A Ordem da Fênix ︎◆ Filmes e peças ︎◆ J. K. Rowling

Explicações sobre o processo

Explicações sobre o processoExplicações sobre o processo

Hoje foi um dia atribulado. Depois de atualizar seu site para dizer que não apoia qualquer livro ou autor que tente usar um direito que é só seu – o de publicar fatos sobre o mundo de Harry Potter visando qualquer tipo de lucro, J.K. fez hoje uma declaração um pouco mais detalhada sobre o caso.
Ela se referia a “HP Lexicon”, escrito por Steven VanderArk, webmaster do site de mesmo nome, e que seria posto a venda no dia 28 de novembro. Segundo as informações que apuramos, o que aconteceu foi:

O agende de Jo, Christopher Little, pediu à editora RDR para revisar o livro antes de sua publicação, visando evitar que o volume de alguma forma prejudicasse qualquer dos envolvidos.

Eles não podem dizer se ele teria se sobreposto ao livro que J. K. Rowling pretende escrever porque não viram o livro, que é justamente a razão pela qual eles queriam revisá-lo. (TLC, sobre Little)

Steven Vander Ark contatou a Warner Bros alegando que uma linha de tempo que aparece nos extras de três dos filmes lançados em DVD é de autoria de seu site e que gostaria de ter os créditos por seu trabalho.

Duas horas depois, Warner Bros e J. K. Rowling entraram com uma ação conjunta contra a editora RDR, alegando que o livro usaria material de autoria dela e que foram ameaçados de processo por usar material registrado pelo Sr. Vander Ark, ou seja, a linha do tempo, que se refere ao mundo criado pela autora.

A ação contra The Harry Potter Lexicon começou logo após nós contatarmos a Warner Bros. pedindo uma compensação justa pelo uso não autorizado de material registrado pelo Sr. Vander Ark em milhões de DVDs. (Site da RDR)

Para ler as declarações de Jo e da editora traduzidas, clique em notícia completa.

Thanks, editora RDR, Jo e TLC.

J.K. ROWLING
Livros Associados

JKRowling.com
01 de novembro de 2007
Tradução: Patricia Abreu

Como já é de conhecimento geral agora, uma queixa foi feita em nome da Warner Bros e no meu contra os editores de um suposto dicionário, escrito por Steven VanderArk. Essa decisão foi feita, de minha parte, com imensa tristeza e desapontamento, e apenas porque apelos diretos por uma solução racional falharam. Eu nunca sonhei, sob a luz de nossa relação anteriormente boa – inclusive dar à Lexicon um Fansite Award – que uma situação assim aconteceria.

Pelo que eu sei, o suposto livro não é uma crítica ou uma revisão do mundo de Harry Potter, o que seria inteiramente legítimo – nem eu nem ninguém ligado a Harry Potter tentou impedir tais trabalhos de serem publicados. Ele é, como acreditamos, uma versão impressa do site, exceto que agora as informações que eram livres para todos se transformarão numa transação comercial.

Não é razoável, ou legal, que qualquer um – fã ou o contrário – pegue o trabalho árduo de um de um autor, reorganize suas personagens e tramas, e os venda para seu próprio ganho comercial. Não importa o quanto um indivíduo diga amar o trabalho de outro, ele não se torna seu para vendê-lo.

Explicações sobre o processo

HARRY POTTER
Por que a Warner Brothers que impedir você de ler a Harry Potter Lexicon de Steve Vander Ark?

RDR Books
01 de novembro de 2007
Tradução: Patricia Abreu

J.K. Rowling e Warner Bros. nos informaram de que tinham entrado com uma ação na Corte Federal dos E.U.A. para impedir a publicação do nosso futuro livro de referência, The Harry Potter Lexicon.

O Lexicon é escrito por um dos líderes acadêmico-literatos do mundo na série Potter, Steve Vander Ark. Ele atende regularmente conferências acadêmicas grandes com Potter na América, no Canadá e na Bretanha. Seu site de mesmo nome atrai mais de 25 milhões de pessoas por ano, inclusive a Sra. Rowling, seus editores, os diretores de seus filmes, seus agentes e leitores em todo o mundo. Vander Ark, um bibliotecário, dirige um time voluntário de professores, bibliotecários importantes e outros especialistas, que foram muito elogiados por sua sabedoria e dedicação à série.

Um dos maiores elogios foi feito pelo queixoso principal na ação, a Warner Bros., que pegou a linha de tempo registrada pelo Sr. Vander Ark de Harry Potter e incluído sem permissão junto com os Extras de três DVD’s de Harry Potter e pretende usar no DVD que ainda será lançado de Harry Potter e a Ordem da Fênix. O Sr. Vander Ark também é entrevistado nos extras do DVD que ainda será lançado, Harry Potter e a Ordem da Fênix.

O que J.K. Rowling, que deu ao Lexicon o seu próprio “Fan Site Award”, pensa sobre The Harry Potter Lexicon? Se você entrar em seu site, você vai descobrir que…

É um site tão bom que eu já sou conhecida por entrar em cyber cafés enquanto estou escrevendo e checar um fato ao invés de entrar em uma livraria e comprar uma cópia de Harry Potter (o que é embaraçoso). Um site para os perigosamente obsessivos; minha casa natural.