O Enigma do Príncipe

Stuart Craig fala sobre efeitos e sets de EdP

Stuart Craig fala sobre efeitos e sets de EdPStuart Craig fala sobre efeitos e sets de EdP
Em uma nova entrevista, o diretor de arte Stuart Craig, presente na série Potter desde o seu início, fala ao LA Times sobre a produção do filme, além da criação dos sets para a sexta película da série. Ele comenta ainda sobre a decisão de cortar certas cenas do filme para encurtar a história.
Sobre este assunto, Craig comenta o funeral de Dumbledore:

Algumas das omissões ocorrem quando você tenta condensar o romance em um filme de duas horas. Isso acontece o tempo todo. Temos que cortar partes para o filme não ser muito longo. Estou pensando em Harry Potter 6, no exemplo do funeral de Dumbledore. Esse é o grande evento, mas, em última instância, decidimos que não podia ser feito por uma questão de tempo e comprimento de história. Na verdade, dramaticamente, não fornecer qualquer informação nova – não avançar a história ou narrativa.

A entrevista traduzida pode ser conferida na extensão!

STUART CRAIG
‘Harry Potter’ contagem regressiva:
desenhos de Stuart Craig sobre a vida

LA Times
26 de junho de 2009
Tradução: Lorena de Assis

JP: Eu estava vendo coisas que você fez, como “Gandhi” e “Dangerous Liaisons”…
Stuart Craig: Sim, você voltou bastante, não é?

JP: Um pouco. Como se relacionam as mundo fictício de Harry Potter com esses mundos e situações tão real?
SC: Eu acho que tenho feito mais ficção. “Gandhi”, foi excepcional em muitos aspectos, e acho que isso é justo dizer que é muito mais um estilo de documentário. Eu acho que sou mais de um criador teatral que … de outro tipo, se existe um outro tipo. Em outras palavras, creio que as imagens devem ser desenhadas e acho que o mundo real é muitas vezes desapontante. É a informação dos outros. E é melhor se você pode eliminar – elimino um monte de coisas, que simplifico coisas para que elas se tornem mais teatrais.

“Gandhi”, foi muito ambicioso, que é difícil simplificar ou a Índia. Sem sequer, ficou como um documentário. Isto não quer dizer que não estamos tentando desesperadamente para conceber aspectos de uma forma agradável e teatrais.

JP: Você tem algo para trabalhar como Gandhi, com referências históricas, mas como você faz com referências históricas para cenas do mundo fictício – como as cenas de memória em Harry Potter?
SC: É justamente um processo descuidado … os pontos de entrada são sempre os livros, você sabe. Ela JK Rowling descreve onde ele Dumbledore guarda as memórias em pequenos frascos de vidro – que é uma ajuda. E então desde que o estilo de Hogwarts foi estabelecido como um estilo medieval muito antiquado, e o escritório de Dumbledore é assim, eu comecei a ver através de livros de arquitetura de igrejas, arquitetura de catedrais … e explorei por esse aspecto gótico. A referência que encontrei foi de uma fonte. Portanto, os fatos.

A memória é esvaziada em uma bacia e pensamos que uma superfície altamente reflexiva de líquidos, tais como mercúrio, seria mais eficaz.

JP: Qual é na realidade a substância usada para as memórias?
SC: Foi gerado por computador, efeitos de CG, uma vez que existem tantos. Estes filmes tem sido feitos por nove anos. Quando começamos, era mais feito fisicamente – e é surpreendente quando você olhar para trás para o progresso de efeitos digitais, nos últimos nove anos.

JP: Quando você usa CG, de repente vê uma coisa e pensa “que melhor teria sido gerado por computador? Ou desenha tudo como se tivessem que fazer fisicamente?

SC: Muitas das coisas feitas possuem limitações físicas. Obviamente os atores preferem um set fisicamente real, para reagir e responder diretamente. Os efeitos CG os encoraja a ser maiores e mais ambiciosos, portanto o que nós tentamos fazer é construir um set físico – que é sempre limitado pelo soundstage – então, a extensão de GC se torna extremamente importante. A maioria dos nossos conjuntos quando começamos Harry Potter eram reais ou protótipos feitos por completo, agora, a maioria deles são construídos, em parte, com uma maior parte que é uma extensão do CG e, ocasionalmente, alguns conjuntos são completamente gerado por computador. Basta criar o solo em que os atores fiquem.

JP: Quais são as desvantagens disso?
SC: Se eu fosse um jovem designer. Provavelmente diria que não há nenhuma. Este é realmente um apaixonante mundo e o mundo se expande e amplia as possibilidades. É verdade. Em meus 67 anos tenho feito isso por um longo tempo, ainda aprecio meu lápis de madeira e os tipos de variação de textura e qualidade que me dá, e eu gosto dos antigos truques … Penso que é devido a alguma coisa relacionada à idade . Os benefícios são mais do que desvantagens.

JP: Então, o Enigma do Príncipe, que está animado para ver a reação de cenas específicas ou lugares?
SC: Bem, há sempre um novo personagem. E, no caso do Enigma do Príncipe é o professor Slughorn – o novo mestre de poções. Você sabe, Imelda Staunton esteve em Harry Potter 5, e agora Jim Broadbent em Harry Potter 6. . Então, um dos maiores desafios é o de criar o cenário e a atmosfera para este novo personagem, e Slughorn é um pouco teatral desfrutado uma vida social ativa. Como vivem na glória refletida de alguns dos seus mais famosos alunos e constantemente convidados a festas. Ele adora as festas esplêndidas… construir a sua casa, sua sala de aula, o seu novo estudio … foi o novo do novo personagem.

JP: Existe alguma coisa específica que você desejava fazer com Slughorn, mas não teve a oportunidade de fazer?
SC: Particularmente não. Esses filmes são muito populares e bem sucedidos, por isso há dinheiro suficiente para fazer as coisas bem. Há sempre restrições, e você tem que decidir onde você pode gastar mais dinheiro … Eu não acho que há qualquer coisa que não fizemos e quiséssemos fazer.

Algumas das omissões ocorrem quando você tenta condensar o romance em um filme de duas horas. Isso acontece o tempo todo. Temos que cortar partes para o filme não ser muito longo. Estou pensando em Harry Potter 6, no exemplo do funeral de Dumbledore. Esse é o grande evento, mas, em última instância, decidimos que não podia ser feito por uma questão de tempo e comprimento de história. Na verdade, dramaticamente, não fornecer qualquer informação nova – não avançar a história ou narrativa.

JP: Voltando à história de Potter, há qualquer coisa que você é forçado a cortar, mas realmente não queria? Sei que é fazer dinheiro, mas …
SC: Eu não tenho profundo arrependimento, não. Sempre é mais por razões de tempo. Certas coisas são um pouco dolorosas. Ver um filme anos depois e como você se sente envergonhado e pensa – ‘…a mesma coisa’ Mas, certamente, em termos de Harry Potter, isso não aconteceu.

JP: O set mais espetacular?

SC: Voldemort escondeu uma Horcrux … A construção desta caverna, o desenho da gruta no oceano, em um precipício de frente para o oceano. O mais espectacular nestas ilhas é o Cliffs of Moher, no leste da Irlanda.

Então, tendo encontrado a entrada, pensamos “Como deveria ser o interior? ‘Bem, estalactites e estalagmites. Sim, são formações emocionantes e interessantes, mas são familiares. Encontramos algum material sobre uma caverna no México que tem grandes cristais de quartzo. Então começamos a pesquisar cavernas de vidro … mas também descobrimos que perto de Frankfurt, na Alemanha, há uma caverna com cristais de sal, por isso fomos lá e foi realmente impressionante. Foi a caverna onde Hitler escondeu todo ouro e preciosas obras de arte tomadas de países europeus invadidos. Havia fotografias de Eisenhower após a guerra. Ir para esta gigantesca mina de sal e descobrir tudo isso. Mas, eu estou divagando.

JP: Não, não … é ótimo.
SC: O Horcrux está escondido em um buraco no meio de um lago que está dentro da caverna, e é enorme. Em seguida, vem a questão de quanto construir e fisicamente quanto gerar por computador. Nós alargamos um pouco em dois pedaços físicos – mas novamente, há uma limitação física regida pela fase em que você está. É uma enorme construção digital.
Esta e a construção de Slughorn foram os sets mais desafiadores.

JP: Mas você os considera seus favoritos? Tem um set favorito?
SC: Há 60, 70 sets em Harry Potter – é geralmente esse número. O jovem Tom Riddle, está em um orfanato, e este é um set com o qual estou satisfeito – o exterior e o interior do orfanato. Não é realmente espetacular, em qualquer sentido, mas às vezes as pequenas coisas podem ser muito bem sucedidas.