J. K. Rowling

Rowling ganha ação contra publicação de foto do filho

Em 2004, quando David, filho de JK Rowling, tinha apenas 1 ano e meio de idade, um fotógrafo usou lentes de longo alcance para tirar uma foto, publicada no Sunday Express, que mostra a autora, seu marido e David sendo empurrado num carrinho.A intenção da revista era ilustrar um artigo sobre a aproximação da autora à maternidade e à vida familiar. Jo, no entanto, não gostando da exposição de seu filho, entrou com uma ação contra o Express Newspapers e a Big Pictures, agência que apoiou a fotografia.

A denúncia original da escritora e seu marido foi desconsiderada por um tribunal de Londres no ano passado, levando o casal a apelar contra a decisão. Ela disse tomar a ação porque queria que suas crianças crescessem “livres de intrusões desnecessárias em sua privacidade”.

Em julgamento divulgado por escrito na quarta-feira, um painel de juízes acatou a apelação. O casal se pronunciou a respeito da decisão:

Compreendemos que, com o sucesso de ‘Harry Potter’, há uma certa medida de interesse legítimo da mídia e do público pelas atividades profissionais de Jo e suas aparições públicas. Mas nós nos esforçamos para dar a nossos filhos uma vida familiar normal, longe das atenções da imprensa.

Nós estamos imensamente agradecidos à Corte por dar proteção judicial de fotografias não autorizadas às nossas crianças; essa decisão fará uma diferença imediata e importante às suas vidas.

Anthony Clarke, um dos juízes que julgou a apelação, disse que os filhos de pais famosos devem ter os mesmos direitos que os de pais “normais”.

Se o filho de pais não famosos tem o direito de não ter fotos suas publicadas na mídia, o filho de pai ou mãe famosos deve ter o mesmo direito.

Por perder o caso, a Big Pictures terá que pagar a maior parte das custas do processo, que é provável chegar a centenas de milhares de libras.

Fonte: The Press Association, BBC News e Globo Online.