J. K. Rowling

JKR será imortalizada e receberá Prêmio Edimburgo

Há alguns meses a nossa equipe contou a vocês que a cidade de Edimburgo estava procurando uma maneira de homenagear a autora JK Rowling por sua imensa e profunda contribuição à literatura mundial. Segundo o Scotsman, eles já chegaram a uma decisão.Jo vai receber um novo prêmio criado para honrar aqueles “cujas notáveis realizações trouxeram honra à Edimburgo”, e também será imortalizada numa espécie de “calçada da fama” em um quadrado do lado de fora da Câmara da Cidade, onde irá deixar suas impressões digitais.

Uma fonte sênior do conselho da cidade disse: “Deve ser uma ocasião fantástica. Estamos tentando assegurar que muitas outras pessoas de Edimburgo que ganharam grandes prêmios ao longo dos anos possam estar lá para que eles possam compartilhar a ocasião.

Essa será a segunda vez que alguém recebe o prêmio; o escritor Ian Rankin o recebeu pela primeira vez no ano passado.

Confiram a tradução do artigo em notícia completa!

JK ROWLING
Edimburgo conjura honra para JK

The Scotsman ~ Brian Ferguson
28 de junho de 2008
Tradução: Daniel Mählmann

JK Rowling está para ser honrada na cerimônia de premiação cívica mais prestigiada de Edimburgo desde que foi dada a “chave da cidade” ao Sean Connery, em 1991, descobriu o The Scotsman.

A criadora multimilionária de Harry Potter, que escreveu o primeiro livro em um café no centro da cidade, receberá um novo prêmio para honrar aqueles “cujas realizações notáveis trouxeram honra à Edimburgo.”

São esperadas importantes figuras literárias da Escócia no jantar de gala para a ocasião.

Uma fonte sênior do conselho da cidade disse: “Deve ser uma ocasião fantástica. Estamos tentando assegurar que muitas outras pessoas de Edimburgo que ganharam grandes prêmios ao longo dos anos possam estar lá para que eles possam compartilhar a ocasião.”

Sir Sean foi premiado com a “Chave de Edimburgo” diante de uma imenso público de 1.000 pessoas no Usher Hall, em 1991.

Espera-se que o novo prêmio impulsione as ligações de Harry Potter a Edimburgo, que já são promovidas em todo o mundo pelo VisitScotland.

Um porta-voz disse: “Os livros de Harry Potter foram iniciados e terminados em Edimburgo, e naturalmente a cidade atrai um grande interesse por parte dos fãs ao redor do mundo.”

A sra. Rowling foi uma dos vários escritores moradores de Edimburgo a frente de leilões da capital convidados a se juntar ao primeiro “World City of Literature”, que promove Edimburgo como uma cidade inspiradora para os escritores.

Ela criou o primeiro romance sobre um aluno bruxo, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em um café na rua Nicolson, enquanto lutava para terminá-lo como uma mãe solteira.

Harry Potter é agora uma marca global valendo aproximados 7 bilhões de libras. Os últimos quatro livros estabeleceram recordes como os livros vendidos mais rapidamente da história, e a série foi traduzida em 65 idiomas.

Os planos para o Edimburgh Award foram anunciados dois anos atrás pelo então presidente Lesley Hinds, quando o conselho da cidade decidiu fazer uma cerimônia anual para refletir a contribuição das importantes figuras de domínios da ciência, tecnologia, educação, artes, negócios e caridade.

Ian Rankin foi o primeiro a receber o prêmio, no ano passado.