Livros

Série Harry Potter é lida secretamente por adultos

Quantos fãs atuais de Potter passaram por uma certa relutância em ler a série no início, considerando-a infantil? Engana-se quem acha que essa atitude é típica de adolescentes com medo de serem taxados e criticados pelos amigos.Muitos adultos mantêm uma leitura “clandestina” dos livros escritos por JK Rowling, conforme publicou o Daily Mirror. De acordo com o jornal, uma pesquisa conduzida pelo YouGov com 2 mil pessoas no site Lulu.com revelou que três quartos dos adultos ainda lêem ficção infantil.

O Top 20 dos livros lidos “escondidos” por eles é encabeçado por Harry Potter. Em segundo lugar vem os romances de Jilly Cooper, seguido pela trilogia “O Senhor dos Anéis” (J.R.R. Tolkien) e a série “Nárnia” (C.S. Lewis).

Além disso, um quarto dos entrevistados revelou sua indulgência secreta para com os romances clássicos do século XIX, tais quais “Mulherzinhas”, “O Morro dos Ventos Uivantes” e “Jane Eyre”. Em muitos casos, os leitores estão retornando aos romances que eles se depararam pela primeira vez quando jovens ou estudantes adolescentes.