vezes machucadas dos nossos sonhos. Mesmo quando isso significou nos deixar por noites à fio debruçados sobre a janela do quarto, aos onze, esperando um envelope lacrado cair do céu, com nossos nomes no verso. Isso pode ter sido meio sacana aos olhos de alguns, mas nós, fãs de verdade, ainda gostamos um pouquinho de você, apesar disso.

Você também nos mostrou que solidariedade não precisa ser sinônimo de grandes atitudes: podemos passá-la adiante com bons exemplos e bondade, simplesmente. Subir na vida é louvável, mas a conduta assumida a partir do topo é o que prova quem realmente somos – percepção quase Dumbledoresca. Mesmo favorecida financeiramente com relação aos padrões, carrega consigo a consciência dos problemas enfrentados pelas nossas crianças e pela parcela carente do nosso mundo. E assim colabora, de tantas formas, com a melhoria de vida constante dessas pessoas.

Aprendemos com você, Jo, o que nossos próprios pais talvez jamais tenham conseguido nos mostrar: que fazer o bem e levar um sorriso à vida das pessoas, sejam elas quem forem, é tão maravilhoso para elas quanto pode ser para nós mesmos. E foi o seu mundo mágico que trouxe a cura para as nossas dores, o impulso para acabar com nossas inseguranças e a dose certa de coragem para fazermos das nossas vidas a aventura em prol do bem que elas podem ser. Com isso você alcançou, aos nossos olhos, o sentido mais amplo da palavra admiração.

Você conseguiu transformar centenas de páginas e milhões de linhas em lágrimas, risos e calafrios, dando-nos amigos verdadeiros e eternos que, para completar, cabem na nossa prateleira. E ainda crescem vários centímetros por ano, nos acompanhando. Nós, que dormíamos e sonhávamos com Hogwarts e seus encantos, hoje acordamos, crescidos e mudados, carregando a saudade de mergulhar em novas aventuras. Mas, mais do que isso, esperando ansiosamente pelo momento inevitável de levar nossos filhos aos mesmos sonhos fantásticos que tivemos o prazer de visitar no mundo de Harry Potter. Você é o nosso exemplo. Os tempos de escola de Harry, Rony, Hermione acabaram, é certo. Mas o Expresso de Hogwarts, de alguma forma, continuará partindo a cada primeiro de setembro como sempre fez, pois isso é eterno. E basta querer enxergar.

Esse é o nosso maior presente, hoje: um agradecimento eterno por nos ter dado de presente, um dia, um mundo que nos trouxe mais orgulho do que o nosso original. Obrigada, Joanne, por trazer ao nosso alcance a possibilidade de voar sem que isso precisasse ser uma mentira. O mundo bruxo é e sempre será a nossa verdade incontestável. A magia não tem fim.