As Relíquias da Morte ︎◆ Filmes e peças

Confirmado: RdM em duas partes e David Yates como diretor!

Confirmado: RdM em duas partes e David Yates como diretor!Confirmado: RdM em duas partes e David Yates como diretor!

Finalmente saiu a confirmação que todos esperavam! De acordo com o L.A. Times, o último filme da franquia será dividido em duas partes: “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”!
Além disso, o produtor David Heyman confirmou que o diretor David Yates vai voltar para dirigir as duas partes do filme, assim com o roteirista Steve Kloves.

A primeira parte do filme está prevista para chegar aos cinemas em novembro de 2010, e a segunda em maio de 2011, mas ambas serão filmadas ao mesmo tempo.

Discussão: Você pode discutir essa notícia em nosso Fórum clicando aqui ou pela comunidade Harry Potter Brasil no Orkut acessando aqui.

Enquete: Você pode votar em nossa nova enquete sobre a divisão de RdM.

Atualizado: A tradução do artigo já pode ser conferida na íntegra em notícia completa!

A pergunta vai ser, onde você o quebra? E como você faz não apenas um, mas dois filmes distintos e separados? Você deve quebrá-lo com um momento de suspense ou com um de solução? Estes são os desafios interessantes. Mas cada livro apresentou estes desafios”, explicou Heyman.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE
Último livro “Harry Potter” vai gerar dois filmes

Los Angeles Times ~ Geoff Boucher
12 de março de 2008
Tradução: Daniel Mählmann e Virág Venekey
Revisão: Renata Grando

WATFORD, Inglaterra — É oficial: Oito será o número mágico para a franquia de filmes “Harry Potter”.

Depois de meses de rumores, a Warner Bros. e os produtores dos filmes imensamente bem sucedidos vão anunciar nessa quinta-feira que eles planejam dividir “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, o sétimo e último livro Potter de J. K. Rowling, em duas grandes produções cinematográficas – uma para ser lançada em novembro de 2010 e a segunda em maio de 2011.

Os filmes serão entitulados, simplesmente, “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”, de acordo com o produtor David Heyman. O diretor David Yates, que retornou para o seu segundo turno de responsabilidade Potter com “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e é extremamente popular com o elenco, vai dirigir ambos os filmes “Relíquias da Morte”, que vão ser filmados ao mesmo tempo. O roteirista Steve Kloves também retorna e, pela conclusão da franquia, terá escrito sete dos oito filmes.

Um leitor devoto de “Potter” que está especialmente feliz em ouvir essas notícias é Daniel Radcliffe, o ator de 18 anos que interpreta o personagem-título no épico bruxo.

Alguns cínicos vão ver a jogada como uma simples multiplicação da bilheteria, mas Radcliffe contou ao The Times que a divisão é puramente em serviço da história.

“Eu acho que é a única maneira que você pode fazê-lo sem cortar uma grande porção do livro”, disse Radcliffe recentemente durante uma pausa no set de “Enigma do Príncipe”, o sexto filme Potter, que está previsto nos cinemas em 21 de novembro. “Houve muitas sub-tramas paralelas nos outros livros que os fizeram fáceis de cortar — embora esses cortes ainda tenham horrorizado alguns fãs — mas o sétimo livro não tem realmente nenhuma subtrama. É uma história direta, desde a palavra já.”

“Eu acho que é a única forma de fazer sem cortar uma considerável parte do livro”, disse recentemente Radcliffe durante uma pausa no set de “Enigma do Príncipe”, o sexto filme, que chegará aos cinemas em 21 de novembro. “Nos outros livros existiam sub-tramas divididas que os tornaram mais fáceis de cortar – embora esses cortes ainda tenham horrorizado alguns fãs – mas o sétimo livro realmente não tem nenhuma sub-trama”. É uma história de direção única, movendo desde o início.”

O produtor David Heyman afirmou que a decisão foi tomada com muita ansiedade e apenas após hesitações consideráveis. O produtor brincou que “enquanto minha esposa e a Warner Brothers ficaram satisfeitas” em ouvir que a magia dos filmes Potter vai continuar na próxima década, ele próprio afligia-se que os observadores cínicos iriam ver esta decisão como um passo puramente mercenário.

“Eu juro para vocês que a decisão nasceu por razões puramente criativas”, disse Heyman durante uma entrevista numa fábrica de aviões cheia fora de Londres, que tem sido a sede para tudo das produções “Potter”. Diferente dos outros livros, você não pode remover elementos desse livro. Você pode retirar cenas de Rony jogando quadribol do quinto livro, e você pode remover Hermione e o F.A.L.E. (Fundo de apoio à Liberação dos Elfos) e outras sub-tramas… Mas com o sétimo isso não pode ser feito”.

Heyman disse que chegou para Rowling com certo temor sobre a estratégia, mas achou que ela concordou com a lógica de tudo bastante rápido. “Eu fui até Jo e ela foi legal sobre isso”, afirmou Heyman, “e isso foi um grande alívio”.

Rowling também tem sido uma visita mais freqüente no set do sexto filme do que às instalações anteriores. Uma grande razão disso é que ela não está mais ocupada tentando terminar o “próximo” livro Potter; ela saiu do seu personagem escrito em julho de 2007 quando o climático “Relíquias da Morte” chegou às lojas e continuou a fazer história da série, vendendo 11 milhões de cópias durante as primeiras 24 horas nas prateleiras.

As filmagens de “Enigma do Príncipe” começaram em setembro e Radcliffe disse que “tem sido fantástico”. Ele acrescentou: “Eu acho, também, que é o filme mais engraçado até agora”.

Os filmes “Potter” arrecadaram 4,5 bilhões de dólares de bilheteria no mundo todo. Heyman contou que, agora que o time “Potter” sabe que podem dividir “Relíquias da Morte” na metade, o próximo desafio será desvendar a divisão.

Heyman explica: “A pergunta vai ser: onde você o quebra? E como você faz não apenas um, mas dois filmes distintos e separados? Você deve quebrá-lo com um momento de suspense ou com um de solução? Estes são os desafios interessantes. Mas cada livro apresentou estes desafios”.

O representante do Warner Bros, Alan Horn, e o presidente do grupo Warner Bros. Pictures, Jeff Robinov, são esperados para discutir os novos planos para “Potter” na próxima quinta, durante uma apresentação no ShoWest, a convenção de produtores de filmes em Las Vegas.