Filmes e peças ︎◆ O Enigma do Príncipe

Foto de Tom como Draco e set report detalhado de EdP!

Essa segunda-feira foi bastante monótona sem nenhuma novidade… até agora! Um membro do Leaky Lounge também teve a oportunidade de visitar os sets de Harry Potter e o Enigma do Príncipe e escreveu um relato bastante detalhado desse dia inesquecível!

[A cabana de Hagrid] tinha sido queimada. Eles a filmaram queimando com a ajuda de várias câmeras (eu esqueci quantas disseram) porque eles só tinham uma chance de filmá-la queimando. Eu vi o cenário interno e externo d’A Toca; o cenário externo tinha sido queimado em um ataque de Comensal da Morte.

A loja do Sr. Olivaras havia sido destruída, todas as janelas estavam quebradas e tudo estava revirado. Todas as lojas possuiam decoração completa por dentro, no caso da câmera, acidentalmente, passar seu foco por ali. Mas a “Gemialidades Weasley” se destacava logo de cara, com sua cor laranja vivo e a porta da frente curva. Foi o lugar mais incrível. Havia caixas de kit Mata-Aula, Vomitilhas, O-Aperto-Você-Sabe-Onde, doces do chão ao teto. Havia escadas saindo do meio da loja e tinha três andares! Os detalhes eram incríveis: não existia um ponto sequer das prateleiras que não estivesse entulhado com mercadorias.

[…] Eles estavam filmando um dublê na tela verde que ocorrerá na Ponte Millennium. Eu vi a dublê de Belatriz em posição, mas eles estavam esperando por mais nuvens na hora que nós chegamos lá. Havia uma mulher com cabelo preto com uma listra branca através dela e eu fui informada que ela era a dublê de Narcisa (embora não possa confirmar isso).

Não pudemos entrar no banheiro da Murta porque estava trancado. Eles filmaram a cena do Sectumsempra lá semana passada. Me contaram que o Tom (Felton) teve que deitar em meio à sangue falso e água por horas. Ele vestiu um protótipo de peito do qual fluía sangue falso. E, a cada nova tomada, ele tinha que sair, se limpar e secar o cabelo antes de começar tudo de novo.

O texto é bem informativo e nos conta detalhes que não sabíamos que apareceriam – ou como seriam – no filme. Alertamos pela presença de spoilers para os que não gostam de saber como o filme vai ficar.

Para conferir a tradução na íntegra, clique em notícia completa! O fã também conseguiu uma foto do ator Tom Felton com o figurino e maquiagem de Draco Malfoy, que pode ser vista aqui.

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Relato de uma visita ao set

Leaky Lounge ~ tashlefay
13 de maio de 2008
Tradução: Daniel Mählmann, Thaís Urano e Eduardo Andrade
Revisão: Renata Grando

Oi,

Eu prometi que relataria quando eu tivesse a minha excursão do set de Enigma do Príncipe. Levou um tempo para organizar, mas nós conseguimos chegar lá antes que eles terminem as filmagens em algumas semanas. Eu estou um pouco arrasada porque as fotos que tiramos no Salão Principal e no Escritório de Dumbledore foram deletadas da minha câmera. Eles nos deixaram tirar algumas fotos escondidas contanto que nós não as publicássemos; elas eram para ser somente as nossas lembranças. Se alguém souber de um ótimo programa de restauração, por favor me avise, elas estavam na memória da câmera, não no cartão de memória.

Essa é uma redação completamente digressiva porque eu tentei escrever tudo antes que eu esquecesse. Eu disse a eles que eu não iria contar nada confidencial e acho que não fiz isso (eu espero que não, de qualquer forma). Espero que vocês achem isso interessante.

Nós conhecemos Dan e Tom, ambos foram realmente doces. Rupert e os gêmeos estavam por perto, mas nós não falamos com eles. Emma estava distante estudando. Eu tive uma bola de rugby jogada em mim pelos garotos que interpretam Neville Longbottom e Cormac McLaggen! Eu disse que minha mancha roxa seria um souvenir.

Há mini-ônibus em pontos do set pelo estúdio, você simplesmente pula em um e eles te levam para onde você quiser. O estúdio é enorme, nós devemos ter andado por milhas e meus pés estão me matando – apesar de ter valido a pena! Também há carros de golf alinhados em fileiras para o elenco e as equipes, e caixas de guarda-chuva que tem um aviso “apenas para o uso do elenco”. Todos os outros tem que ficar bem molhados! Ao dirigir por lá em um dos mini-ônibus, nós vimos os dois Nôitibus, apenas um é dirigível. Havia todas as peças do cemitério de Riddle empilhadas e trilhas de trem através da grama, onde o Expresso de Hogwarts tinha sido filmado. Geralmente ele é filmado em outro lugar, mas foi desmontado e reunido lá nas trilhas feitas por Railtrack (ou algo assim). Há umas áreas grandes de grama perto da cantina e eles nos disseram que o elenco e a equipe jogam golf e futebol por lá em seu tempo livre.

Nos mostraram os portões de Hogwarts; eles estão em uma pequena moita de árvores com os topos cortados e tem uma tela azul em cada lado (azul ao invés de verde por causa das árvores e da grama). As pontas do portão são feitas de borracha por razões de saúde e segurança!Há grifos enormes esculpidos no alto das colunas do portão. Eles disseram que o CGI será adicionando mais tarde com castelo de Hogwarts de um lado e as árvores serão repetidas para fazer a Floresta Proibida.

Era um passeio curto de ônibus até a cabana de Hagrid, ela tinha sido queimada, até vimos a plantação de abóbora de Hagrid embora não houvesse nenhuma abóbora. Eles a filmaram queimando com a ajuda de várias câmeras (eu esqueci quantas eles disseram) porque eles só tinham uma chance de filmá-la queimando. Vários dos cenários ao ar livre têm redes camufladas ao seu redor. Isso é porque os vizinhos se queixaram que a luz estava refletindo-os e eles eram feios.

Eu vi o cenário interno e externo d’A Toca; o cenário externo tinha sido queimado em um ataque de Comensal da Morte. O interior d’A Toca é maravilhoso, a atenção aos detalhes. Eu subi as escadas até o quarto de Rony, os quartos não estão lá, mas os corredores têm portas saindo deles com retratos e ornamentos. Uma das portas tem um retrato de um cogumelo. No andar de baixo havia dois relógios, um com os nomes de toda a família nele e tesouras para mãos, o outro era menor com uma lista de trabalhos a fazer.

Havia até cartões postais para Rony na estante de livros, erros bobos (ou apenas cartas como os aviões de papel), um jornal bruxo em uma mesa de café e uma pintura infantil de criaturas mágicas emoldurada nas paredes. O cara que nos mostrava tudo disse que esse foi o set mais difícil de construir porque nada era reto ou de tamanho normal.

Nós entramos no Salão Principal, ele era realmente enorme. Ainda há fios pendendo do teto para as velas do primeiro filme e eles os usam como pontos de referência. As mesas são de carvalho e se sentam centenas em grupos de dez. Todas as paredes laterais têm portas falsas para permitir a entrada e saída do grande elenco. Nós tiramos nossas fotos (soluço) parados no balcão em frente à mesa dos professores.

As mesas foram colocadas com cereal (Sopros de Diabrete e outro era uma brincadeira com Cheerios) e pratos e taças de ouro. As janelas são feitas do vidro do açúcar e aparentemente levam uma semana para limpar. Havia uma conversa sobre explodí-las nesse filme, mas eles mudaram de idéia. Eles não usam mais nenhuma comida de verdade a menos que um membro do elenco tenha que ser visto comendo; até mesmo a manteiga colocada na mesa era falsa.

A sala comunal da Grifinória era bem pequena. O set é o mesmo dos filmes anteriores. Logo que entramos há um conjunto de ganchos à direita com casacos da casa, mochilas e a gravata de alguém pendurada. As molduras na parede são preenchidas com tela verde e toda a mobília foi adquirida em leilões. Normalmente, eles alugam a mobília para filmagens, mas como estas seriam usadas por tantos anos, eles acabaram comprando. Todas as cadeiras são velhas e meio gastas! Havia uma pequena área para sentar à esquerda, na alcova de uma janela e a lareira na qual Harry conversou com Sirius, à direita. Seguindo reto, há as escadas que levam ao dormitório masculino. Elas espiralavam para a esquerda, mas depois de alguns degraus para a direita, não davam em lugar nenhum. No topo da escada, havia um pequeno hall de onde você podia ter uma visão de cima da sala comunal, a partir de um pequeno balcão. No quarto, todas as camas foram cortadas pela metade e depois reconstruídas em um tamanho maior ao longo dos filmes, uma vez que o elenco ficou alto demais para caber nelas! As cortinas de cada cama são feitas de veludo e estampadas com estrelas. Além disso, cada cama possui um numeral romano gravado em dourado em seu topo, que corresponde ao número pintado nas mesinhas de cabeceira. Um toque legal. Cada mesinha possui suas próprias tralhas em cima, assim como o malão de cada dono, está logo abaixo da cama. Menos o de Harry, que está n’A Toca. A cama de Dino estava coberta com uma colcha do West Ham United.

Nós caminhamos pelo Beco Diagonal. A loja do Sr. Olivaras havia sido destruída, todas as janelas estavam quebradas e tudo estava revirado. Todas as lojas possuiam decoração completa por dentro, no caso da câmera, acidentalmente, passar seu foco por ali. A “Artigos de Quadribol” exibia um equipamento completo em sua vitrine, uniformes em manequins e cabides cheios de roupa em seu interior. A sorveteria de Fortescue, por sua vez, tinha sorvete falso por todos os lados, em prateleiras. A Floreios e Borrões tinha centenas de livros não só empilhados pelo caminho, como em estantes. Os livros grossos nas vitrines são, na verdade, listas telefônicas encapadas!

Mas a “Gemialidades Weasley” se destacava logo de cara, com sua cor laranja vivo e a porta da frente curva. Foi o lugar mais incrível, era como se todo sonho que você teve quando criança se tornasse real. Havia caixas de kit Mata-Aula, Vomitilhas, O-Aperto-Você-Sabe-Onde, doces do chão ao teto. Havia escadas saindo do meio da loja e tinha três andares! Os detalhes eram incríveis: não existia um ponto sequer das prateleiras que não estivesse entulhado com mercadorias. Era, realmente, de tirar o fôlego. No fim de nosso tour, assistimos à gravação de uma cena. Quando vocês virem a cena em que Fred e Jorge estão conversando com Rony na escadas e ele pergunta o preço de um ítem e recebe a resposta “5 galeões”, Rony diz: “Mas eu sou seu irmão!” e eles dizem “10 Galeões”; bem, saibam que eu estou ali, atrás das escadas (fora de vista), perto da porta! Foram necessárias oito tomadas para gravar estes poucos segundos, mas eu ouvi que eles gravam apenas dois minutos de filme por dia!

Rupert, Dan e Emma possuem cadeiras mais altas que a de todo mundo! Porém, todos possuem cadeiras com seus nomes escritos. Elas são alinhadas de acordo com o elenco que está filmando naquele dia. Cada pessoa do elenco possui um substituto para o teste de luz e esse tipo de coisa, evitando que os atores fiquem parados, esperando. Eles são assustadoramente parecidos com o elenco real e alguns até me confundiram, principalmente o do Draco.

Havia também um outro pedaço solto do set por aí. Partes do chão negro do Ministério da Magia e uma cama e guarda-roupa que seriam usados para o quarto de orfanato no qual Tom Riddle dormia. Há também um outro set do orfanato, mas este é usado como o local em que a conversa com Dumbledore aconteceu. Era bem pequeno com um guarda-roupa de apenas uma porta e uma cama de metal com cobertores cinzentos, típica de estabelecimentos públicos.

Nós visitamos a Travessa do Tranco, mas as luzes estavam apagadas, então foi tudo por iluminação de tochas! Vimos a Borgin e Burkes, o balcão ficava no centro, as paredes eram de madeira escura e seu teto era diagonal. Havia muitos crânios e objetos assustadores – ainda mais assustadores considerando a falta de iluminação. Pelas paredes do beco, posteres de “PROCURA-SE” com fotos de Belatriz e dos Carrows.

Fomos levados ao tanque onde todas as cenas debaixo d’água são gravadas. Fomos até o andar debaixo e nos deparamos com uma enorme janela que dava para o tanque. Ele é o mais profundo da Europa e o cheiro de cloro irritou meus olhos. A água tinha uma temperatura agradável e havia torres de andaime lá dentro. Logo ao lado, roupas de mergulho e aparatos para respiração. As cenas na caverna, com Dumbledore e Harry foram gravadas ali.

Não pudemos entrar no banheiro da Murta porque estava trancado. Eles filmaram a cena do Sectumsempra lá semana passada. Me contaram que o Tom (Felton) teve que deitar em meio à sangue falso e água por horas. Ele vestiu um protótipo de peito do qual fluía sangue falso. E, a cada nova tomada, ele tinha que sair, se limpar e secar o cabelo antes de começar tudo de novo. Vi algumas figuras por aí da cena e elas mostram um Tom morto, em uma piscina de sangue, bastante assustador para mostrar aos amigos dele!

O pátio de Hogwarts é usado como área de descanso para o elenco quando não há filmagens. Existem pilhas de cadeiras de plástico que parecem muito deslocadas. Nós andamos bem em volta do pátio. De uma certa distância as pinturas de fundo do lago são bem realistas. Em uma ponta está uma enorme armadura que costumava levar às escadas do escritório de Dumbledore. A pedra no chão do pátio é real mas ao redor das entradas e das bordas não é e ela chacoalha um pouco! Tem até musgo nos cantos de alguns pilares que os cenógrafos colocaram pintando. As paredes são feitas de um material oco e fazem eco quando você bate nelas.

Demos uma rápida espiada na sala de poções. Não permitiram nossa entrada já que eles ainda iriam filmar lá então nós só olhamos da porta. Era um cenário um tanto grande com mesas no meio e garrafas alinhadas nas paredes. Havia um número de pequenos caldeirões em cada mesa etiquetados com os nomes para onde cada ator fosse ficar. As paredes tinham estampas folheadas com ouro verdadeiro com runas (eu acho) gravadas no meio.

O escritório de Dumbledore teve a maioria dos ornamentos removidos, mas a cadeira e a mesa estavam lá. Eu tirei uma foto minha na cadeira dele segurando a pena dele, mas, oras, ela agora está perdida. Eles nos contaram que o telescópio gigante foi colocado lá dentro removendo um lado da parede. A penseira estava num gabinete de vidro em uma parede e tinha um mostruário de seis pés de altura ao lado com centenas de potinhos de vidro, cada um com uma memória. Cada um estava etiquetado individualmente com muita coisa sem sentido, mas eu percebi o nome “Riddle” escrito em um – detalhes incríveis mais uma vez.

Também nos mostraram o departamento de efeitos especiais. Bicuço estava lá; aparentemente cada pena foi cortada a mão e é tudo costurado junto e depois unido com velcro. Eles nos contaram que ele exigiu uma equipe de quinze membros pra fazer. Haviam manequins de Cátia Bell de quando ela é enfeitiçada, uma em tamanho real e outra menor para quando Hagrid a segura. Ela estava usando cachecol e casaco vermelhos. O cabelo na cabeça era real e a garota com quem eu estava conhecia a atriz e estava um tanto chocada porque parecia tão real deitada ali. O bebê Voldemort estava sentado em uma estante com Dobby. Havia um festival de aranhas gigantes e o lugar inteiro fedia a resina! Havia tanto para ver, as mãos e pés de Hagrid, todas as caras de prótese dos duendes e modelos que são usados para que os atores tenham com o quê atuar quando o CGI será acrescentado mais tarde. Eles estão quase empacotando tudo porque esse departamente já acabou as filmagens.

Nós também fomos levados para a área de animas pelo treinador. Eles tinham dois macacos lá. Nós vimos os dois gatos que interpretam Bichento e outros gatos que são extras! Existem três corujas de cada em caso de doenças. Nós vimos Edwiges, é um menino e ele está bem velho agora, perdendo penas em uma asa e eles vão aposentá-lo depois desse filme. Eu segurei Píchi; ele é pequeninho e muito doce. A coruja de Sirius estava tingida para deixá-la bem escura e eles guardam todas as penas caídas das corujas porque eles podem substituir uma pena quebrada com as sobressalentes. Eles têm uma coruja lá que custou 1500 libras e só foi usada em tomadas de fundo. Eles tinham dois gatos sem pêlos, eles eram um tanto esquisitos, e alguns gatos que pareciam tigres, eles eram americanos, eu esqueci a raça. Nós não vimos canino, mas aparentemente ele é completamente enorme (claro).

O departamento de figurino era muito interessante; eu percorri minhas mãos pela capa da invisibilidade. Havia algumas e uma tem o veludo do lado de fora que nós vemos nos filmes e a outra tem uma tela verde costurada nela. Vi o figurino vermelho de Cátia Bell, de Belatriz, de Snape e bom, basicamente o de todos. O guarda-roupa de Luna era apropriadamente eclético. Havia muitas capas pretas e uniformes de Quadribol e fotos do elenco em seus trajes com listas de suas medidas suspensas no corrimões. Todos eles tem ao menos 3 de cada ítem de roupa no caso de uma ser danificada. A roupa dos dublês é exatamente a mesma que do elenco, mas em maior tamanho para que as almofadas protetoras possam caber por baixo. O ator de Neville é, na verdade, bem magro e veste acolchoamento para criar volume.

Eles estavam filmando um dublê na tela verde que ocorrerá na Ponte Millennium. Eu vi a dublê de Belatriz em posição, mas eles estavam esperando por mais nuvens na hora que nós chegamos lá e todos tinham parado para sorvete! Havia uma mulher com cabelo preto com uma listra branca através dela e eu fui informada que ela era o dublê de Narcisa (embora não possa confirmar isso).

Era um dia bonito e a maioria do elenco que não estava filmando estava apreciando o sol. Luna estava tendo seu cabelo arrumado e outras pessoas estavam sentadas por perto ou jogando esportes. Nos contaram que não é sempre assim e algumas vezes pode ser estressante (Ha!). Todos lá foram tão agradáveis e tiveram um momento para dizer oi ou nos contar tudo sobre sua área de especialidade. Foi um dia realmente maravilhoso.